TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO NO PANORAMA DA INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL

Exames: NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO NO PANORAMA DA INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  585 Visualizações

Objetivos do texto e dos estudos da disciplina

 objetivo do texto:

 estudo da sociedade em rede no Brasil e na Espanha

o Inicialmente era um projeto acadêmico, caminhou para estágio pós-doutoral e transformou-se em estudos como suporte às atividades de pesquisa, extensão e as desenvolvidas no Mestrado em Comunicação e Sociedade, da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora.

o Ênfase: relação entre os meios de comunicação na contemporaneidade e a sociabilidade digital.

o Tema da pesquisa: relação entre as TICs1 e as mudanças sociais advindas de seu crescimento.

o Abordagem: estudos de caso já desenvolvidos (nas comunidades da Catalunha) e atualmente (em Juiz de Fora, nos telecentros)

o Justificativa: estratégia para acompanhar as experiências, especialmente de apropriação das TICs por segmentos populacionais que usualmente não têm acesso à internet em casa; além de permitir a intensa reflexão sobre as políticas públicas relativas à área.

o Ponto de partida: a apropriação das informações (na internet e demais mídias) acontece diferentemente em cada comunidade, devido: a) às políticas de informação e comunicação (local, regional, nacional) e sua administração; e, b) as várias realidades dos usuários (culturas próprias, suas relações com os elementos do entorno, características socioculturais).

o Problema de pesquisa: verificar de que maneira se dá a apropriação das novas TICs, disponibilizadas principalmente através da internet, por segmentos da população, centrando-se: A) etapa 1: nos usuários de telecentros de Barcelona e cidades vizinhas. B) etapa 2: telecentros na periferia de cidades de porte médio e centros regionais brasileiros.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com