TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial, Tecnologias De Gestão E Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Artigos Científicos: Direito Empresarial, Tecnologias De Gestão E Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  2.981 Palavras (12 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

Técnicas de Recrutamento e Seleção

RA

RA

RA

RA

RA

Disciplina: Técnicas de Recrutamento e Seleção

Professor:

FACNET- Taguatinga/DF– Semestre/

DESAFIO DE TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Conceito de Recrutamento e Seleção:

Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos eu visa atrair candidatos qualificados e competentes para ocuparem cargos dentro da organização.

Seleção é o processo de escolha de candidatos entre aqueles recrutados.

Conceito de Mercado de trabalho:

“O mercado de trabalho pode ser definido como a área onde os diversos grupos ocupacionais encontram emprego, mudam de empregador ou onde encontram salários relativamente uniformes”, no entanto o mercado de trabalho deve ser composto pela a demanda de mão de obra e pela a oferta dos colaboradores

Conceito de Mercado de Recursos Humanos:

A atividade de gestão de recursos humanos deve ser vista com vários microssistemas que se integram: Planejamento, Avaliação, Carreira, Participação, Apoio e Controle.

Conceito de Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal:

Planejamento:

O planejamento estratégico de RH dentro da organização é tático, no entanto é o processo de decisão quanto aos recursos humanos necessários para se atingir os objetivos organizacionais dentro de um determinado período de tempo.

Recrutamento:

É o meio de encontrar e atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes para ocupar as posições na organização. Segundo Chiavenato que, “para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção”. A organização para preencher uma posição em aberto, deve analisar qual a fonte mais adequada de recrutamento, interno ou externo.

Seleção de Pessoal:

É um processo que se inicia geralmente por uma triagem entre os candidatos recrutados. Esta etapa normalmente é realizada por uma entrevista rápida e/ou análises de currículo ou ficha de inscrição do candidato. A triagem tem como finalidade verificar, em termos gerais, se o candidato possui os requisitos exigidos pelo cargo e se as condições oferecidas pele empresa poderão satisfazê-lo. Na segunda fase, são aplicados os testes de conhecimento exigidos pelo cargo e/ou psicológicos, o qual nem toda empresa realiza.

Atração e Seleção de Pessoas:

Trata-se de um processo contínuo com várias ações integradas, como ambiente favorável a idéias e sugestões, metas desafiadoras, oportunidade de aprendizado, avaliação de desempenho, feedback e remuneração atraente.

Como anda o mercado de trabalho:

O mundo está acelerado com isso vieram às mudanças no mercado de trabalho.

As expectativas em relação ao empregado são cada vez maiores, hoje em dia só a faculdade não garante o emprego, é importante ter experiências, falar mais de um idioma, talvez curso profissionalizante e tiver um vasto conhecimento em computação. Às vezes as empresas não encontram um profissional com o perfil desejado para o cargo, por causa da necessidade treinarão seus funcionários para atingir o objetivo.

Mercado de Recursos Humanos:

Refere-se ao conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos, habilitadas, isto é, que possuem conhecimentos e capacidade necessária ao cargo. O mercado de trabalho e o mercado de RH se entrelaçam, de forma que apresentem vagas e candidatos disponíveis para o recrutamento e seleção de pessoal. Os mecanismos de oferta e procura desses mercados traz conseqüências para os candidatos e organizações que nelas atuam, pois as organizações por fazerem parte de um sistema aberto, caracterizam-se pele rotatividade de pessoal. O absenteísmo, ou seja, a ausência física do emprego que pode se der por vários motivos (afastamento, licença maternidade, acidente de trabalho, falta por motivos particulares, etc., ou então pelo não comprometimento do empregado para com o seu trabalho e conseqüentemente para com a empresa.

A importância da contração do profissional para implantação do setor de “Recrutamento e Seleção”:

É importante a contração de um profissional para a implantação do setor de recrutamento e seleção, que é o setor que verifica o processo dentro da organização, pois recebem dos dirigentes da organização as vagas disponíveis, a partir daí dará inicio ao procedimento que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar os cargos disponibilizados pela empresa. Ao administrar bem o processo, traz benefícios para os candidatos e empresa.

Nome da Empresa: Vitoria Ltda

Título do cargo: Operador de caixa

Sumário do cargo: Responsável pelas cobranças dos valores das compras. Se for cheque chamar o gerente ou proprietário.

Relações: Reporta-se ao proprietário e/ou gerente.

Supervisiona: Responsável por um ótimo atendimento aos clientes.

Escolaridade: Ensino médio incompleto.

Experiência profissional: Não exigem promoção dos funcionários.

Requisitos básicos: Atenção, habilidade e honestidade.

Iniciativa: Boa comunicação e interesse crescer junto com a empresa.

Responsabilidades:

Prestar um bom atendimento aos clientes, demonstrar interesse em ajudá-lo.

Cobrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com