TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nascimentos e tipos de tidae de tripanosoma

Tese: Nascimentos e tipos de tidae de tripanosoma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Tese  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

trypanosoma cruzi.

Os T.Cruzi são varias espécies de protozoários flagelados que parasitam o homem.

entre eles o cinetoplasto se destaca por apresentar celulas habituais e organelas singular e uma longa mitocôndria onde se encontra dna kdna. Apresenta também um único núcleo e um flagelo originado do corpúsculo basal.

com base em estudos e autores há 3 grupos

1º aquele que é encontrado em animais silvestres e triatomíneos que com eles convivem, particularmente na região amazônica.

2º são dominantes nas áreas endêmicas da doença humana e tem como principal vetora triatoma infestans.

3º Os que ocorrem raramente e é tambem uma zoonose de animais silvestres.

Os gêneros e espécies do trypanosoma tidae

exibem a mesma morfologia mas variam. Suas formas são amastigota que se apresenta como um microrganismo de pequenas dimensões e contorno aproximadamente circular, ovóide ou fusiforme, seu núcleo é relativamente grande, redondo e excêntrico.

Já o epimastigota é caracterizado por sua forma alongada e por ficar cinetoplasto discóide nas proximidades do núcleo. possue bolso flagelar estreito , abre-se lateralmente.

O Tripomastigota apresenta o corpo celular longo e achatado como nos epimastigotas diferenciando por ter o cinetoplasto arredondado e o bolso flagelar deslocados para a região entre o núcleo e a extremidade posterior.

Tripomastigota sanguícolas apresentam-se como microrganismos muito ágil.podem existir formas finas e longas.

Tripomastigotas intracelulares : É o processo de fagocitose induzida de que participam tanto o parasito como a célula hospedeira. Sendo precendida pela aderência dos tripomastigota á membrana do macrófago ou de outras células.

O Triatomíneo, ao sugar sangue de um vertebrado ingere tripanossomos sanguícolas tendo o ínicio do ciclo de desenvolvimento característico do T.Cruzi no tubo digestório do inseto.

Epimastigotas Intestinais : São flagelados que chegam ao intestino pelo hemíptero que se encontram por sua vez em meio favorável onde assumem a forma epimastigota e se instalam permanentemente , pois a infecção mantém-se ai durante toda a vida do inseto.

Esses flagelos possuem aspectos variaveis como citoplasma abundante, cinetoplasto discóide e situado próximo ao núcleo. A multiplicação no intestino é muito ativa, realizando-se por divisão binária longitudinal.

Tripomastigotas Metacíclicos : É quando os epimastigotas são levados para o segmento posterior do intestino no reto e aderem á mucosa pela extremidade do flagelo e sofrem ai nova metamorfose, pela qual retornam a forma tripomastigota.

São expulsos com as dejeções do inseto, eventualmente durante um repasto sanguíneo, misturado com um pouco de sangue ingerido.

Tripanossomíase Americana : Nas gretas e na palha em habitações (casas com paredes de barro fendilhadas, famosas pau-a-pique) criaram-se ambientes muito favoráveis para a vida de várias espécies de triatomíneos, conhecidos no Brasil sob as denominações populares de: barbeiro, chupança ou bicho de parede .

Originariamente silvestres ou mesmo exóticos ele invadiu o Brasil e se domiciliaram e passaram a transmitir a infecção aos animais domésticos e aos moradores das casas miseráveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com