TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidades nutricionais específicas de microorganismos

Tese: Necessidades nutricionais específicas de microorganismos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Tese  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 3

O estudo dos microrganismos está muitas vezes dependente da possibilidade de cultivar e manter microrganismos viáveis no laboratório, sob a forma de culturas.

As necessidades nutricionais específicas dos microrganismos variam de espécie para espécie, sendo possível distinguir vários grupos nutricionais de microrganismos. Com o conhecimento dos nutrientes necessários ao crescimento dos microrganismos, é possível a formulação de meios de cultura que promovam o crescimento de um determinado microrganismo no laboratório.

2. INTRODUÇÃO

Isolamento consiste na obtenção de culturas puras que envolvem somente o organismo de interesse. Na fase do isolamento, ocorre a seleção de uma colônia através da observação da produção de determinado produto ou da morfologia da colônia (STANBURY, WHITAKER E HALL, 1995).

Sabe-se, contudo, que cerca de 90% a 99% do número total de microrganismos que existem no Ambiente (por exemplo, no solo, água ou ar) não são cultiváveis em meios de cultura e outras condições laboratoriais conhecidos.

Apesar de existir a possibilidade de utilizar microrganismos geneticamente modificados, ainda é possível encontrar uma grande variedade de novos microrganismos no meio ambiente, sendo que muitos podem ser até comercialmente interessantes. A primeira etapa para a utilização de um microrganismo de interesse industrial muitas vezes é a etapa de isolamento de uma colônia.

Normalmente, as colônias de microrganismos se originam somente de uma célula ou esporo de microrganismo. Essas colônias apresentam características morfológicas diferentes, as quais permitem a distinção entre os microrganismos, como mostra a Figura 1. No entanto, para conseguir uma visualização das colônias independentes no meio sólido, é necessária a distribuição uniforme das bactérias sobre a placa de Petri. (TORTORA et al., 2006)

Figura 1- Morfologia de colônias bacterianas

Fonte: PRESCOTT, HARLEY e KLEIN, 2002.

O isolamento, assim como todo o processo que irá se desenvolver futuramente, deve ser o mais econômico possível, levando-se em consideração a produtividade que será obtida pelo microrganismo e os gastos necessários para isolamento de tal microrganismo. Fatores importantes na escolha de um microrganismo são as suas características nutricionais, pois se almeja obter microrganismos que utilizem substratos baratos, que podem ser obtidos através da formulação adequada do meio de isolamento; a temperatura ótima, pois organismos com temperatura ótima de 40ºC para cima facilitam o isolamento e reduz os custos de resfriamento do fermentador; ser compatível com o fermentador utilizado e com o processo de cultivo desejado; e deve ser geneticamente estável, ou quando se deseja a manipulação genética devem ser conhecidos os melhores mecanismos (STANBURY, WHITAKER E HALL, 1995).

O isolamento inicia com a escolha da fonte mais provável de conter o microrganismo desejado, podendo variar desde solo até águas, ar, lodo, alimentos ou órgãos. Características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com