TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usuários e suas necessidades de informação

Seminário: Usuários e suas necessidades de informação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2013  •  Seminário  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 3

Usuários e suas necessidades de informação

Diferentes grupos utilizam as demonstrações contábeis, a fim de que elas satisfaçam algumas de suas necessidades de informação. Embora, os interesses de cada usuário sejam distintos, há informações que atendem mais de um grupo. Entre outros usuários, temos: Investidores. Os provedores de capital de risco e seus analistas necessitam de informações, que os ajudem, a saber, se haverá retorno positivo se comprarem, mantiverem ou venderem investimentos. Os acionistas estão interessados em saber se a entidade pagará seus dividendos e terá continuidade. Empregados. Estão interessados em saber se entidade é estável e lucrativa, para que tenham informações que lhes permitam ter conhecimento sobre sua remuneração, seus benefícios de aposentadoria e suas oportunidades de emprego. Credores por empréstimos. Necessitam de dados que lhe permitam saber se a entidade paga seus empréstimos corretamente, com juros quando for o caso. Para que não tenham prejuízos. Fornecedores e outros credores comerciais. Estão interessados em conhecer a capacidade de pagamento da entidade a curto prazo, a não que a entidade seja uma importante cliente, pois, nesse caso, teríamos que saber sobre sua continuidade.

Empregados. Estão interessados em saber se entidade é estável e lucrativa, para que tenham informações que lhes permitam ter conhecimento sobre sua remuneração, seus benefícios de aposentadoria e suas oportunidades de emprego. Credores por empréstimos. Necessitam de dados que lhe permitam saber se a entidade paga seus empréstimos corretamente, com juros quando for o caso. Para que não tenham prejuízos. Fornecedores e outros credores comerciais. Estão interessados em conhecer a capacidade de pagamento da entidade a curto prazo, a não que a entidade seja uma importante cliente, pois, nesse caso, teríamos que saber sobre sua continuidade. Clientes. Têm interesse sobre a continuidade operacional da entidade, principalmente, se dependerem dela. Governo e suas agências. Estão interessados nas atividades das entidades, pois são elas que movimentam a economia do país. Além de informações que lhe permitam estabelecer políticas fiscais e determinar a renda nacional. Público. “As entidades afetam o público de diversas maneiras.” Pois elas que empregam, vedem bens/serviços, compram de fornecedores locais, movimentam a economia local. Assim o público necessita de informações sobre a evolução do desempenho da entidade e de seus desenvolvimentos recentes.

Administração. As demonstrações contábeis, junto com informações adicionais, lhe permitem desempenhar suas funções de planejamento, tomada de decisões e controle. As informações adicionais possuem a forma e o conteúdo estabelecidos pela administração, pois são de uso interno, já as demonstrações contábeis são divulgadas.

O objetivo das demonstrações contábeis

“O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica. Ou seja, é através das demonstrações contábeis que os usuários têm conhecimento sobre a situação financeira e patrimonial das entidades, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com