TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neonatologia

Tese: Neonatologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  Tese  •  6.314 Palavras (26 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 26

É necessário que haja uma interlocução entre os serviços de saúde em todos os níveis de complexibilidade (hospitais, unidades de saúde...) e também uma definição das atribuições e responsabilidades dos profissionais, para que seja possível uma atenção integral, mas com continuidade da assistência, para que sejam detectados os casos e trabalhe para solucionar os problemas, reduzindo o número de mortes evitáveis e sequelas que podem comprometer a vida das crianças. Devemos pensar que somente o hospital não é suficiente, é preciso que tenha comunicação com a unidade de saúde, para que o cuidado seja estendido.

Qualidade, integralidade, resolutividade e continuidade do cuidado, com responsabilização até que todos os problemas sejam solucionados; promoção de vínculo entre o profissional e o usuário; prática de ações de promoção à saúde e prevenção de agravos, para todos, não apenas para atender a demandas; integração entre as ações de saúde e outros setores que promovam as condições de vida da família, como assistência social, jurídica; acolhimento, todo RN e gestante devem ser acolhidos o mais rápido possível em qualquer serviço: unidade de saúde, hospital, urgência e emergência, para que não se perca a oportunidade de cuidado; abordagem de risco

É a postura que o serviço de saúde deve assumir, desencadeando ações estratégicas para minimizar danos com acompanhamento adequado de saúde.

Ela começa antes do nascimento, com o cuidado a mulher e a gestante. Um pré-natal de qualidade e iniciado no momento correto, avaliando se a gravidez é de risco ou não, é essencial. Além disso, é responsabilidade do serviço de saúde: captação e busca ativa para o início do pré natal; acolhimento imediato para o acompanhamento pré-natal; identificação da gestação de auto risco; visita domiciliar e busca ativa para as gestantes que não comparecem às consultas do pré natal; visita domiciliar no último mês de gestação; garantir que a gestante tenha vinculação com a maternidade, além de todas as outras coisas que possibilitem uma gestação, trabalho de parto, parto e pós parto adequados, que tenha continuidade esses cuidados com o RN.

Para classificar o RN como normal, é preciso que o mesmo apresente uma respiração de forma regular que possa manter a frequência cardíaca acima de 100bpm. Essas frequências podem ser analisadas através da ausculta pulmonar e cardíaca e também a partir da coloração da pele e mucosas do RN. A realização do Boletim de APGAR é a maneira mais eficaz para classificar o RN como normal, pois avalia os critérios mais importantes e que possam apresentar alguma alteração para o RN.

A utilização do boletim de APGAR permite avaliar a resposta do RN às manobras realizadas e a eficácia dessas manobras. Os parâmetros analisados são frequência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, irritabilidade reflexa e coloração da pele. Se o escore for inferior a sete no 5º minuto de vida, recomenda-se a sua repetição a cada cinco minutos, até 20 minutos de vida.

Quanto a idade gestacional, um RN pode ser classificado como pré-termo (antes de completar 37semanas de gestação – 36 semanas e 6 dias), a termo (de 37 a 41 semanas e 6 dias de gestação e pós termo (após 42 semanas de gestação).

Em relação ao tamanho do RN, a classificação é AIG (adequado à idade gestacional), PIG (pequeno para idade gestacional) e GIG (grande para a idade gestacional). E quanto ao peso ao nascer, o RN pode apresentar baixo peso ao nascer (abaixo de 2,500g) ou grande, quando o peso ao nascer foi acima de 4,500g.

O RN a termo com boa vitalidade deve ser secado e posicionado sobre o abdome da mãe ou ao nível da placenta por, no mínimo, um minuto, até o cordão umbilical parar de pulsar (aproximadamente três minutos após o nascimento), para só então realizar-se o clampeamento. Após o clampeamento do cordão, o RN poderá ser mantido sobre o abdome e/ou tórax materno, usando o corpo da mãe como fonte de calor, garantindo-se que o posicionamento da criança permita movimentos respiratórios efetivos. O contato pele a pele imediatamente após o nascimento, em temperatura ambiente de 26,0C, reduz o risco de hipotermia em RNs a termo que nascem com respiração espontânea e que não necessitam de ventilação, desde que cobertos com campos preaquecidos. Nesse momento, pode-se iniciar a amamentação.

Laqueadura do cordão umbilical (Fixar o clamp à distância de 2 a 3cm do anel umbilical); Prevenção da oftalmia gonocócica pelo método de Credé; Antropometria (Realizar exame físico simplificado); Prevenção do sangramento por deficiência de vitamina K; Detecção de incompatibilidade sanguínea materno-fetal; Realização da sorologia para sífilis e HIV; Identificação do RN.

Os RNs estáveis devem permanecer com suas mães e ser transportados ao alojamento conjunto. Caso haja a necessidade de transporte do RN para outra unidade neonatal, ele sempre deve ser mostrado à mãe novamente, antes do transporte.

O profissional de saúde deve prover atendimento humanizado e seguro às mulheres, aos RNs, aos acompanhantes, aos familiares e aos visitantes, e ser capaz de acolhê-los.

Acolher implica recepcionar o usuário, desde sua chegada, responsabilizando-se integral¬mente por ele, ouvindo suas queixas, permitindo que ele expresse suas preocupações e angústias, e dando-lhe respostas adequadas.

Além de conhecimentos básicos e habilidades, o profissional de saúde precisa também ter competência para se comunicar com eficiência, o que se consegue mais facilmente usando a técnica do aconselhamento.

O alojamento conjunto é um local onde a prática do aconselhamento é fundamental. Algu¬mas técnicas são úteis para que as mulheres sintam o interesse do profissional por elas e por seu filho, adquiram confiança no profissional e sintam-se apoiadas e acolhidas.

Teste da orelhinha: Utilizado para detectar perdas auditivas, deve ser feito nos 3 primeiros meses de vida. A técnica mais utilizada para a triagem auditiva neonatal é o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas - EOAs. A EOAs é um exame indolor, de rápida execução (com tempo médio de 5 minutos), feito com sono natural, a partir da colocação de um pequeno fone na parte externa do ouvido do bebê. O EOA consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno (eco), sendo registrado no computador se as partes internas da orelha (cóclea) estão funcionando e emitido um gráfico com o resultado do exame.

Teste do olhinho: Utilizado para diagnosticar doenças oculares graves como catarata e glaucoma congênitos, retinopatia da prematuridade, tumores e infecções. O Teste do Olhinho é feito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com