TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: ESTUDO DE CASO ACERCA DA SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA EM NEONATOLOGIA

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  1.022 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DE CASO ACERCA DA SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA EM NEONATOLOGIA NA PESPECTIVA DO CUIDAR

Alunas: Edvanice Trindade;Gleice Kelle Correia; Rejeane Chagas; Taciana Nascimento de Lima.
Fomentador(a):Angélica Xavier; Turma 5C.

e-mail do responsável: tacinhalima2006@hotmail.com

Instituto Brasileiro de Saúde (IBS)

Curso de Enfermagem– Semana Interdisciplinar 2016.2

Recife, PE.

Palavras-chave:


INTRODUÇÃO

        O consumo de drogas entre os adolescentes vem ganhando maior amplitude na sociedade atual. Tal uso tem se dado precocemente e, com isso, suas consequências também tem sido antecipadas. A utilização abusiva de drogas tem vindo a aumentar nas últimas décadas, verificando-se também esta tendência no grupo de adolescentes em idade reprodutiva. O consumo de substâncias ilícitas durante a gravidez tem repercussões na grávida, no feto e no recém-nascido (RN).  A grávida toxicodependente está sujeita a síndromes de abstinência que podem ser responsáveis pelo  aborto, a morte in útero ou parto pré-termo. O recém-nascido exposto a drogas in útero pode tornar-se dependente e   sofre após o nascimento de Síndrome de Abstinência Neonatal (SAN). Ministério da Saúde, 2014.
     
Ao nascer, o bebê pode apresentar dificuldades  na alimentação e no sono, sinais de estresse, choro excessivo, excitabilidade, reflexos alterados, dificuldade na sucção, tremores, convulsões, baixo peso à nascença, défice no crescimento pós-natal, microcefalia, problemas neuronais e do comportamento e síndrome de abstinência. Para o cálculo de tamanho amostral do estudo principal, foi considerado o percentual de adolescentes grávidas toxicodependentes HAM (Hospital Agamenon Magalhães/PE) no ano de 2014( 239 usuárias),com margem de erro absoluta de 5% e nível de confiança de 95%, foram necessárias no mínimo 356 usuárias a serem entrevistadas, para compor a amostra. A probabilidade de um RN de mãe toxicodependente, nascer  com SAN é de 3 a 5% podendo apresentar maior incidência de sintomas de abstinência neonatais, os quais estariam condicionados ao consumo de cocaína pela mãe no período imediato ao parto.

Distribuição da amostra do estudo quanto ao consumo de SPA`S, Recife, 2014:

[pic 4][pic 5][pic 6]

OBJETIVO GERAL
     

Compreender qual é o contributo da enfermagem para prevenir  as consequências  do uso de drogas ilícitas durante o período de gestação

 na adolescência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar a frequência do consumo e o tipo de droga ilícita utilizada durante a gestação atual.
  • Identificar a prevalência das adolescentes que fizeram o uso de drogas ilícitas na gestação.

METODOLOGIA

Este é um estudo de caso do tipo quantitativo-descritivo, sendo realizado através do emprego processo de enfermagem em uma paciente adolescente de 13 anos, gestante toxicodependente, moradora de rua , durante a pesquisa de campo, em uma unidade hospitalar da região metropolitana do Recife, no HAM(Hospital Agamenon Magalhães), sendo utilizados dados secundários obtidos à partir do prontuário da paciente.Para essa coleta, utilizou-se um checklist, pela qual as informações foram sendo preenchidas e formadas para o arranjo dos resultados, estes estão fundamentadas em três pilares: histórico, evolução e cuidados de enfermagem. Compõe-se busca através de sites acadêmico-científico 2014/2015.

RESULTADOS
         Histórico de Enfermagem:M.E.B, deu entrada através do Serviço de Atendimento Médico de Urgência(SAMU),no HAM( Hospital Agamenon Magalhães) no dia 25/03/2015, se queixava de fortes dores abdominais, foram dados o devido atendimento a paciente, foi realizada logo em seguida sua primeira consulta como gestante, na qual, através do cálculo da DUM, estaria com IG de 24 3/7 semanas. No ato da consulta foi notado algo estranho, ela estava agitada, inquieta e agressiva. Foi iniciada a Anamnese. Nasceu em Vitória de Santo Antão/PE, tem 13 anos, parda, frequentou até o 2º ano do ensino fundamental, solteira, não trabalha. Refere ter descoberto estar grávida, pois notou atraso menstrual. Foi descoberto que é usuária de Crack(cocaína) à 3 anos, por conta de seus comportamentos estranhos em seu atendimento, era crise de abstinência, fuma 10 pedras de Crack por dia e não se alimentava bem. Não fazia uso de nenhum tipo de contraceptivo, referiu-se ter Anemia. A sua mãe, faleceu quando ela tinha 8 anos de AVE(Acidente Vascular Encefálico), não conhece o pai, que as abandonou quando ela nascera, não tinha com quem ficar e passou a morar de favor e depois foi parar na rua. Seu primeiro contato com as drogas foi aos 10 anos, por influencia de um adulto, frequentou abrigos, mas fugiu de todos, afirma ter tido relações sexuais em troca de drogas.

Exame Físico:

Peso: 42,3 kg. Altura: 1,51. IMC: 18,5, classificada em abaixo do peso, PA: 130/70 mmHg; FC:126 Bpm; FR: 24 IRpm; T: 36 ºC. Solicitado todos os exames: ABO, Rh, VDRL, Urina I, Urocultura, Glicemia, Hb, Ht, HIV, HbsAg, IgM e IgG para Toxoplasmose, Rubéola, Citomegalovírus e Ultrassonografia Obstétrica (USG).Medicação prescrita durante a gestação: sulfato ferroso, ácido fólico, Buscopam composto, Inibina, dactile Diazepam.
Exame físico obstétrico: constatamos estar no 2º trimestre gestacional, com 243/7 semanas, altura uterina de 24 cm e BCF: 128 bpm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (389.1 Kb)   docx (611.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com