TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções Gerais de Ecologia

Por:   •  4/8/2015  •  Resenha  •  2.531 Palavras (11 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 11

Noções gerais de ecologia

1. Quais as 3 regiões que compõem a biosfera? Definí-las distintamente.

Listosfera: é a camada superficial, sólida, da Terra. É a parte da biosfera constituída de rochas e solo, acima do nível das águas.

Hidrosfera: é representada pelo ambiente líquido: os rios, lagos e oceanos; recobre sete décimos da superfície total da Terra.

Atmosfera: constitui a camada gasosa que circunda toda a superfície da Terra, portanto, os dois ambientes anteriores.

2. Quais os componentes obrigatórios da biosfera responsáveis pela vida?

Calor: indispensável à atividade química e, portanto, a todas as regiões biológicas que caracterizam o metabolismo dos seres vivos.

Água: em estado líquido, que é o principal componente das células, alem da sua importância como solvente de substâncias minerais e orgânicas.

Luz: que é a fonte de energia mais importante para a síntese de compostos orgânicos constituintes de todos os seres vivos.

3. Qual o papel dos oceanos no equilíbrio térmico do planeta?

É que os oceanos absorvem grande parte das radiações solares, que, de outra forma, iriam aquecer excessivamente o solo e o ar; isso ocorre devido ao seu elevado calor especifico. À noite essas massas de água passam a ceder ao meio o excesso de calor que haviam absorvido durante o dia, o que faz com as noites não sejam demasiado frias.

4. Se não houvesse organismos consumidores, principalmente os decompositores, o que ocorreria no planeta?

O processo de decomposição é tão vital como o processo oposto, de síntese, ou produção de alimento. Tudo o que é sintetizado ou construído biologicamente, deve ser decomposto biologicamente. Este “consumo biológico” se dá através da nutrição e respiração de organismos heterótrofos (ou organismos consumidores). Se não existissem organismos decompositores, e, entre esses, particularmente os decompositores, todo o carbono existente no meio (na forma de gás carbônico) iria sendo progressivamente consumido pelos autótrofos e fixado na forma de compostos orgânicos que se acumulam na Terra, até a extinção completa do carbono e da própria vida.

5. Quando eliminamos uma espécie de uma determinada cadeia alimentar o que pode acontecer nos elos anteriores e posteriores? Exemplifique.

A destruição de um só dos elos da cadeia alimentar pode ter efeitos catastróficos, causando o desaparecimento total do elo seguinte (dependente do primeiro) e sua superpopulação do meio pelo elo anterior. Ex.: a eliminação sistemática das aranhas de uma região pode causar o desaparecimento total do “vespão” que delas se alimenta e a superpopulação por insetos.

6. Quando introduzimos um elemento estranho à cadeia trófica o que acontecerá? Dê um exemplo.

Fenômenos de desequilíbrio ecológico podem ocorrer como resultado da introdução de um elemento estranho à cadeia, cuja proliferação se torna incontrolável, dada a inexistência de um elo superior. Ex.: a introdução do coelho, na Austrália, como animal de caça desportiva gerou problemas, pois o coelho passou a dizimar plantações e não encontrou na fauna local nenhum animal capaz de capturá-lo.

7. O que é fertilização do sistema? Dê um exemplo.

Quando um sistema ecológico não é eliminado por si mesmo, com seus próprios produtos de síntese e degradação, há um desenvolvimento excessivo de um ou mais dos elos de sua cadeia alimentar; isso é chamado fertilização do sistema. Ex.: a introdução excessiva, nos lagos, de determinados elementos indispensáveis à nutrição de vegetais, como fósforo e nitrogênio, causa uma superabundância de algas microscópicas que, ultrapassando a capacidade de assimilação das cadeias biológicas, começam a morrer e a entrar em decomposição, causando queda de concentração de oxigênio no meio e conseqüente morte de peixes e outros animais.

8. O que pode ocasionar a substituição de uma mata nativa por uma monocultura de eucaliptos?

A substituição da mata nativa por uma floresta de eucaliptos, por exemplo, pode reduzir muito a presença de pássaros nativos porque estes não encontraram, na vegetação exótica, os elementos necessários à construção e fixação de seus ninhos.

Noção de ecossistema

1. O que são organismos autótrofos e qual seu papel principal nos ecossistemas?

Um animal necessita de alimento orgânico produzidos necessariamente por vegetais autótrofos; além disso, ele elimina, no meio, produtos de excreção que necessitam, por sua vez, ser decompostos por microorganismos, para que os elementos formadores, tais como carbono, nitrogênio e outros sejam restituídos ao meio físico. O vegetal autótrofo, por sua vez, embora capaz de utilizar fontes físicas de energia e compostos minerais, como fontes de elementos químicos, produz folhas e outros materiais que, devolvidos ao meio, necessitam da participação dos heterótrofos para restituição dos elementos formadores.

2. O que é alelopatia? Dê exemplos explicando-os.

 Alelopatia: vegetais que, através de suas folhas, ramos, frutos e raízes, produzem substancias que são nocivas ou inibidoras do crescimento de outras plantas. Ex.: várias espécies de eucaliptos e pinheiros, produzem substancias que, dissolvidas pelas águas de chuvas e transportadas dessa maneira ao solo, dificultam o crescimento de outros vegetais; a chamada “mandioca brava”, muito utilizada na fabricação de farinha em todo o Brasil, possui raízes tóxicas, pela presença de glicosídeos cianogenéticos os quais, quando hidrolizados, produzem cianetos. A presença dessas substancias impede o crescimento de muitas outras espécies de plantas junto à mandioca, além de         protegê-la contra a ação parasítica de fungos.

3. Por que nenhum ecossistema é fechado em si mesmo? Exemplifique.

Podemos admitir (e mesmo construir em laboratório) um sistema em que todo material químico é recirculado, mas a caixa que o contém deve ser transparente para que haja penetração de luz, pois        ele não pode gerar sua própria energia. Na natureza, porém, as entradas e saídas de materiais ou mesmo de organismos são praticamente obrigatórias.

 4. O que é sucessão ecológica? Exemplifique.

Segundo W. B. Clapham Jr., o fenômeno da sucessão pode ser definido como “uma interação dinâmica complexa entre a comunidade que habita o ecossistema, os fatores geológicos         determinantes dos padrões de transferência de matérias, o fluxo característico do ecossistema como um todo e o tempo”. Ex.: depressão de terreno → formação de lagoa → vegetação antes existente,         morre → bactérias → decomposição → protozoários (se alimentam de bactérias) → sais minerais da         decomposição → crescimento de algas → ovos de peixes e insetos → erosão das margens → mais         sais minerais → alteração da composição química → novos vegetais e animais → tempo →         comunidade estável → clímax → novas modificações do meio → progressão do assoreamento →         lagoa mais rasa → crescimento de taboas → pantanal → novo clímax.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (578.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com