TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutriçao Aplicada A Enfermagem

Exames: Nutriçao Aplicada A Enfermagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 5

NUTRIÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM

1 -De acordo com Vigotsky, teórico educacional, as experiências e sensações das crianças com o meio iniciam o processo de construção do conhecimento através das zonas de desenvolvimento proximal (ZPD). O fato é que durante esse processo de construção do conhecimento, as preferências e aversões são desenvolvidas, até mesmo, as alimentares. De acordo com as ações do Programa Nacional de Alimentação do Escolar, um grupo de professoras de uma escola de educação infantil, orientadas pela nutricionista, elaborou oficinas de análise sensorial dos alimentos.

PORQUE - Atividades relativas à educação nutricional nas escolas proporcionam às crianças o conhecimento ou reconhecimento dos alimentos de acordo com sua textura, aroma e sabor, exercendo, dessa forma, grande importância na formação de hábitos alimentares saudáveis. Analisando as afirmações, conclui-se que: 1

As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

2 - As principais diferenças entre a pirâmide original e a nova proposta são: 0,5

Na base da nova proposta evidencia-se a importância da ingestão de bebidas alcoólicas

Um novo grupo de alimentos formado pelas sementes oleaginosas e pelas leguminosas está presente na base da nova proposta

Na base da nova proposta evidencia-se a importância da prática de exercícios físicos diários e controle de peso

No ápice da nova proposta evidencia-se os óleos vegetais juntamente com a margarina

3 - Assinale a opção que apresenta somente macronutrientes energéticos: 0,5

fibras, protídios e lipídios

glicídios, protídios e lipídios

vitaminas, minerais e fibras

vitaminas, minerais e água

água, glicídios e vitaminas

4 - Na Semana Científica da Saúde, um grupo de alunos apresentou um poster com as funções dos micronutrientes no organismo humano. Dentro desse contexto, correlacione a primeira coluna (nutriente) com a segunda coluna (função):

(A) vitamina B12 ( ) antioxidante

(B) sódio ( ) formação das hemácias

(C) ácido fólico ( ) manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico

(D) selênio ( ) formação do tubo neural

Agora marque a afirmativa que contém a seqüência CORRETA: 1

A, C, B, D

C, B, D, A

B, C, A, D

D, A, B, C

B, A, D, C

5 - A avaliação do estado nutricional indica se a necessidade fisiológica por nutrientes específicos está sendo alcançada. O estado nutricional pode refletir-se na aparência dos indivíduos. Alguns tecidos podem servir como indicadores do estado nutricional, devido a isso, no exame físico devemos analisar com atenção a pele, o cabelo, os dentes, as gengivas, os lábios, a língua e os olhos dos pacientes. Durante a realização de uma aula prática de avaliação do estado nutricional, um grupo de alunos de enfermagem identificou em um paciente uma das manifestações clínicas da deficiência de niacina que é a: 1

Presença de unhas quebradiças e rugosas

Presença de conjuntiva pálida

Presença de língua edematosa

Presença de petéquias na pele

6 - Em uma sociedade em rápida mudança, a percepção da saúde como direito de cidadania é um dado novo na história das políticas sociais brasileiras. A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania. De acordo com as ações da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (2003), um grupo de enfermeiros e nutricionistas elaborou oficinas de Alimentação e Nutrição abertas ao público em geral. Dentro desse contexto, destaca-se a importância da Educação Nutricional.

PORQUE A saúde física e mental depende do estado nutricional dos indivíduos. Através dessas ações pretende-se promover práticas alimentares e estilos de vida saudáveis; prevenir e controlar distúrbios e doenças nutricionais; desenvolver e capacitar recursos humanos em saúde e nutrição e garantir a segurança e qualidade dos alimentos.

Analisando os dois parágrafos, conclui-se que: 1

A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

As duas afirmações são falsas.

7 - Na Semana Científica da Saúde, um grupo de alunos apresentou um poster com as funções dos micronutrientes no organismo humano. Dentro desse contexto, correlacione a primeira coluna (nutriente) com a segunda coluna (função):

(A) vitamina A ( ) antioxidante

(B) vitamina D ( ) mineralização óssea

(C) vitamina E ( ) coagulação sanguínea

(D) vitamina K ( ) integridade e acuidade visual

Agora marque a afirmativa que contém a sequência CORRETA: 1

A, C, B, D

C, B, D, A

B, A, D, C

A, B, C, D

8 -A nutrição é a ciência que estuda os alimentos e a maneira pela qual os nutrientes agem no organismo humano. Para que a nutrição seja completa sucessivas etapas devem ser alcançadas. A etapa que inclui as reações químicas que envolvem a ressíntese de moléculas de ATP (adenosina trifosfato) que acionam todas as formas de trabalho biológico é:

Digestão enzimática.

Excreção de nutrientes.

Metabolismo energético.

Absorção de nutrientes.

9 - A Avaliação do Estado Nutricional fornece informações sobre desnutrição, deficiência de nutrientes específicos, anormalidades metabólicas e obesidade. Logo o estado nutricional reflete: Pontos da Questão: 1

Estado de equilíbrio e/ou desequilíbrio em um indivíduo decorrente da relação entre ingestão e necessidade de nutrientes

Apenas informações sobre obesidade

Apenas os distúrbios causados por deficiência nutricional

Estado de equilíbrio entre ingestão e necessidade de nutrientes

Estado de desequilíbrio entre ingestão e necessidade de nutrientes

10 - Os principais alimentos que deverão estar presentes nas refeições, como o almoço, de crianças para a prevenção ou correção da anemia ferropriva são: Pontos da Questão: 0,5

Carnes, feijão, vegetais verdes, pois são fontes de ferro juntamente com um copo de leite que é fonte de cálcio e vitamina D.

Carnes, feijão, vegetais verdes, pois são fontes de ferro juntamente com danoninho que é fonte de cálcio.

Carnes, feijão, vegetais verdes, pois são fontes de ferro juntamente com uma porção de batatas fritas que é fonte de amido e gordura.

Carnes, feijão, vegetais verdes, pois são fontes de ferro juntamente com um copo de leite batido com banana, que é fonte de cálcio, vitamina D e potássio.

Carnes, feijão, vegetais verdes cozidos, pois são fontes de ferro juntamente com um copo de suco de laranja lima que é fonte de vitamina C.

...

Baixar como  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »