TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição Aplicada A Enfermagem

Casos: Nutrição Aplicada A Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  1.250 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O objetivo da avaliação nutricional em paciente hospitalizado é definir naquele momento o estado nutricional, podendo através de esta avaliação identificar distúrbios nutricionais como, desnutrição, obesidade e deficiências de micronutrientes, possibilitando uma intervenção adequada com vistas à recuperação ou manutenção do estado de saúde do paciente.

DESENVOLVIMENTO

Esse relatório foi desenvolvido a partir do seguinte histórico de um paciente internado.

R. O. B., homem, 71 anos, peso atual: 65 kg, altura: 1,75 m com diagnóstico de diabetes (DM) e hipertensão arterial (HAS) e está em tratamento medicamentoso para essas doenças. Chegou ao hospital com a pressão arterial de 18/11 mm/Hg e glicemia de 250 mg/dl. Foi ao hospital porque há dois meses estava tossindo muito, com falta de ar, febre, dor no peito e fraqueza. Foi diagnosticado com pneumonia e o paciente, devido às outras doenças (DM e HAS) descompensadas, permaneceu internado para tratamento medicamentoso da pneumonia e manutenção dos indicadores saudáveis de pressão arterial e glicemia. Ao avaliar o paciente, ele relata não se alimentar direito nos últimos dois meses por causa da falta de ar, e por isso perdeu 3 kg nesse tempo. Ao avaliar fisicamente o paciente, ele apresente uma conjuntiva pálida, ainda tem muita queda de cabelo nesse período, cansaço e deformações centrais na unha. Apesar de diabético, não apresenta escaras, pois consegue se movimentar adequadamente.

Durante a entrevista foram observadas através de métodos objetivos informações importantes como idade, peso, altura, medidas antropométricas. Portador de Diabetes e Hipertensão, suas queixas que era falta de ar, tosse, dispnéia, hiperterrmia, e fraqueza. Relata não estar se alimentando bem nos últimos dois meses, perdendo 3 kg devido à má alimentação.

Devido ao seu histórico, nós como profissional Enfermeiro devemos fazer a avaliação nutricional deste paciente utilizando o método subjetivo que é o exame físico, onde vamos avaliar ou detectar sinais e sintomas que podem estar associados à desnutrição. Neste exame vamos avaliar pele, cabelo, unhas, boca e condições gerais utilizando as técnicas de palpação, inspeção, percussão e ausculta. Após ter avaliado este paciente pudemos observar que há deficiências nutricionais de ferro e proteína devido aos sinais de queda de cabelo, deformidade nas unhas, conjuntivas pálidas.

Sabendo que existe deficiência de alguns nutrientes do paciente devemos então fazer uma triagem nutricional mais detalhada, triagem esta devendo ser feita por um nutricionista, mas na falta desse profissional o enfermeiro deve fazer esta avaliação e posteriormente adequar uma dieta ao paciente para que possa ajudá-lo na recuperação de sua saúde.

Podemos utilizar uma ficha chamada de (MAN) Mini Avaliação Nutricional que foi desenvolvida por uma empresa do setor alimentício em conjunto com médicos de hospitais da França e dos Estados Unidos com a finalidade de avaliar principalmente a presença de desnutrição e de risco nutricional em idosos em tratamento domiciliar, ambulatorial e em hospitais em sua fase inicial. Esta avaliação pode ser dividida em duas etapas. A primeira etapa, chamada de triagem, faz um levantamento sobre perda de peso, IMC,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com