TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição Aplicada A Enfermagem

Dissertações: Nutrição Aplicada A Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  1.430 Visualizações

Página 1 de 6

Casos

1. Uma mulher de 36 anos relata que há 2 meses começou a apresentar diarréia de início insidioso, com 3 a 6 evacuações nas 24 horas e fezes pastosas e/ou líquidas. Após a realização de uma colonoscopia fez diagnóstico de uma retocolite ulcerativa. Mesmo fazendo uso do tratamento indicado, o seu quadro diarreico continuou piorando progressivamente, apresentando agora 10 a 15 evacuações nas 24 horas, com fezes liquidas acompanhada frequentemente de muco e sangue, além de fraqueza e emagrecimento.

A. Qual sua suspeita diagnóstica? E qual o agente etiológico da doença?

R.Suspeitamos que a paciente está com entamoeba histolytica é uma amebíase intestinal,causada por protozoários que se apresenta em duas formas,cisto e trofozoito.Seu agente etiológico e entamoeba histolytica.

B. Por que o paciente está apresentando esses sintomas?

R.Porque o paciente está infectado com entamoeba histolytica.

C. Que investigações deveriam ser feitas para confirmar seu diagnóstico? Se tratando de Exame parasitológico das fezes, qual forma evolutiva você esperaria encontrar?

R. A presença de trofozoito ou cisto do parasito encontrados nas fezes em aspirado ou raspados,obtidos através de endoscopia ou proctoscopia,ou em acesso ou cortes de tecidos. Anticorpos séricos podem ser dosados hepático amebiano.A ultrassonografia e tomografia axial computadorizada são úteis no diagnóstico de cesso amebiano.

D. Quais são os cuidados de enfermagem para com esse tipo de pacientes?

R. Orientar o paciente sobre seu tratamento e seus exames de prevenção

E. Quais as orientações que os enfermeiros devem dar aos seus pacientes com essa doença para não contraí-la novamente.

R.Orienta o paciente sobre as possíveis infecções Como medidas de controle deve-se observar os hábitos usuais de higiene, como lavagem das mãos, lavagem cuidadosa de frutas e legumes, antes de consumi-los crus, proteção dos alimentos contra insetos e uso de instalações sanitárias adequadas.

2-Um farmacêutico recém-formado atende em sua farmácia um homem relatando ter feito exame de fezes e nesse apresentou: "cistos de Entamoeba coli e Endolimax nana". A receita médica prescrevia medicação para amebíase. Está correta esta prescrição médica?

A. Justifique sua resposta.

R. Sim, porque o paciente está com amebíase.

B. Em saúde pública e epidemiologia qual a importância dessas amebas?

R. Para saúde publica e epidemiologia sua função e diagnosticar e tratar os casos para impedir a transmissão direta ou indireta da infecção a outras pessoas.

C. O que os enfermeiros devem orientar para os pacientes com resultados positivos para esses protozoários?

Os enfermeiros podem orientar os pacientes a desenvolver atividades de educação em saúde, com relação a hábitos pessoais de higiene, como lavar as mãos antes das refeições e o uso de calçados, evitar a contaminação do solo com sistema de instalação de sanitários especialmente em zonas rurais.

3.Um jovem de 17 anos faz natação e deseja participar das olimpíadas que acontecerá no Brasil em 2016. Para atingir seu objetivo ele treina todos os dias 3 horas. No último dia 17 de agosto após ter treinado bastante ele volta para casa reclamando sentir fotofobia, lacrimejamento e dor importante nos olhos. A dor é intensa e progride. Ele usou colírio, porém a dor aumentava e passados três dias

ele procurou um oftalmologista. O medico ao examiná-lo detecta em seus achados biomicroscópicos, mesmo na fase precoce da infecção, erosões epiteliais pequenas, edema microcístico envolvendo o epitélio corneal, conferindo a esse um aspecto grosseiro em regiões esparsas. Além disso, ao fazer exames mais detalhados, o médico verifica que as alterações do epitélio estavam ocorrendo rápido e a lesão apresentava ceratite ponteada ou defeito epitelial verdadeiro, podendo isso levar o paciente a ter cegueira parcial ou total. Considerando esses achados responda o que se pede:

A. Quais os possíveis agentes parasitários causam esse tipo de doença infecciosa em pacientes saudáveis?

R- Acanthamoeba queratite

B. Como o paciente adquiriu essa protozoose?

R. A paciente adquiriu esse protozoário através da água contaminada, ou pelo uso de lentes de contato. Ou pode esta relacionada algum trauma ocular por uso de lentes de contato em ambientes contaminados, em piscina e lagos.

C. Quais são os exames realizados que poderia dar o diagnóstico dessa parasitose?

R- O diagnostico laboratorial e realizado através do raspado corneal para realização de bacterioscopia e cultura, a biopsia um método adicional nos casos que não há confirmação do diagnostico pelo raspado. Existem outras técnicas para o diagnostico como, microscopia confical.

D. Quais são as medidas de controle e como os enfermeiros devem orientar os pacientes e seus familiares a respeito dessa parasitose?.

R- Em relação às lentes de contato orientar a paciente quanto a limpeza e manuseio e armazenamento das lentes. E o uso de soluções salinas deve ser prescrito.

4.Um empresário de 42 anos é admitido no hospital com febre, dor de garganta, calafrios, dor de cabeça, mialgias, dor abdominal, náuseas e vômitos. Retornou de uma viagem de três meses à cidade de Manaus (AM) duas semanas atrás e relata ter recebido profilaxia antimalárica. Ao exame físico, o paciente apresentou temperatura axilar de 38°C, faringe moderadamente inflamada, pulso regular de 100 bpm e PA = 110 / 70 mmHg. Havia também esplenomegalia e leve hepatomegalia.

A. Qual (is) patologia(s) você consideraria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com