TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Níveis De Atenção Em Saúde

Ensaios: Níveis De Atenção Em Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 7

I - INTRODUÇÃO

Segundo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS): “A saúde é o completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença ou enfermidade”.

O campo da saúde pública está cada vez mais preocupado com a saúde do indivíduo e da sociedade onde ele vive.

Portanto está investindo em meios de promover a qualidade de vida da população, proporcionando assim meios de prevenção e cuidados, com o objetivo de evitar o surgimento da doença e de seus agravos, e diminuir o gasto e as consequências decorrente destas.

Nesse estudo, vamos apresentar os níveis de prevenção, e como são divididos, destacando assim a importância de cada um.

II - PREVENÇÃO PRIMÁRIA

Prevenção Primária é o conjunto de ações que visam a prevenir e a reduzir os riscos de doenças.

A prevenção primária é realizada no período de pré-patogênese.

Tem como objetivo a promoção de saúde e proteção especifica modificando o hábito da comunidade.

Para que ocorra a prevenção das doenças, é necessário que a população seja conscientizada através das UBSs onde os profissionais da saúde são qualificados para estar informando a população sobre os cuidados a serem tomados.

A conscientização é através de orientações, consultas periódicas e palestras.

A enfermeira responsável pela unidade é quem orienta a todos como prevenir das doenças e tira as duvidas que surjam na comunidade.

2.1 Cuidados e Prevenções

Orientar a gestante no pré-natal sobre a importância de se alimentar corretamente, a fazer exames de rotina, estar passando em consultas medica todos os meses.

Uso de imunização específica, como a vacinação, onde é muito importante ter a caderneta de vacinação em dia, para previnir doenças como Tuberculose, Hepatite, Caxumba, Gripe e etc.

O uso de preservativo como a camisinha que previne de gravidez e de doenças sexualmente transmissível como o HIV, Sífilis, Hepatite, a camisinha é distribuída gratuitamente nas redes públicas de saúde.

Exercícios físicos, a caminhada realizada três vezes por semana quarenta minutos por dia, ajuda na circulação sanguínea e previne contra doenças como hipertensão, diabetes e o sedentarismo.

Orientar um bom padrão de nutrição ajustando as várias fases de desenvolvimento da vida e dentro das condições financeiras de cada um.

Exames seletivos periódicos a toda população.

O cuidado com a higiene pessoal.

Educação sanitária e o hábito de saneamento ao ambiente em que reside.

Prevenção primária promove a saúde e o bem estar buscando a evitar a probabilidade de ocorrências de doença futuras.

III - PREVENÇÃO SECUNDÁRIA

Prevenção secundária, é a detecção precoce da doença e seus fatores de risco, podendo assim ser tratada antes que lesões irreversíveis estejam instaladas.

Ela incorpora uma série de medidas que visam a impedir a evolução de doenças já existentes e, em consequência, suas complicações.

Este nível de prevenção pressupõe o conhecimento da história natural da doença, a existência de um período de detecção precoce suficientemente longo (período pré-clínico ou assintomático) e facilmente detectável, e que seja passível de tratamento que interrompa a evolução para estádios mais graves. Assim, espera-se que haja diminuição da prevalência da doença, essencialmente pela diminuição da duração da mesma.

O objetivo principal da prevenção secundaria diferente da primaria que visava evitar o aparecimento da doença, consiste em diagnosticar precocemente, evitando uma evolução no prognostico.

O enfermeiro é um dos responsáveis pela prevenção e detecção precoce de doenças, devendo orientar e estimular a realização periódica de exames, permitindo assim detectar alterações.

Para isso é necessário o surgimento de profissional preocupado com a humanização das praticas assistenciais, estimulando a sensibilidade dos mesmos para desenvolver de forma adequada as ações propostas.

É essencial educar a população e os profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas precoces, contribuindo para sua detecção em estágios menos avançados e aumento as chances de sucesso do tratamento. Isso pode ser obtido por meio de campanhas educativas e capacitação de agentes de saúde.

Atenção Secundária, são os ambulatórios especializados, que atendem á demanda de atenção á saúde de média complexidade. Por exemplo, ambulatório de cardiologia, atendimento ambulatorial de neurologia, atendimento ambulatorial de saúde mental.

Um paciente hipertenso, previamente diagnosticado, que tem monitoramento de profissionais de saúde, exercício físico orientado, dieta adequada, é livrado das situações de estresse do cotidiano, terá uma evolução muito lenta da patologia, diminuindo incrivelmente as possíveis complicações da doença.

Outro exemplo é um paciente com AIDS, fazendo uso correto da medicação, diminui a possibilidade de complicações, melhora a qualidade de vida e garante maior sobrevida.

Outros exemplos, rastreio e vigilância da glicemia, exame das mamas, exame de próstata.

IV - PREVENÇÃO TERCIÁRIA

O método de prevenção terciária consiste no planejamento e execução de tarefas, com consequências físicas e sociais nos tratamentos de doenças ou sintomas.

Dividida em duas categorias básicas, chamadas de limitação da incapacidade e de reabilitação.

Limitação da incapacidade tem o objetivo de impedir o avanço das doenças ou a evolução, dessa maneira, evitando futuras sequelas.

Quanto antes se chegar ao diagnóstico da doença, maiores as possibilidades de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com