TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BIO MONITORAMENTO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA UTILIZANDO O ENSAIO DE MICRONÚCLEO

Por:   •  1/3/2018  •  Monografia  •  6.393 Palavras (26 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 26

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO

UNICERP

Graduação em Ciências Biológicas

BIOMONITORAMENTO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA UTILIZANDO O ENSAIO DE MICRONÚCLEO EM Tradescantia pallida cv. purpúrea (Rose) D.R. Hunt  (Commeliaceae)

Christina Pereira Santos

PATROCÍNIO - MG

2015

CHRISTINA PEREIRA SANTOS

BIOMONITORAMENTO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA UTILIZANDO O ENSAIO DE MICRONÚCLEO EM Tradescantia pallida cv. (Rose) D.R. Hunt (Commeliaceae)

Trabalho de conclusão de curso apresentado como exigência parcial para obtenção do grau de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, pelo Centro Universitário do Cerrado Patrocínio-MG.

Orientadora: Profª. Drª. Lílian Cristina Barbosa.

PATROCINIO – MG

2015

[pic 1]

                                        Centro Universitário do Cerrado Patrocínio

                                        Curso de Graduação em Ciências Biológicas

Trabalho de conclusão de curso intitulado Biomonitoramento da poluição atmosférica utilizando o ensaio de micronúcleo em Tradescantia pallida cv. purpúrea (Rose) D.R. Hunt (Commeliaceae)”, de autoria da graduanda Christina Pereira Santos, aprovada pela banca examinadora constituída pelos seguintes professores:

___________________________________________________

Prof.ª Dra. Lílian Cristina Barbosa – Orientadora

Instituição: UNICERP

___________________________________________________

Prof. Dr. Wagner Antônio Bernardes

Instituição: UNICERP

___________________________________________________

Prof. Esp. Peter Munhos Frey

Instituição: UNICERP

Data da aprovação:

                                    Patrocínio, 30 de Novembro de 2015


AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, pela oportunidade, força e perseverança com a qual me abençoou ao longo dessa trajetória (e das outras que estarão por vir).

À Profa. Dra. Lílian Cristina Barbosa, orientadora e mestra, por sempre acreditar no meu potencial e pela oportunidade de desfrutar do seu conhecimento e apoio para a realização desse trabalho. Espelho-me em você.

Ao Prof. Dr. Wagner Antônio Bernardes, pelas diversas vezes em que se disponibilizou para o esclarecimento de dúvidas e auxilio técnico para o bom andamento do estudo em questão e de outros mais. Seja sempre esse Grande Professor, obrigada.

À Profa. Rosângela Oliveira de Araújo, que me introduziu em um novo mundo de maneira tão prazerosa e cativante. Ensinou-me que as plantas são muito mais extraordinárias do que aparentam ser. Obrigada.

Aos demais professores pela oportunidade de poder desfrutar de seu conhecimento, amizade e companhia ao longo dessa jornada. Aos amigos de classe pelo companheirismo, ajuda e força nos bons e maus momentos e em especial à Laira e Yasmin por terem sido sempre como duas irmãs. Vocês todos foram muito importantes.

À minha mãe que lá do céu continua a zelar por mim e por meu filho. Você é a melhor mãe que alguém poderia ter.

Ao meu filho, fonte de alegria e orgulho, pela paciência e abnegação nas diversas noites em que não pudemos desfrutar da companhia um do outro. A mãe te ama.

Ao meu segundo anjo da guarda, namorado, companheiro e amigo Cristiano, pelo apoio, zelo, motivação e paciência em ter sempre a companheira ausente. Você é um homem em mil.

À todas as pessoas que direta ou indiretamente auxiliaram na minha formação o meu muito obrigada.

                                                                             “A natureza achará uma solução para a poluição causada pela civilização. A questão que

permanece é se os seres huma-

nos estão incluídos ou não”

                                                                                                           Mikail Gorbachev.

RESUMO

A poluição atmosférica, cada vez mais presente nos centros urbanos, passou a ser motivo de preocupação em decorrência dos efeitos nocivos que a mesma pode causar aos seres vivos. O biomonitoramento é uma ferramenta importante na avaliação da qualidade do ar atmosférico, sendo seu uso eficaz, rápido, prático e de baixo custo. Dentre as espécies utilizadas no biomonitoramento, temos a espécie vegetal Tradescantia pallida cv. purpúrea (Rose) D.R. Hunt. Através do Teste do Micronúcleo verificamos a presença de efeitos genotóxicos. Este bioensaio se baseia na formação de micronúcleos resultantes da quebra cromossômica ocorrida durante a meiose das células-mãe do grão de pólen encontrado nas inflorescências de Tradescantia pallida. Este teste foi utilizado para qualificar o potencial mutagênico presente na atmosfera em dois locais distintos: o primeiro local foi a Praça Padre Eustáquio próximo à antiga rodoviária municipal, ponto de acesso para a saída do município, indo em direção à cidade de São Gotardo, o segundo local foi a Praça Santa Cruz, ponto central da cidade, por onde transitam vários veículos durante toda a semana. Para o controle negativo foram expostos vasos contendo a espécie T.pallida em um bairro residencial, afastado do centro da cidade, com baixo fluxo veicular e ausência de indústrias nas proximidades. Durante o período de cinco meses, a cada mês de exposição as inflorescências foram coletadas e fixadas por 24h em Solução Carnoy. Após esse período foram armazenadas em etanol 70% sob refrigeração até o momento da montagem das lâminas. As inflorescências foram submetidas à maceração juntamente com o corante carmim acético e, posteriormente, foi quantificado o número de micronúcleos em 300 tétrades para cada lâmina. Foram confeccionadas  9 lâminas mensais, sendo 3 de cada local de estudo, ao longo dos cinco meses de avaliação. As respectivas médias e desvio padrão encontrados foram: Ponto 1 (2,31±1,19) , Ponto 2 (1,13±0,45) e Controle (0,73±0,51). Através do teste de Tukey, foi possível encontrar uma diferença estatisticamente significativa entre o Ponto 1 e o Controle (p< 0,05), indicando a presença de agentes genotóxicos na atmosfera local e demonstrando a eficiência do bioinsaio de Micronúcleo em Tradescantia( Trad- MCN). O presente estudo contribuiu para mostrar a importância do biomonitoramento da qualidade do ar no município de Ibiá-MG e propõem a busca de medidas alternativas para minimizar os efeitos da poluição nos pontos de amostragem. O presente estudo contribuiu para mostrar a importância do biomonitoramento da qualidade do ar no município de Ibiá-MG e propõem a busca de medidas alternativas para minimizar os efeitos da poluição nos pontos de amostragem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.1 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com