TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONITORAMENTO DE SERVIDORES UTILIZANDO A FERRAMENTA ZABBIX

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.278 Palavras (14 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 14

MONITORAMENTO DE SERVIDORES UTILIZANDO A FERRAMENTA ZABBIX

 

 

 

RESUMO

Monitorar é estar atento a tudo que acontece dentro de uma rede de computadores obtendo assim um nível elevado de segurança, logo, com o monitoramento dos servidores o desempenho e as atividades realizadas serão mais seguras e eficazes, diminuindo os problemas e melhorando a performance do sistema. Diante disso torna-se essencial que haja o monitoramento destes equipamentos principalmente se tratando de servidores, pois são neles onde estão armazenados boa parte dos dados da rede, para isso pode ser utilizado programas de monitoramento. O software Zabbix é uma ferramenta gratuita e open source (possui código fonte aberto podendo assim ser alterado), na qual oferece recursos diversos como gráficos, mapas e relatórios, tornando o monitoramento indispensável quando se refere a analises que esta ferramenta possibilita.

Palavras chave: Monitoramento, Servidores, Zabbix

ABSTRACT

Monitor is to be regardful to everything that happens within a computer network thereby obtaining a high level of security, so with monitoring server performance and accomplishment activities will be safer and more effective, decreasing the problems and improving system performance. Therefore, it becomes essential that the monitoring of these equipment principally when we talk about web server, because is in them where they are stored much of the network data, thereunto can be used for monitoring programs. Zabbix software is a free tool and open source (it has open source code and thus can be changed), which offers several features such as graphs, charts and reports, making the necessary monitoring when refers to analysis that this tool provides .

Keywords: Monitoring, Web Server, Zabbix

1        INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo é apresentar o software Zabbix como ferramenta essencial no monitoramento de servidores, abordando seus benefícios, diferenciais e as possíveis melhorias que sua utilização poderá trazer no processo de gerenciamento.

Com o crescimento das redes dentro das corporações a utilização dos servidores para armazenamento e compartilhamento de dados passou a ser essencial para um melhor desempenho, surgiu assim necessidade de monitorar para que, pudessem diagnosticar e prevenir possíveis problemas.

Para fazer o controle destes servidores podem ser utilizados softwares de monitoramento como uma ferramenta. O “Zabbix é uma ferramenta moderna, Open Source e multi plataforma, livre de custos de licenciamento, pois sua licença é GPLv2. ” (Horst, Pires e Déo, 2015, p. 19).

Para a instalação do Zabbix é necessário que se tenha os arquivos fontes (baixados do site oficial Zabbix SIA) e possuir alguns requisitos obrigatórios para o funcionamento do software e hardware.

As principais funcionalidades do Zabbix são: coletar, armazenar, gerenciar, alertar e visualizar dados. Sua interface gráfica baseada na web facilita o manuseio de todos estes recursos.

Para ter acesso ao sistema de gerenciamento é necessário que o usuário esteja cadastrado no sistema. “Este controle permite uma melhor distribuição de ações que um usuário ou um grupo pode ter ou não ter. Por exemplo pode-se separar os usuários que são administradores do Zabbix, operadores de rede, gerente de redes etc.” (Lima, 2014 p. 87). Com este direcionamento de funções o sistema se torna mais seguro.

O software de monitoramento Zabbix também conta com muitas outras vantagens que o torna uma ferramenta com um alto potencial, além da segurança podem ser emitidos triggers[1] caso ocorra problemas em um determinado host. Podem ser visualizados também gráficos, relatórios e mapas.

        “ É indispensável monitorarmos através dos gráficos disponíveis nos templates para sabermos se o Zabbix precisa de algum ajuste na configuração dos arquivos. ” (Lima, 2014, p. 162).

         Com a utilização do Zabbix os administradores sempre saberão como está a saúde dos equipamentos e funcionamento de seus servidores e de sua rede.

Este artigo tem como base uma metodologia exploratória, sendo embasado por materiais e pesquisas bibliográficas a livros, revistas, artigos e internet a fim de obter fundamentação científica para seu desenvolvimento.

2        MONITORAMENTO

As empresas começaram a aderir as redes de computadores com o intuito de compartilhar recursos e documentos, com o avanço da tecnologia surgiram as necessidades de implantar mais recursos e maquinas, garantindo a qualidade do serviço.

“De nada adianta ter uma rede 100% operacional se o que mais interessa aos clientes são os serviços que funcionam através dela” (LIMA, 2014, p. 3).

Para que a rede funcione corretamente deve haver um monitoramento em tempo real, onde o administrador pode ver tudo que está acontecendo no momento exato ou de tempos em tempos, como por exemplo, a cada trinta minutos.

Monitoramento é o ato de observar o que está acontecendo e sempre estar atendo às informações e aspectos do que se monitora. Esta ação pode ser utilizada para algumas tomadas de decisões.

Monitorar é muito importante tanto para a segurança da rede quanto para prevenções de problemas como sobrecargas, indisponibilidade de recursos e possíveis falhas que podem ser diagnosticadas.

Com monitoramento o administrador tem o controle centralizado de toda a rede podendo tomar decisões acertadas caso necessário.

“Administrar não é instalar e configurar, administrar é cuidar para que a rede continue funcionando e atendendo as necessidades da organização, atuais e futuras. ”                         (THOMPSON, 2012, p. 329).

Os administradores juntamente com toda equipe responsável, das empresas onde são utilizadas diversas máquinas, devem realizar um levantamento do que seria necessário monitorar, dando ênfase aos departamentos prioritários, ou seja, que não podem parar de funcionar.

“As empresas cada vez mais dependem das redes para manter seus negócios. Se dependem delas, dependem também do profissional que presta manutenção para que a rede continue funcionando. ” (THOMPSON, 2012, p. 330).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com