TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio De Tração

Pesquisas Acadêmicas: Ensaio De Tração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2012  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  1.773 Visualizações

Página 1 de 2

ENSAIO DE TRAÇÃO

Em um ensaio de tração, um corpo de prova ou provete é submetido a um esforço que tende a alongá-lo ou esticá-lo até à ruptura. Geralmente, o ensaio é realizado num corpo de prova de formas e dimensões padronizadas, para que os resultados obtidos possam ser comparados ou, se necessário, reproduzidos. Este é fixado numa máquina de ensaios que aplica esforços crescentes na sua direção axial, sendo medidas as deformações correspondentes. Os esforços ou cargas são mensurados na própria máquina, e, normalmente, o ensaio ocorre até a ruptura do material (ensaio destrutivo).

Para o Ensaio de Tração realizado no laboratório, foi utilizada uma máquina Emic MUE 100.

Processo de Deformação Ensaio de tração.

Para descrever o Processo de Deformação do Ensaio de tração vamos analisar o gráfico abaixo:

Diagrama tensão-deformação

1. Tensão máxima de tração

2. Limite de escoamento

3. Tensão limite de proporcionalidade

4. Ruptura

5. Deformação

Limite de Proporcionalidade

A lei de Hooke só vale até um determinado valor de Tensão, representado pelo gráfico pelo número 3.

DEFORMAÇÃO ELÁSTICA

As deformações elásticas não são permanentes, ou seja, quando a carga é removida, o corpo retorna ao seu formato original. No entanto, a curva tensão-deformação não é sempre linear, como por exemplo, no ferro fundido cinzento, concreto e polímeros.

Até este ponto, assume-se que a deformação elástica é independente do tempo, ou seja, quando uma carga é aplicada, a deformação elástica permanece constante durante o período em que a carga é mantida constante. Também é assumido que após a remoção da carga, a deformação é totalmente recuperada, ou seja, a deformação imediatamente retorna para o valor zero.

DEFORMAÇÃO PLÁSTICA

Acima de uma certa tensão, os materiais começam a se deformar plasticamente, ou seja, ocorrem deformações permanentes. O ponto na qual estas deformações permanentes começam a se tornar significativas é chamado de limite de escoamento.

LIMITE DE RESISTÊNCIA À TRAÇÃO

Durante a deformação plástica, a tensão necessária para continuar a deformar um metal aumenta até um ponto máximo, chamado de limite de resistência à tração, na qual a tensão é a máxima na curva tensão-deformação de engenharia. Isto corresponde a maior tensão que o material pode resistir;

TENSÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com