TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CICLO DO CARBONO

Por:   •  2/10/2018  •  Seminário  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Há cerca de 150 anos, o médico Inglês Nathaniel Ward resolveu colocar algumas pupas de borboletas junto a um pouco de terra, dentro de uma caixa de vidro fechada para observar a metamorfose desses insetos. Mas, para sua surpresa, o que ele observou foi o desenvolvimento de esporos e sementes, dando origem a plantas que sobreviveram naquele local, mesmo sem qualquer cuidado de sua parte. A partir deste incidente, a manutenção de espécies em recipientes fechados popularizou-se e, atualmente, esse sistema natural em escala reduzida é chamado de terrário.

CICLO DA ÁGUA

A água é um elemento natural que está em constante movimento, por conta da força gravitacional da terra e da energia do sol. Essa dinâmica constitui o que se convencionou chamar de ciclo da água. Para ocorre o clico da agua quando o aquecimento da superfície terrestre faz com que as aguas sejam transportadas á atmosfera em forma de vapor de agua. Na atmosfera, a agua em formato gasoso se resfria e condessa, por conta das menores temperaturas, transformando-se em nuvens. Após a formação das nuvens, por conta da gravidade terrestre, ocorre a precipitação desta agua, a qual pode se constituir em neve, granizo, geada ou chuva, que é o tipo de precipitação mais comum. Essa precipitação acontece sobre os continentes e oceanos. Quando a agua precipita, parte dela é absorvida pelas plantas, as quais retêm agua em suas raízes ou folhas. Outra parte infiltra nos solos, encharcando-os momentaneamente. No entanto, essa agua precipitada, voltara a se transformar em vapor de agua, através da evapotranspiração (perdem agua pelas folhas) das plantas e evaporação dos solos, lagos, pântanos e rios. Esse processo de evaporação e precipitação ocorre constantemente em todos os locais do mundo.

CICLO DO CARBONO

A fotossíntese e a respiração são os dois processos que regulam o ciclo do carbono. Ele acontece da seguinte forma: as plantas terrestres utilizam o dióxido de carbono presente no ar para a fotossíntese e as aquáticas utilizam os carbonatos que estão dissolvidos na água. Pela fotossíntese, o carbono do ambiente é incorporado em moléculas orgânicas e passam a fazer parte da constituição da planta. Os herbívoros, ao se alimentarem dos vegetais, acabam incorporando o carbono fixado pelas plantas das quais eles se alimentaram. O carbono vai passando pela cadeia alimentar até que é liberado novamente na atmosfera ou na água pela quebra dessas moléculas orgânicas que guardam energia, num processo chamado de respiração.

Pode-se observar o ciclo do carbono em um terrário fechado pela diminuição do volume do ar nele presente. Isso é notado quando o plástico que recobre o recipiente afunda ou abaixa. Esse é um sinal que o dióxido de carbono presente no ar contido no recipiente foi incorporado às plantas que fizeram fotossíntese e estão utilizando-o para crescer, pois não liberaram quantidade equivalente de dióxido de carbono proveniente da sua respiração.

O ciclo do carbono também pode ser percebido pela decomposição da matéria orgânica (folhas secas, animais mortos) presente no terrário. Animais detritívoros, como minhocas e insetos, e os decompositores, como bactérias e fungos, são os responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, restituindo assim o carbono à terra. Mas para observar a decomposição da matéria orgânica é preciso muita paciência e muito tempo de observação.

TRANSPORTE DE ÁGUA

A água move-se através dos solos na maior parte das vezes por fluxo de massa, governado por um gradiente de pressão.

A medida que as plantas absorvem água do solo, elas o esgotam de água junto a superficie das raizes. Esse esgotamento reduz a pressão hidroestática da água próximo a superficíe das raízes e estabelece um gradiente de pressão em relação as regiões vizinhas do solo. Uma vez que o espaço poroso e preechida com água, interconectam-se com o solo, a água move-se em direção à superfície das raízes por fluxo de maasa através desses canais, obecendo um gradiente de pressão.

No solo, a água é conduzida predominantemente por transporte de massa, entretanto, quando ela entra em contato com a superfície da raíz, a natureza do transporte torna-se mais complexa. Existem três rotas pelas quais a água pode fluir:

• Apoplastica: É o sistema continuo de paredes celulares onde a água se move sem atravessar qualquer membrana a medida que ela se desloca ao longo do parênquima cortical da raíz;

• Simplastica: A água se desloca atraves do parênquima cortical, passando de uma célula para a próxima via plasmodesmos, aqui a força relevante do fluxo de massa é o gradiente na pressão hidrostática;

• Transmembranar: Entra pela célula por um lado e sai por outro, atravessando a membrana, a força propulsora relevante é o gradiente de potêncial hidríco total;

Na maioria das plantas, o xilema constituí a parte mais longa da rota de transporte, comparado com o movimento de água através de camadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com