TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo do Nitrogênio

Por:   •  26/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Ciclo do nitrogênio

O nitrogênio é um elemento químico que é representado pelo símbolo N, em temperatura ambiente se encontra no estado gasoso e está presente em 78% da atmosfera da terra, mas apesar disso, a maioria dos organismos é incapaz de utiliza-lo, entre os organismos capazes de utilizar esse nitrogênio, estão alguns tipos de bactérias.

O ciclo do nitrogênio permite a circulação dele entre os seres vivos e o ambiente físico, ele pode ser dividido em etapas, sendo elas: Fixação, amonificação, Nitrificação e Desnitrificação.

- Fixação: Consiste na transformação do nitrogênio no estado gasoso em amônia (NH3). Esse trabalho é realizado por bactérias denominadas fixadoras, que pertencem principalmente ao gênero Rhizobium, que formam nódulos na região cortical das raízes de plantas leguminosas, como feijão, soja e ervilha e extraem o nitrogênio da atmosfera transformando-o em amônia.  As bactérias do gênero Rhizobium não são as únicas capazes de realizar este processo as bactérias dos gêneros Azotobacter e Clostridium e certas cianobactérias também são capazes de fazer a fixação.

Outra forma de fixação é através de fenômenos físicos como relâmpagos, onde estes transformam o nitrogênio em amônia, porém neste processo a quantidade de amônia produzida é muito menor.

- Amonificação: Neste processo também há a formação de amônia, só que dessa vez, ela ocorre pela através da atuação dos fungos, bactérias e alguns protozoários (decompositores) na decomposição das proteínas e outros resíduos nitrogenados, contidos na matéria orgânica morta e nas excretas, como por exemplo a ureia, que é um dos resíduos do metabolismo dos animais (eliminada pela urina) que é transformada em amônia por bactérias do solo. Essa amônia se mistura com a água do solo e forma o hidróxido de amônio (NH4OH), que se ioniza e produz o íon amônio (NH4+) e a hidroxila (OH-).

- Nitrificação: É a etapa em que a amônia é transformada em nitrato. Isto ocorre primeiramente pela atuação de bactérias como as Nitrosomonas e Nitrosococus que convertem a amônia somada a oxigênio em nitrito (NO2-), e em seguida o nitrito somado a oxigênio é convertido em nitrato (NO3-) por bactérias Nitrobacter. 

O nitrato liberado pode ser absorvido, utilizado pelas plantas e convertido em compostos orgânicos, que podem servir de alimento para animais, sendo assim, o nitrogênio é introduzido na cadeia alimentar.

-Desnitrificação: É a etapa final do ciclo, onde bactérias como a Pseudomonas denitrificans transformam o nitrato em nitrogênio gasoso e o devolve para a atmosfera para que o ciclo se reinicie

A imagem a seguir é uma ilustração do ciclo do nitrogênio:

[pic 1]

Existem técnicas que são utilizadas quando o solo não possui compostos nitrogenados suficientes para as plantas, como a rotação de culturas que consiste no revezamento da plantação de plantas que consomem e repõem o nitrogênio, a adubação verde que é a pratica de usar restos de leguminosas para auxiliar fornecendo nitrogênio e o uso de fertilizantes, cujo o papel é introduzir nitratos e amônios no solo, auxiliando no ciclo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (53.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com