TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

´´ O ENSINO DA PINTURA NO BRASIL DE HOJE ´´

Ensaios: ´´ O ENSINO DA PINTURA NO BRASIL DE HOJE ´´. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  1.270 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO – LICENCIATURA EM ARTES

DICIPLINA-TÉCNICAS EXPRESSIVAS EM PINTURA

PROFESSOR-MARIALBA RITA MARETTI

´´ O ENSINO DA PINTURA NO BRASIL DE HOJE ´´

ALUNA-LUCIANE ANGELICA JUNQUEIRA DE LIMA

RA -1103825

INICIO DO PROJÉTO 05/10/2012

TÉRMINO 17/10/2012

COXIM – MS

Introdução.

A definição de pintura, segundo o dicionário é basicamente, a ação de pintar ou a arte de pintar, porem na prática deste projeto fui um pouco a fundo desta arte na educação , e como é ensinada nas escolas e ateliês , para observarmos quais as diferença entre elas.

Objetivo

*Este estagio tem como objetivo de presenciar a vivencia acadêmica em escolas e ateliês afim de observar as técnicas de pintura utilizadas nos planejamentos.

*Refletir sobre o contesto do ensino destas técnicas no contexto educacional

Desenvolvimento

Acompanhei durante uma semana algumas aulas de artes, na escola Estadual Silvio Ferreira , na cidade de Coxim , no Nível Fundamental, com estudantes da segunda , terceira e quarta série, e também acompanhei aulas de pintura em tela , num ateliê, Toque de Arte, na mesma cidade.

As aulas de artes na escola estadual são em geral muito superficiais , acompanhei varias salas , com a professora Aline dos Santos que é formada em Artes, e leciona á 12 anos , nesta escola .

As técnicas de pintura são releituras , de quadros famosos, e a professora apresenta sempre um explicação sobre a mistura das cores, sobre a luz , as cores primarias e secundarias, misturas e texturas . Geralmente o material utilizado é a tinta guache , pinceis , água , papel . e tecido para limpeza. As aulas acontecen dentro da sala de aula , também são feitas muitas pinturas com lápis de cor, e giz de cera.Todo este material é disponibilisado pelo governo , facilitando muito pois aqui a realidades, é de muitos estudantes carentes, geralmente são temas livres, ou de uma cartilha de Artes.Por serem em sala de aula nada apropriada, pois não tem torneira, o suporte de água é um copinho descartável , que geralmente cai , molhando o material da criança, os professores dificilmente se arriscam com estas aulas

Conclusão

Dançar não é privilegio de alguns, mas excelente método capaz de auxiliar na formação pedagógica e de desenvolver em seus praticantes uma consciência corporal enquanto sujeito transformador do tempo e do espaço.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com