TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo da Biologia

Por:   •  21/8/2020  •  Monografia  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

  O Estudo da Biologia [pic 1]

  A biologia se baseia em fatos comprovados, por isso busca explicar os fenômenos naturais, utilizando os métodos científicos. Os pesquisadores partem de observações criteriosas da natureza, muitas vezes lançando mão dos mais variados instrumentos. As informações obtidas são analisadas e interpretadas, dando condições ao cientista de formular hipóteses cientificas. Uma vez formulada as hipóteses, ela é submetida a testes. Caso as previsões se confirme positivamente, a hipótese é aceita e passa a ser considerada uma explicação cientifica.

  • Origem da vida

A partir do século XV111, os avanços científicos permitiram discussões sobre a origem da vida na Terra, como Abiogênese e Biogênese.

ABIOGÊNESE

Também conhecida com Teoria da Geração Espontânea, essa teoria assume que todos os organismos vivos podem surgir de repente, a partir de qualquer matéria não viva..   

 [pic 2]  A teoria da geração espontânea foi refutada por experimentos conduzidos por Francisco Redi, Spallanzani e foi totalmente reprovada com o experimento de Louis Pasteur em 1864.

BIOGÊNESE

Afirma que os seres vivos surgem de outros seres vivos, não podendo ser gerados espontaneamente, graças ao experimento de Louis Pasteur.

[pic 3]

Pasteur concluiu que “não há nenhuma força vital no ar e que organismos não surgem por geração espontânea”. O experimento desse cientista foi tão significativo que fechou as portas para a credibilidade da abiogênese.

Criacionismo X Panspermia

Criacionismo é a teoria que diz que todos os seres vivos surgiram na Terra por meio de uma criação divina. Segundo essa ideia, Deus criou todos os seres vivos, incluindo os seres humanos, como está relatado na Bíblia..

Panspermia é uma hipótese que afirma que a vida no planeta pode ter sido iniciada com base em partículas da vida que chegaram á Terra através do espaço.

Evolução Química

Essa teoria foi proposta por Thomas Huxley e Aleksand Oparin. Segundo eles, a vida é resultado de um processo de revolução química em que compostos inorgânicos se combinaram aleatoriamente e originaram moléculas orgânicas simples. Essas moléculas reagiram entre si e formaram moléculas mais complexas, que acabaram originando os primeiros seres vivos, estruturas com metabolismo e capazes de se autoduplicar. 

Terra Primitiva

A terra primitiva era um planeta instável e turbulento: sua temperatura era alta e capaz de fundir as rochas superficiais; constantemente sua superfície era bombardeada por asteroides que se chocavam e contribuíam para o aumento da temperatura e da massa do planeta.

A água trazida pelos corpos celestes evaporava em consequência do impacto e acumulava-se como vapor na atmosfera. Com o passar do tempo, a superfície terrestre começou a esfriar e água líquida se acumulou nas depressões da crosta terrestre, formando áreas precursoras dos oceanos. Para Oparin, a primeira atmosfera terrestre era constituída por grande quantidade de vapor de água, dióxido de carbono, monóxido de carbono, nitrogênio, metano e amoníaco. Todo esse material foi, com o tempo, carregado para o mar primitivo, onde formaram aglomerados chamados coacervados.

Os primeiros seres vivos só surgiram quando os coacervados adquiriram a capacidade de produzir seus próprios componentes, podendo crescer e se reproduzir.

Experimento de Miller

A experiência de Miller e Urey foi uma experiência concebida para testar a hipótese de Oparin e Haldane sobre a origem da vida. Segundo o experimento, as condições na Terra primitiva favoreciam a ocorrência de reações químicas que transformavam compostos inorgânicos em compostos orgânicos precursores da vida.       [pic 4]

Hipóteses

HIPÓTESE HETEROTRÓFICA

Essas células heterotróficas eram alimentadas com o material orgânico existente no mar primitivo. Esses processos, provavelmente fermentativos, liberavam dióxido de carbono para a atmosfera, permitindo a evolução de células autotróficas fotossintéticas, que poderiam usar luz e  para produzir seus próprios alimentos.[pic 5]

HIPÓTESE AUTOTRÓFICA

  É a hipótese mais aceita sobre o modo de nutrição dos primeiros seres vivos. Seus argumentos defendem que na Terra primitiva não haveria alimento para manter a multiplicação dos primeiros seres vivos até o início da fotossíntese. Assim, esses seres primitivos, produziam seu próprio alimento.

  HIPÓTESE ENDOSSIMBIÔTICA

Segundo essa hipótese, os organoides que compõem as células eucarióticas, surgiu como consequência de uma associação estável entre um procarionte unicelular aeróbio que viveu em simbiose dentro de outro organismo, também unicelular, no entanto eucarionte.  

  • Características dos seres vivos

Todos os seres vivos apresentam semelhanças que, podem ser apresentadas resumidamente como:

Composição química

É formado por substâncias inorgânicas, representadas pela água e sais minerais e por substâncias orgânicas que são glicídios, proteínas, lipídeos, vitaminas e os ácidos nucleicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (207.2 Kb)   docx (663.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com