TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício Biologia Molecular

Por:   •  4/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Mutação pontual refere-se à alteração de um único par de bases do DNA ou de um pequeno número de pares de bases adjacentes. Os dois principais tipos são substituições de bases e inserções ou deleções. As substituições de bases são mutações nas quais um par de bases é substituído por outro. Podem ser divididas em dois subtipos: transições e transversões. Uma transição é a substituição de uma base por outra da mesma categoria química. Uma purina é substituída por outra purina (A por G ou G por A) ou uma pirimidina é substituída por outra pirimidina (C por T ou T por C). Uma transversão é a substituição de uma base de uma categoria química por uma base de outra categoria. Tanto uma pirimidina é substituída por uma purina (C por A, C por G, T por A ou T por G) quanto uma purina é substituída por uma pirimidina (A por C, A por T, G por C ou G por T). As mutações de inserção ou deleção são, na verdade, inserções ou deleções de pares de nucleotídeos. No entanto, por convenção consideram-se inserções ou deleções de pares de bases, podendo haver adição ou perda de um único par de bases ou até mesmo de múltiplos pares de bases simultaneamente.

2 - Nessas mutações, um aminoácido pode ser substituído por um aminoácido quimicamente diferente, pois sua cadeia lateral é modificada, provocando uma alteração de codificação nos aminoácidos que estão próximos ao aminoácido afetado. Por exemplo, a anemia falciforme ocorre quando há uma modificação no arranjo da hemoglobina, com a alteração do aminoácido GAG (que codifica a glutamina) para GTG (que codifica a valina) na sua cadeia lateral.

3 - A epigenética refere-se aos fenótipos e processos que são transmitidos para outras células e às vezes, a futuras gerações, mas não são o resultado das diferenças na sequência de bases do DNA. Os efeitos epigenéticos são causados por mudanças na expressão gênica resultantes de alterações à estrutura de cromatina ou outros aspectos da estrutura do DNA, como a metilação do DNA.

epi significa sobre ou acima. Sendo assim, a epigenética explora os mecanismos de controle da expressão que estão acima do genoma.

Mecanismos da epigenética:

Metilação do DNA: A metilação do DNA ocorre principalmente nas bases citosina, as quais são convertidas em 5-metilcitosina pelas enzimas DNA-metiltransferases. A metilação geralmente ocorre em regiões chamadas ilhas CpG, onde citosinas metiladas estão adjacentes a guaninas, no sentido 5'-3', em uma mesma fita, resultando em duas citosinas metiladas localizadas diagonalmente uma à outra, uma em cada fita de DNA. A localização da metilação na sequência de um gene influencia o controle de sua expressão. Por exemplo, a metilação em região promotora da transcrição bloqueia a transcrição e, portanto, reprime a expressão do gene. Já a metilação no corpo do gene não tem esse efeito e, em alguns casos, pode até estimular a transcrição e ter efeito na recomposição do RNA mensageiro daquele gene. Além disso, a metilação é herdavel  ao longo das gerações de uma célula, visto que na replicação semiconservativa as células-mães impõem o padrão de metilação para as células-filhas.

Remodelamento da cromatina: Um modo de alterar a estrutura da cromatina pode ser simplesmente mover o octâmero de histonas ao longo do DNA. Sendo assim, as regiões do DNA que estão enroladas nos nucleossomos podem ser alteradas de célula para célula e ao longo do ciclo de vida de um organismo. A alteração da posição do nucleossomo é chamada remodelagem da cromatina e é uma parte integral da expressão gênica eucariótica.

Modificação covalente de histonas: As histonas estão organizadas no cerne do octâmero, com algumas de suas extremidades aminoterminais realizando contatos eletrostáticos com o esqueleto de fosfato do DNA circundante. Essas extremidades em protusão são denominadas caudas de histonas. Resíduos de aminoácidos básicos específicos (lisina e arginina) nas caudas de histonas podem ser modificados de modo covalente por meio da ligação de grupos acetil e metil. A modificação covalente das caudas de histonas contribui para um código de histonas, onde a informação é armazenada nos padrões de modificação de histonas, em vez de na sequência de nucleotídeos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com