TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício Doença Nutricional

Por:   •  8/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.915 Palavras (8 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI

SAÚDE E CIDADANIA

 

ROTEIRO

Atividade Avaliativa

Processo de Territorialização em Saúde

A atividade avaliativa consistirá na (1) elaboração individual de um mapa inteligente do seu território em saúde e da (2) escrita em equipe de uma reflexão comparativa entre os mapas dos membros do grupo multidisciplinar formado nesta I Unidade. Cada discente deverá enviar, via Tarefa no SIGAA, seu mapa individual, e um dos membros da sua equipe deverá enviar a Síntese comparativa com os nomes de todos noutra Tarefa aberta.


Abaixo fornecemos orientações gerais sobre a realização do trabalho.

MAPA INTELIGENTE:

A partir das nossas discussões e atividades realizadas nesta I Unidade, vocês podem agora apresentar um mapa inteligente de seu território em saúde, do bairro em que você mora. O que existe no seu território:  ruas, casas, prefeitura, escolas, serviços de saúde, feira, comércio, igrejas, correio, os rios, pontes, córregos, associação de moradores, associações culturais, grupos sociais, centros sociais e outros equipamentos sociais importantes. Você identifica, também, as residências das famílias, os principais arranjos familiares e os principais problemas de saúde, sociais e ambientais do seu território. Para tanto, vocês poderão: a) entrar em contato com o Agente Comunitário de Saúde da sua microárea; b) pesquisar informações sobre o território em sites oficiais (IBGE, SIAB/DATASUS, sites da prefeitura e secretárias de saúde, dentre outros); c) consultar informações no Conselho Municipal de Saúde; d) conversar com membros de associação de bairro e moradores mais antigos; e) consultar e conversar com os profissionais de saúde. É de fundamental importância que esses contatos e diálogos sejam desenvolvidos à distância (webconferências, vídeo-chamadas, ligações telefônicas, emai etc)

Façam um mapa, individualmente, do seu território em saúde, mas discutam com seu grupo multidisciplinares da SACI as reflexões, as angústias dessa construção, os achados do levantamento.

SÍNTESE COMPARATIVA:

Após a elaboração de todos os mapas individualmente, a equipe deve voltar se reunir para pensar e discutir as similaridades e diferenças entre os territórios mapeados. Considerem nesta reflexão dois momentos: 1) Relatem as dificuldades e facilidades no levantamento das informações, como entraram em contato com agentes dos territórios, isto é, como foi a experiência de realização da atividade. Esta parte chamem de “Reflexão metodológica”. 2) Discutam acerca de quais foram as diferenças identificadas entre os territórios em saúde, procurando elencar as ausências e ou a força de instituições, de mobilização em saúde (conselhos de moradores, conselho de saúde etc.), equipamentos sociais, abrangência geográfica, entre outros, isto é, segundo o reconhecimento feito para construir os mapas. Esta é uma parte de síntese analítica, na qual a equipe deve pensar sobre os territórios conjuntamente. Chamem essa parte de “Reflexão comparativa”. A síntese comparativa deve ter, no mínimo, 2 laudas, e no máximo, 4 laudas.

Esta síntese deve ser enviada apenas por um membro do grupo, contendo os nomes dos/das discentes que participaram da construção.

ROTEIROS DE APOIO

Para auxiliar nesta construção do mapa território e da síntese comparativa, seguem abaixo roteiros de perguntas/questões para orientarem nesta construção. O roteiro pode ser modificado, conforme as estratégias que vocês adotarão.

ROTEIRO BÁSICO: “Diagnóstico situacional em saúde”

1. Observação do território

A observação do território é o primeiro momento de reconhecimento de si e do outro, em espaço de vida onde o setor saúde pretende desenvolver ações de promoção, proteção e reabilitação. Essas ações pressupõem diálogo, compartilhamento e vínculo entre os sujeitos que interagem no território (comunidade e trabalhadores de saúde) na perspectiva de contribuir para a produção social do “projeto de felicidade” dos sujeitos. Assim, a territorialização, quando utilizada como estratégia de ensino-aprendizagem, caracteriza-se como exercício pedagógico de caráter investigativo para conhecer os modos de viver, adoecer e morrer de dada população. Nesse sentido, é importante observar o lugar onde vamos desenvolver nossas práticas, registrando informações sobre os aspectos socioculturais, ambientais e sanitário do território, as quais nos ajudam a refletir, contextualizar, definir diagnóstico situacional em saúde da comunidade. 

OBS.: Antes de iniciar a exploração do território em saúde, informe-se com as/os Agentes Comunitário de Saúde se na UBS há mapa do território em saúde. 

1.1. Registre e/ou observe os aspectos sociais, ambientais e sanitários do território:

        1.1.1. Panorâmica do território. Observe de um ponto mais alto da Unidade Básica de Saúde (UBS) e/ou outros serviços de saúde utilizados pela população no território em estudo. Em caso de fotografia, busque registrar imagem que permita uma visualização da UBS e equipamento urbanos e sua inserção no entorno. 

        1.1.2. Principais Equipamentos Sociais da Comunidade – igrejas cristãs, terreiros afro-brasileiros, centros espíritas, escolas, creches, associações de bairro, clubes, espaços de lazer, estações de transporte público, hospitais, instituições públicas e espaços de alternativas populares de cuidado em saúde (Rezadeira, parteira, benzedeira) etc. Em caso de fotografia, busque registrar imagem panorâmica que registre o espaço e o fluxo de pessoas (sem a identificação dos sujeitos).

        1.1.3 Espaços produtivos de interesse para a Vigilância em saúde – ferros-velhos, borracharias, depósitos, grandes mercados, plantações, locais de extração mineral, etc. Em caso de fotografia, registrar imagem do aspecto geral e/ou closes de situações de risco (água parada, lixo, restos de processo industrial, uso de agrotóxico, poluição do ar, da água, etc).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (769.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com