TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Método de Hoffman

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  1.198 Visualizações

Página 1 de 2

Método de Hoffman

  1. INTRODUÇÃO

     

   No dia 24 de agosto de 2014 no laboratório de biologia da UFMA, foi realizada mais uma aula prática de Parasitologia sob a orientação da professora Mery Jouse e pelo técnico Farias, onde foram realizados experimentos utilizando o método de Hoffman (Método de Sedimentação Espontânea) que é um tipo de exame parasitológico de fezes.

Este método detecta a presença de ovos nas fezes, é possível verificar a presença de cistos de protozoários e larvas de helmintos.

  1. OBJETIVOS

Verificar possíveis parasitas de fezes humanas e de cão.

  1. Material e Métodos

    3.1 Materiais:

Amostra de fezes, água, copo descartável e palito para dissolver a amostra de fezes, Compressas de gaze cirúrgicas, cálice, pipeta de plástico, lâmina e lamínulas, microscópio, coador de plástico pequeno.

  1. Métodos

Foram colocado aproximadamente 2g da amostra de fezes para ser diluída em um pouco de água, de maneira gradativa para que se transforme numa solução homogênea.

         Após a diluição, a solução é coada em um coador de plástico pequeno e gaze cirúrgica num cálice cônico com capacidade para 200 ml. Em seguida, completa-se o volume do cálice com mais água, foram observado uma solução turva devido à presença de sedimentos e fragmentos em suspensão.

Após esses procedimentos deixa-se a solução cerca de 20 minutos em repouso, para que haja a sedimentação dos fragmentos. Após a verificação do sedimento concentrado no fundo do cálice, despreza-se o líquido sobrenadante e o cálice é cheio de água novamente. E assim sucessivamente, até que o sobrenadante esteja totalmente claro. (foram realizadas 2 trocas de água).

Para a observação da amostra, parte do sobrenadante é desprezado, e com a pipeta de plástico aspira-se uma pequena amostra do sedimento no fundo do cálice que é colocada na lâmina e por cima, a lamínula para facilitar a visualização da amostra.

  1. Resultados e discussão

     A primeira amostra foi feita com fezes humanas, sendo que a segunda amostra foi de uma junção das fezes humanas com a de cão. Foram encontrados Nematódeos das espécies Ascaris lumbricoides e Ovo de Trichurus trichura e Protozoários da espécie Entamoeba coli.

[pic 1]

Fig.1- Ascaris lumbricoides

[pic 2]

Fig.2-Entamoeba coli

[pic 3]

Fig.3- Ovo de Trichurus trichura

5. Conclusão

      A Atividade realizada no laboratório de Biologia da UFMA permitiu uma melhor compreensão sobre os fundamentos da parasitologia, aprendemos na teoria e na pratica sobre o método de Hoffman que serve para a identificação de parasitas. Foram possível Obter através do método conhecimento sobre parasitas, protozoários e nematódeos, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (198.7 Kb)   docx (812.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com