TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Otto Wagner, Joseph Maria Olbrich, Joseph Hoffman, Adolf Loos, Hendrik Petrus Berlage na Art Nouveau

Por:   •  31/3/2020  •  Resenha  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

Otto Wagner

Otto Wagner foi um Arquiteto e professor austríaco, considerado fundador e líder do movimento moderno da arquitetura européia.

Os primeiros trabalhos de Wagner foram no estilo histórico com preferência pelo neoclassicismo. Por volta dos anos 1880, ele tornou-se um defensor do realismo arquitetônico, minimizando a dependência das formas históricas e incorporando a utilização de novos materiais – aço, concreto, alumínio.

Em 1894, foi nomeado professor da academia onde estudara. Como professor, Wagner logo rompeu com a tradição insistindo na função, material e estrutura como as bases do projeto arquitetônico. Entre suas obras notáveis no estilo Art Nouveau estão várias estações para a elevada e subterrânea City Railway de Viena (1894 a 1897) e o Postal Savings Bank (1904 a 1906). Este último, com pouca decoração, é reconhecido como um marco na história da arquitetura moderna, principalmente pelo teto de vidro curvo de seu salão central.

Embora tenha sido muito atacado no início, Wagner se tornou amplamente influente. Seu livro foi publicado em 1895 como Moderne Architektur, onde afirma a necessidade de uma renovação radical da cultura arquitetônica, a fim de harmonizá-lo com a necessidade.

Seu programa visa que a nova arquitetura deve libertar-se de toda a imitação e levar em conta as condições técnicas modernas. Com esse tratamento, ele combate a tradição acadêmica sobretudo em nome da liberdade individual, ou seja, o conformismo da disciplina estilística herdada do passado se contrapõe a espontaneidade do artista, que deve se guiar somente por seu temperamento.

Joseph Maria Olbrich

Em 1897, esse arquiteto alemão foi um co-fundador da Secessão de Viena, a manifestação austríaca do movimento Art Nouveau e no ano seguinte, projeta o edifício para as exposições do grupo. Olbrich exerceu um importante papel na história da Arte porque seu trabalho, de grande liberdade formal, apontou um caminho para o Expressionismo e para o Art-Nouveau em geral.

Em 1899, construiu um conjunto de residências e ambientes de exposição para um grupo de artistas. Olbrich projeta os edifícios, os movimentos de terra, o mobiliário, o jardim, a decoração para as exposições, a publicidade e até mesmo os aparelhos de mesa e as roupas dos garçons do restaurante. O complexo é inaugurado em 1901, com uma mostra coletiva do grupo, é enriquecido com novos edifícios em 1904, para uma segunda mostra, e é completado em 1907 com um grande palácio para exposições, que compreende a célebre torre panorâmica denominada Hochzeitturm.

A novidade da arquitetura Olbrichiana diz a respeito à escolha das formas harmoniosas e detalhes geométricos em objetos, mas deixa inalterados os processos técnicos e as relações de organização tradicional.

Joseph Hoffman

Hoffman estudou com Otto Wagner em Viena e em 1899 ingressou na fundação da Secessão de Viena. A partir de 1899, lecionou na Escola de Artes Aplicadas de Viena e em 1903 funda um laboratório com objetivo de produzir bens de qualidade superior, exclusivos e requintados. Essa associação se tornaria famosa pela instituição Wiener Werkstatte. O estilo do arquiteto foi se tornando mais sóbrio e abstratos, limitando-se a estruturas funcionais.

Em 1906, ele construiu o Sanatório Purkersdorf, que serviu como precedente importante e inspiração para a Arquitetura Moderna no século XX. No entanto, sua obra mais importante foi o Palácio Stoclet construído em Bruxelas. Tanto o Sanatório Purkersdorf, quanto o Palácio Stoclet foram decorados pela Wiener Werkstatte. Através dessa empresa Hoffman exerce uma grande influência. Graças a ele a tradição da Arts Crafts é libertada de todo o traço medievalismo, de tal modo que o gosto da Wiener Werkstatte acaba ditando as regras em toda a Europa, inclusive na França e Inglaterra.

Após a Primeira Guerra Mundial, Hoffman foi nomeado Arquiteto Municipal de Viena, dedicando-se à concepção de habitações de baixo custo para operários.

Adolf Loos

Educado em Dresden, Alemanha, Loos praticou em Viena, embora tenha passado longos períodos nos Estados Unidos (1893 a 1897) e em Paris (1924 a 1928). Loos se opôs ao historicismo da Art Nouveau e da Beaux-Arts e, em 1898, ele anunciou sua intenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com