TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Arte

Dissertações: O Que é Arte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É ARTE

Dizer o que é arte é uma coisa difícil. Não há respostas claras ou definidas para o que seja arte, pois é difícil definir o conceito, além disso, as respostas podem ser contraditórias, desse modo procurou se criar critérios para fazer tal julgamento. Porém não são suficientes para definir se um objeto é arte ou não. Tal complexidade na definição do que seja arte faz com que o critico de arte precise conhecer o estilo do autor da obra para que possa compreender e reconhecer com facilidade sua produção. Um autor com o passar do tempo apesar de possuir um estilo este sofre mudanças. Na arte falar de estilos é falar de rótulos, pois o estilo tem um valor inestimável e tem por objetivo consolar seus admiradores. Mas devido à complexidade artística o estilo pode não ser o suficiente e se restringir a uma definição formal e logica.

O autor Jorge Coli cita a diferença entre o critico e o historiador. O critico analisa as obras e sua função é eminentemente seletiva. Valoriza e desvaloriza o objeto artístico. O historiador procura evitar os julgamentos de valor, mesmo não conseguindo evitar inteiramente os critérios seletivos, pois o conjunto de objetos que estuda supõe escolhas.

Em 1915 Wolfflin, historiador escreve um tratado: Os Princípios Fundamentais da História da Arte, nele há cinco categorias que classificam o Classismo e o Barroco.

1º O classismo é linear, o barroco pictural;

2º O classismo utiliza planos, o barroco, a profundidade;

3º O classismo possui uma forma fechada, o barroco, aberta;

4º O classismo é plural, o barroco, unitário;

5º O classismo possui uma luz absoluta, o barroco, relativa.

Além de citar Wolfflin, também cita D’Ors e Focilon. Faz uma reflexão sobre as propostas de classificação desses historiadores, que vai do concreto estático e agrupado a independência total da obra em relação a historia.

Para Wolfflin e D’Ors os conceitos são estáticos, pois eles se agrupam. Wolfflin liga se a evolução no tempo por que em tal momento as formas tomam tais constantes e no seguinte outros.

O autor Jorge Coli fala sobre a arte para nós e faz referencia aos instrumentos que compõem a arte em nosso mundo. Comenta que a ideia de arte não é própria para todas as culturas, diz também que um objeto só é artístico se for aceito como tal pelas autoridades competentes: museu, critico, historiador. Fala também do papel do teatro, cinema e museu. E quanto a obra humana é provisória que mesmo que dure mil anos um dia desaparece, chega ao fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com