TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário Mollusca e Lophophorata

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.183 Palavras (9 Páginas)  •  1.152 Visualizações

Página 1 de 9

1.         Defina o que são apomorfias, autapomorfias e sinapomorfias

Apomorfia: novidade evolutiva.

Autapomorfia: novidade evolutiva exclusiva de um táxon terminal.

Sinapomorfia: novidade evolutiva compartilhada.

[pic 1]

2. Monofilia de Mollusca?

Rádula: estrutura na região anterior com função de raspagem do alimento.

Manto: camada de tecido responsável pela produção de espícula calcárias, placas ou concha.

  1. Agrupamento Conchifera

Monoplacophora, Bivalvia, Scaphopoda, Gastropoda e Cephalopoda. Sim, pois engloba todos os descendentes a partir de um ancestral em comum.

  1. O que é rádula?

Rádula é uma estrutura presente na região anterior do corpo, formada por um cinturão de dentes quitinosos, com função de raspagem do substrato. Em Aplacophora e Monoplacophora apresenta tamanho reduzido, em Scaphopoda tem função de triturar o alimento e está ausente em Bivalvia. Em Gastropoda ela tem função de raspagem, nos herbívoros, e de prender, rasgar e puxar nos carnívoros. Já Cephalopoda, a rádula tem função apenas de raspagem.

  1. A cavidade do manto > correntes de água?

Exalante (região dorsal) e inalante (região ventral).

  1. Diversos sistemas têm suas aberturas na cavidade do manto, sendo seus produtos levados ao exterior por meio da corrente hídrica. Quais são essas aberturas?

Brânquias, nefridióporos gonóporos e ânus.

  1. Quais são os três grupos mais diversos de moluscos e quais ambientes ocupam?

Gastropoda (75 mil espécies viventes, aprox.): Terrestres, água doce ou marinhos.

Bivalvia (20 mil espécies, aprox.): presentem em ambientes marinhos e de água doce.

Cephalopoda (1000 espécies, aprox.): essencialmente marinhos.

  1. Onde e como se formam as pérolas?

Entre o hipostraco e o manto entra uma sujeira qualquer. A partir disto, o manto passa a secretar camadas de hipóstraco ao redor dessa sujeira, a fim de proteger o animal, adicionando cada vez mais camadas até que se forme a pérola.

  1. Qual a principal diferença do celoma dos moluscos com relação ao celoma das minhocas terrestres?

Moluscos têm celoma bem desenvolvido, sendo visto a partir de vestígios presentes juntos as brânquias nefridióporos, gonóporos e ânus. Nestes o celoma tem função de contenção do sangue, sendo onde este circula, fazendo com que a hemolinfa banhe os órgãos.  Já nas minhocas terrestres o celoma é repleto de líquido celomático e este é dividido por septos. Tem grande importância para a movimentação, além de atuar no alojamento dos órgãos internos e distribuição de nutrientes.  

  1. Cite pelo menos dois caracteres que em conjunto facilmente distingue os Aplacophora dos outros moluscos.

Pequenos (menores de 5mm), em geral enterrados na areia, cilíndricos, vermiformes, manto com espículas calcárias que brilham.

  1. Os Polyplacophora  apresentam no dorso 8 placas calcárias articuladas e imbricadas entre si. Quais camadas compõem estas placas e qual a constituição química de cada uma delas.

perióstraco (conchiolina) (mais externa), tegumento (conchiolina e CaCO3), articulação( CaCO3) e hipóstraco (mais interno) (CaCO3).

  1. Os Polyplacophora em geral vivem sobre rochas na zona de batimento de marés. Apesar de representarem uma das linhagens basais dentro de Mollusca são, especializados a viver neste ambiente. Cite pelo menos 4 caracteres morfológicos externos adaptativos.

Pé amplo, 8 placas sobrepostas com articulação, corpo com achatamento dorso-ventral e cinturão produzido pelo manto  ao redor  do corpo.

  1. Monoplacophora chama a atenção por apresentar estruturas seriadas como brânquias, metanefrídios e músculos retratores pedais. Cite o número de pares destas estruturas e comente qual a característica das brânquias desta classe que os diferencia dos demais moluscos.

Brânquias: 5-6 pares. São monopectinadas, presentes em apenas um lado do corpo.

Metanefrídeos: 5-6 pares

Músculos retratores pedais: 8 pares

  1. O pé, em Scaphopoda, tem como função principal auxiliar na penetração do animal no substrato. Qual sua posição e forma?

Pé espatulado presente na região anterior, cilíndrico, que se everte pela ação do líquido celomático e de um à dois pares de músculos retratores pedais.

  1. Os captáculos de Scaphopoda estão próximos da boca. O que são estas estruturas e que função desempenham?

Se assemelham a tentáculos, que apresentam disco adesivo em sua base, com função de captura do alimento.

  1. Tendo em vista que os Scaphopoda não apresentam brânquias, explique onde as trocas gasosas são realizadas.

Feitas pela superfície do manto que apresenta cristas ciliares pré-anais muita vascularizadas para que ocorram as trocas gasosas, justamente pela circulação hídrica.

  1. Além da respiração, qual a outra importante função desempenhada pelas brânquias dos Bivalvia? Como este grupo desempenha esta função?

As brânquias apresentam filamentos com cílios em sua borda que são responsáveis por levar a água e o alimento em direção a boca. O fluxo inalante trás água e  partículas que vão até a região da boca, onde há palpos labiais que circulam esta estrutura e que auxiliam o movimento da água para este local, e após passar pela boca, a água sai pelo fluxo exalante, portanto as brânquias auxiliam no processo de filtração (alimentação).

  1. Desenhe e dê a terminologia das partes da face externa de uma valva de Bivalvia com hábito escavador de fundo mole.

Ok

  1.    Desenhe e dê a terminologia das partes da face interna de uma valva de Bivalvia com hábito escavador de fundo mole.

Ok

  1. A concha é uma estrutura encontrada em quase todos os moluscos. Tomando como base os estudos realizados com a concha de bivalves, responda:
  1. Que nome recebem as diferentes camadas da concha?

Perióstraco, óstraco e hipóstraco.

  1. Qual a constituição química de cada uma delas?

Perióstraco: conchiolina

Óstraco: Carbonato de cálcio

Hipóstraco: nácar calcário

  1. Qual parte do corpo do molusco secreta a concha?

Prega externa, região presente no manto.  (bordo do manto)

  1. Quais classes de moluscos não produzem concha?

Aplacophora

  1.  Como ocorrem as trocas gasosas nos gastrópodes terrestres (caracóis) e nos gastrópodes marinhos (caramujos), nas lesmas marinhas, e nas lebres-do-mar?

Os terrestres apresentam a cavidade do manto bem vascularizada, também chamada de pulmão primitivo, onde a troca gasosa acontece. Externamente apresenta uma pneumóstoma, que é uma abertura que abre e fecha para a movimentação de gases. Os marinhos apresentam perda da brânquia original, sendo (naqueles que a possui) secundária e externa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (187.6 Kb)   docx (116.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com