TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REFLEXO INTERSEGMENTAR DE COÇAR DOS CÃES

Por:   •  13/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  3.301 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS[pic 1]

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

NATHALIA CAROLINE ROSA

REFLEXO INTERSEGMENTAR DE COÇAR DOS CÃES

INTRODUÇÃO

Os reflexos da medula espinhal são respostas motoras estereotipadas a tipos específicos de estímulos,como o estiramento do musculo. o circuito neural que dirige a sua resposta motora é denominada arco reflexo. o arco reflexo inclui receptores sensoriais, nervos sensoriais aferentes (que carrega a informação até a medula espinhal), interneurônios da medula espinhal e motoneurônio (que fazem o músculo se contrair e relaxar).

[pic 2]

Os reflexos exteroceptivos é um tipo de reflexo intersegmentar, Eles  estão relacionados com a somestesia e são riginados de receptores cutâneos geralmente ativados por pressão, dor, temperatura e tato; sendo o reflexo de coçar um exemplo clássico.

 PRURIDO OU COCEIRA

A coceira (ou prurido) é definida como uma sensação desagradável que evoca o desejo de coçar, serve como um mecanismo de autoproteção contra agentes que geram danos ao organismo.[pic 3]

 Ao contrário do que se pensava anteriormente (de acordo com a teoria da intensidade, o prurido não pode ser considerado simplesmente uma sub-modalidade menos intensa de dor, mas sim uma sensação individual do sistema nervoso sensorial; a coceira aguda é frequentemente induzida por agentes químicos irritantes à pele ou por picadas de insetos, os quais induzem o reflexo de coçar.

O REFLEXO DE COÇAR

Embora existam algumas semelhanças com a transmissão do estímulo doloroso, evidências atuais indicam a ocorrência de uma via sensorial especializada na transmissão do estímulo pruriginoso, que conecta o tecido cutâneo ao sistema nervoso central (SNC) .

No reflexo de coçar do cão está envolvido os neurônios sensitivo da pele, neurônio de associação que liga este segmento da medula aos nervos da pata posterior, e um neurônio motor para a musculatura da pata posterior. [pic 4]

Em um cão previamente submetido a uma secção da medula cervical para se eliminar a interferência do encéfalo, estimula-se a pele da parte dorsal do tórax puxando-se ligeiramente um pelo. Observa-se que a pata posterior do mesmo lado inicia uma série de movimentos rítmicos semelhantes aos que o animal executa quando coça, por exemplo, o local onde é picado por uma pulga.

REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS

COSTANZO, Linda S. FISIOLOGIA. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

UFF,Universidade Federal Fluminense. ARCO REFLEXO. Disponível em . Acessado em 21 de Março de 2017.

DOCPLAY. MAPEAMENTO DO CÓRTEX MOTOR. Disponível em . Acessado em 21 de Março de 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (276.2 Kb)   docx (153.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com