TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Diversidade de Organismos

Por:   •  16/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de São Carlos

Centro de Ciências da Natureza

Engenharia Ambiental

Diversidade de microrganismos no ambiente

  1. Introdução

Sendo a água um dos elementos essenciais para a sobrevivência de qualquer ser vivo, composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, é muito abundante no planeta terra, porém, nem toda água é consumível, sua qualidade é extremamente significante para saúde humana, pois como muitos outros elementos a água também serve de habitat para muitos microrganismos. [1]

 Segundo a Fundação Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco ao fazer um perfil higiênico-sanitário da água consumida em residências, empresas e hospitais da cidade, mostraram que 64% foram consideradas insatisfatórias. Com contaminação maior em bactérias do grupo coliformes totais, seguido de Pseudomonas aeruginosa, coliformes fecais e Staphylococcos aureus. Nota-se que mesmo águas tratadas apresentam altos índices de contaminações bacteriológicas, sendo notada a maior contaminação por coliformes que são bactérias aeróbias ou anaeróbias facultativas, gram negativas, não esporuladas e na forma de bastonete. Em mais de 50% das analises feitas em amostras das residências apresentaram contaminação em coliforme. [2]

Então o presente trabalho tem por finalidade fazer uma avaliação na qualidade da água, bem como, sua analise bacteriológica em amostra coletada na Universidade Federal de São Carlos, campus Lagoa do Sino.

  1. Objetivos

Entender o que ão métodos estatísticos de quantificação microbiana por meio da realização do método do número mais provável (NMP) e seus testes presuntivo e confirmativo e averiguar se há a presença de microganismos termotolerantes na amostra retirada de água do lago.

  1. Materiais e Métodos
  1. Materiais
  2. Métodos
  1. Resultados e discussão
  1. Teste presuntivo em tubos com caldo lactosado (LST).

Após o período desejado, analisou-se os tubos nos quais foram inseridos a água em meio de caldo LST. Observou-se turbidez nos 3 tubos analisados em cada uma das concentrações e, através de uma tabela de número mais provável pode-se estimar as quantidade de microrganismos presentes na amostra.

Tabela 1 -  Estimativa do número mais provável de microrganismos presentes na amostra.

N° mais provável (NMP)

Mínimo

Máximo

1100

420

...

O símbolo reticências na situação de máximo indica que é muito concentrado para se determinar um valor exato.

Nas placas de Petri observou-se o crescimento de bactérias, sendo elas heteretróficas. Contabilizou-se as unidades formadoras de colônia (UFC) por mL, uma vez que não houve diluição na amostra têm-se:

[pic 1]

  1. Teste confirmativo em tubos com adição de Caldo Lactose-Bile Verde Brilhante (BGLB) e Caldo EC.

Após a adição dos caldos e esgotamento do tempo necessário para a observação, analisou-se os tubos afim de identificar a presença de microrganismos termotolerantes, porém, após realizada a análise observou-se baixa turbidez e ausência de bolhas nos três tubos para ambos os casos, indicando a não presença destes e sim apenas a de coliformes totais. As figuras a seguir ilustram os fatos tratados para os dois caldos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (318.9 Kb)   docx (709.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com