TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mundo das idéias de Platão

Resenha: O mundo das idéias de Platão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Resenha  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

O mundo das idéias de Platão e um mundo transcendente, de existência autônoma, acima do mundo sensível. As idéias são formas puras, modelos perfeitos eternos e imutáveis, paradigmas. O que pertence ao mundo dos sentidos muda o tempo todo, se corroem e se desintegram o tempo todo, com a ação do tempo. Mas tudo que percebemos, todos os itens são formados a partir das idéias, constituindo copias imperfeitas desses modelos espirituais. Só podemos atingir a realidade das idéias, na medida em que pelo processo dialético, nossa mente se afasta do mundo concreto, atravessando com a alma sucessivos graus de abstração, usando sistematicamente o discurso para se chegar a essência do mundo. A dialética em Platão e o principal instrumento de busca da verdade. Platão tirou da filosofia de Parmênides a noção da imutabilidade do ser de Heráclito a certeza de que o mundo sensível esta em perpetuo estado de fluxo, sendo impossível conhecê-lo, e chegou a uma síntese desenvolvida na teoria das formas.

Uma analogia pode ser feita para compreendermos a teoria do mundo da forma ou idéias de Platão. O mundo inelegível que existe a parte da realidade sensível e imutável. Imagine que o universo e o seu mundo exterior e a tela do seu computador. As diversas imagens que passam pela sua tela são as múltiplas realidades cotidianas dos sentidos; explosões que vem e vão, dando lugar logo a outras. Mas o monitor em si não muda: a realidade dele não muda e constituída solidamente. Antes, ele engloba todas as realidades possíveis do mundo dos sentidos. Os fótons se ascendem e apagam dentro dessa totalidade, como as imagens que os sentidos nos mostram, mas só com a inteligência podemos abordar essa realidade, e chegar ao conhecimento já que, para a metafísica clássica através do pensamento podemos chegar a realidade autoconsciente e por isso que uma frase, acerca do tempo pode ser citada para ilustrar este argumento “o tempo e a imagem móvel da eternidade” assim em Platão temos um realismo das idéias. Pois estas existem de forma perene independente do sujeito que conhece, ou este so conhece na medida em que consegue contemplar La a luz do interior da razão.

A idéia de Platão e, portanto, a unidade dentro da multiplicidade. Para conhecer esta unidade e preciso que a inteligência confronte as opiniões contrarias e aparentemente contraditórias, ate chegar a uma essência que supere o mero grau de opinião e possibilidade a ciência. O método dialético e este confronto e a essência e a idéia, ou forma. A palavra dialética e da mesma família de diálogo e o formato escrito da obra de Platão mostra sua importância na doutrina. Através dos diálogos, exercia a dialética. Esta era um jogo presente em toda sociedade ateniense, mas Sócrates quem a elevou a um grau único como o melhor método para conhecer a verdade ou idéia.

O pensamento de Platão dialogava com antigas tradições já existentes, como algumas orientais e egípcias coadunaram com sua teoria de mentapscose, por exemplo. Ele acreditava numa alma imortal, que já existia no mundo das idéias antes de habitar o mundo das idéias antes de habitar o nosso corpo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com