TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é doença de Parkinson?

Tese: O que é doença de Parkinson?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Tese  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 6

O que é a doença de Parkinson?

A doença de Parkinson é uma enfermidade que foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson.

É uma doença neurológica, que afeta os movimentos da pessoa. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio além de alterações na fala e na escrita.

Não é uma doença fatal, nem contagiosa, não afeta a memória ou a capacidade intelectual do parkinsoniano. Também não há evidências de que seja hereditária. Apesar dos avanços científicos, ainda continua incurável, é progressiva (variável em cada paciente) e a sua causa ainda continua desconhecida até hoje.

A Doença de Parkinson é devida à degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem uma substância chamada dopamina, que conduz as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo. A falta ou diminuição da dopamina afeta os movimentos do paciente, provocando os sintomas acima indicados.

Como ela age no organismo?

Causa a degeneração de uma pequena parte do cérebro chamada substância negra. Conforme as células cerebrais da substância negra morrem, o cérebro começa a se privar da dopamina química.

A dopamina permite que as células cerebrais envolvidas no controle dos movimentos se comuniquem, e níveis reduzidos de dopamina levam aos sintomas da doença de Parkinson. De acordo com a National Parkinson Foundation (Fundação Nacional para a Doença de Parkinson), 80% das células produtoras de dopamina são perdidas antes mesmo que os sintomas motores da doença de Parkinson apareçam.

Quais são os principais sintomas?

As características motoras clínicas da DP são as seis características básicas descritas para o

parkinsonismo em geral. Porém com algumas peculiaridades, que são importantes para o diagnóstico clínico:

1. Tremor em repouso a uma freqüência de 4-5Hz está presente nas extremidades; o clássico tremor de “rolar pílulas” ou “contar dinheiro”, desaparecendo ao movimento; também é comum nos lábios, queixo e língua.

O tremor em repouso das mãos aumenta com o andar e pode ser um sinal precoce quando os outros sinais ainda não estão presentes, podendo ser agravado pelo estresse.

2. Rigidez, com maior resistência ao movimento passivo é igual em todas as direções e se manifesta geralmente pelo Sinal da Roda Dentada, que é causado pelo tremor subjacente, mesmo na ausência de tremor visível. Este sinal também ocorre em pacientes com tremor essencial.

3. Anormalidades posturais geralmente estão incluídas na definição, porém ocorrem na grande maioria das vezes tardiamente no curso da doença e não são específicas da DP: inclinação da cabeça, cifose, braços mantidos à frente do corpo e cotovelos, quadris e joelhos fletidos, desvio ulnar das mãos, inversão dos pés e inclinação lateral do corpo.

4. Bradicinesia (lentidão dos movimentos, perda dos movimentos automáticos) e hipocinesia (diminuição da amplitude dos movimentos, especialmente os movimentos repetitivos) aparecem depois do tremor 8,9. A bradicinesia da doença de Parkinson começa de forma assimétrica em cerca de 75% dos casos 9 . A face perde a expressão espontânea, há diminuição da freqüência do piscar, perda da gesticulação e tendência do paciente sentar-se imóvel. A fala torna-se baixa (hipofonia), alguns apresentam disartria e/ou agrupam as palavras (taquifemia). Há micrografia – escrita à mão com letra pequena e lenta. Andar lento, com passo mais curto e tendência a arrastar os pés; oscilação dos braços diminuída e ocorre dificuldade para deglutir.

5. Perda dos reflexos posturais leva a queda e incapacidade de ficar de pé sem auxílio. Nesse momento o andar é marcado por festinação (marcha acelerada,

com passos pequenos e tendência a inclinar-se para frente), com o paciente andando cada vez mais rápido.

6. Congelamento – Incapacidade transitória de executar movimentos ativos (bloqueio motor) ocorre subitamente durante alguns segundos. Atinge mais freqüentemente as pernas ao andar, podendo envolver a abertura das pálpebras, a fala (palilalia) e a escrita1,8 (Tabelas 1,2 e 3). Em estudos realizados em peças de necropsias, observou-se que a DP começa, na realidade, no tronco encefálico baixo e no bulbo olfatório e afeta o sistema nigroestriatal apenas mais tardiamente. Transtorno do Comportamento do Sono REM, presente em até 40% de pacientes com DP, torna-se clinicamente manifesto muito tempo antes do parkinsonismo identificável.Embora o distúrbio do sono seja relatado em 15% a 47% dos pacientes portadores de DP, isso, na verdade não é uma regra.

Como é feito o diagnóstico dessa doença?

O diagnóstico da doença de Parkinson é feito por exclusão. Às vezes os médicos recomendam exames como eletro encefalograma, tomografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com