TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é sustentabilidade para você?

Ensaio: O que é sustentabilidade para você?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Ensaio  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 8

1) O que é sustentabilidade para você? Pesquise na internet definições de sustentabilidade e o que pode ser considerada uma premissa básica para uma empresa ter um modelo de negócio (a maneira como ganha dinheiro e atua no mercado) sustentável.

Sustentabilidade vem do principio de utilização de recursos designados como inutilizados, um exemplo disso seria o papel que é reciclado, a garrafa pet, o cobre, o ferro e etc. Hoje muitas empresas utilizam a sustentabilidade fazendo o termo como uma ferramenta para seu modelo de negocio, estas empresas tem como principio a reutilização de insumos teoricamente descartados, para a criação de novos produtos ou processos.

Quando não se existe está possibilidade dentro da empresa a mesma destina seus insumos para que seja feita o descarte de uma forma ecologicamente correta ou que lhe traga algum retorno financeiro. Todos estes trabalhos são efetuados para melhorar á visão da empresa no mercado, sendo que na grande maioria das vezes estes recursos não explorados significam desperdício de dinheiro.

2) Como o Brasil e a América do Sul podem melhorar a percepção do mundo em relação à

suas práticas de sustentabilidade?

Visando uma nova política ambiental o Brasil assim como a America do Sul podem implantar alguns novos processos nas empresas e na sociedade incentivando o consumo consciente e a reciclagem de materiais reutilizáveis, também podemos citar outro ponto importante que e a utilização de energia eólica no lugar de usinas que para suas construções e preciso modificar o meio ambiente.

Sabemos que o Brasil e um dos países que mais se preocupa com este assunto, más em contra partida vemos que precisamos de mais informações, recursos e incentivos para o desenvolvimento de novos recursos ou projetos, mas ainda temos muito a melhorar.

3) Pesquise na internet quais são as tendências tecnológicas para os próximos 10 anos; quais os negócios que podem ser criados para aproveitar essas tendências.

O que esperar nos próximos 10 anos

Em meio a tantas novidades e a velocidade estupenda com a qual os avanços nos campos computacionais ocorrem, conversamos com dois expoentes na área para responder à seguinte questão: “Na sua visão, quais as tendências do mundo da tecnologia para os próximos 10 anos”?

As respostas de Paulo Iudicibus, diretor de Inovação e Novas Tecnologias da Microsoft e Isar Mazer, vice-presidente de Produto e Procurement da Positivo Informática trazem luz a um futuro obscuro, e fornecem uma visão gloriosa no que tange a mobilidade, a informação e a integração.

10 – Mais sustentabilidade, menos desperdício

Não é de hoje que a questão é levantada. Em 1992, no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (que ficou conhecida como ECO-92) já discutia conceitos ainda desconhecidos como desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e a conservação e reaproveitamento de recursos naturais.

Quase 20 anos depois, o cerne da questão verde foi bastante aprofundado, e áreas como desenvolvimento de novos produtos e tecnologias levam a sustentabilidade como um de seus pilares fundamentais.

Para Paulo Iudicibus (Microsoft) existe um lado ecológico da tecnologia. “Cada vez mais os dispositivos terão que ser sustentáveis”. A teoria é corroborada por Isar Mazer (Positivo Informática): “A preservação do meio ambiente se ampliará também na área de TI, com o uso de materiais menos poluentes e recicláveis. Novos transistores e múltiplos núcleos vão viabilizar a redução de consumo dos computadores”.

Desta forma, ocorrerá a eliminação de componentes dispensáveis em eletrônicos, materiais biodegradáveis poderão ser empregados para bens de consumo supérfluo e a energia será gerada pelo próprio usuário simplesmente andando com o celular no bolso da calça.

09 – Imigrantes e nativos digitais trabalhando juntos

A maioria de nós é um imigrante no que tange a computação e a internet. Uma pessoa que nasceu e criou-se num ambiente offline, mas que aprendeu os meandros da computação e hoje em dia consegue executar suas atividades diárias utilizando uma ferramenta que era estranha no começo, mas que foram pensadas tendo em mente o nosso aprendizado e utilização.

No entanto, o mercado de trabalho deve começar a receber em breve os chamados nativos digitais. Pessoas nascidas nos anos 90 e 2000, que nunca precisaram pensar e agir offline, e para as quais um ambiente digital é tão natural quanto um ambiente não composto por bits e bytes.

Apesar da antecipação deste momento, as ferramentas que possuímos hoje não são pensadas para estas pessoas e sua habilidade natural de locomover-se pelos meios eletrônicos, bem como sua visão completamente natural do digital. Estes atributos novos no mercado de trabalho devem ser bem explorados, mas sem deixar de lado usuários imigrantes, que farão parte dos ambientes empresariais ainda pelas próximas duas ou três gerações.

A força de trabalho multigeracional, como é chamada, integra estes dois universos, e para Paulo Iudicibus (Microsoft) os ambientes de trabalho tem que se habituar às diversas gerações; a tecnologia terá que suportar a capacidade de trabalhadores, sem se dividir com fronteiras.

As grandes empresas do ramo de informática (inclusive nós do Baixaki, que nasceu no início dos anos 2000, pouco depois do grande boom da internet) já estão se preparando para esta diversidade cultural no ambiente de trabalho. Aos poucos, os outros segmentos do mercado devem seguir o mesmo padrão.

08 – Online o tempo todo e com todas as informações

Conexões Wi-Fi, Edge, 3G e 4G. Satélites, fibras óticas e redes ad-hoc. Laptops, notebooks, netbooks, smartphones, tablets, celulares, PDAs, pagers, televisões, desktops e muito mais pode ser resumido em uma única palavra: conectividade. E as formas inventadas de se conectar a este universo de dados que recobre o mundo ainda não acabaram.

Todos os dias, milhares de pesquisadores e engenheiros procuram a forma perfeita de manter um ser humano informado e conectado. Por meio do maior portal de downloads do Brasil, você fica sabendo as novidades sobre programas e área de tecnologia no seu desktop. Na faculdade ou trabalho, utiliza seu netbook para acessar emails e bater papo com os colegas. Em casa pode ligar a televisão e escolher o conteúdo que vai assistir.

A fragmentação do digital ainda é presente na nossa vida, mas tende a diminuir. Para Isar Mazer, da Positivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com