TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é um motor e um motor?

Tese: O que é um motor e um motor?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Tese  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 4

1. O que é placa motora e unidade motora?

Placa motora é o lugar onde um estimulo elétrico se transforma em movimento, com ajuda de mediadores químicos. Já a unidade motora é o conjunto de fibras musculares ativadas por um único neurônio motor, que se origina do tronco cerebral ou da medula espinhal.

2. Explique como ocorre a fase de acoplamento excitação-contração, e a fase de relaxamento da contração muscular.

Ação da fase de acoplamento excitação-contração realizada por músculos que é ativado por íons cálcio. A fase do relaxamento é um fenômeno fisiológico de distensão da musculatura que ocorre tanto naturalmente, como após uma contração muscular.

3. Cite quais as características dos seguintes tipos de fibras musculares esqueléticas humanas: tipo I, tipo IIA e tipo IIB ou IIX.

As fibras do tipo I têm células vermelhas que possuem miosinas com ATPase de ação relativamente lenta e contraem-se vagarosamente. Possuem numerosas mitocôndrias, a maior parte delas localizada próximo à periferia da fibra e aos capilares sanguíneos, os quais fornecem um amplo suprimento de oxigênio e nutrientes. Essas fibras possuem alta capacidade para o metabolismo oxidativo, resistem à fadiga e são especializadas no desempenho de ações intensas e repetidas por períodos prolongados. As fibras do tipo II são mais claras porque possuem pouca mioglobina e tendem a serem maiores em diâmetro. Elas possuem miosina ATPase de ação rápidas e possuem saída máxima de energia cerca de três vezes maior que a das fibras de tipo I.

4. Quais os tipos de contração muscular que existem? Explique cada um desses tipos.

Existem dois tipos de contração muscular, a isométrica e a dinâmica ou isotônica. A contração muscular isométrica tem suas ações são estáticas e o músculo gera força sem que aja um encurtamento muscular, assim aumentando a tensão muscular sem repetições de movimentos. Já na contração muscular isotônica ou dinâmica ocorre a movimentação corporal onde se exerce movimentos excêntricos onde há um encurtamento dos músculos e movimentos concêntricos onde se há uma maior concentração de força.

5. Para que servem e quando são ativados os fusos musculares e o órgão tendinoso de Golgi?

Os fusos musculares se localizam dentro do músculo e protege o mesmo de uma possível distensão, assim ele se relaciona com a capacidade do alongamento muscular. Já o órgão tendinoso de Golgi é um receptor sensorial proprioceptivo que está localizado nas inserções das fibras musculares com os tendões dos músculos esqueléticos e servem como uma segurança para que o músculo nã exerça uma força excessiva durante a contração muscular.

6. Explique o mecanismo de Frank-Starling.

Mecanismo de Frank-Starling é o mecanismo do coração que determina o débito cardíaco pelo retorno venoso. Assim quanto maior a quantidade de sangue retornando do coração, maior a força de contração ventricular.

7. O que é volume diastólico final, volume sistólico final, débito cardíaco e fração de ejeção? Quais as alterações que ocorrem nestes índices durante o exercício de longa duração?

Volume diastólico final é o processo que ocorre na diástole, onde há um aumento no volume de cada ventrículo. Volume sistólico final é o volume de sangue que se permanece no ventrículo final ao final do processo da diástole. Debito cardíaco é a quantidade de sangue que o ventrículo esquerdo bombeia para aorta a cada minuto. E fração de ejeção é a porcentagem do volume diastólico final que é ejetado em um batimento cardíaco. Durante um exercício de longa duração se necessita um maior fluxo sanguíneo para a realização do exercício.

8. Como ocorre o controle nervoso do coração? Explique como são as atividades simpática e parassimpática no coração.

O controle nervoso do coração é regido através de nervos parassimpáticos e simpáticos. Os nervos simpáticos são os que realizam o aumento da frequência cardíaca e os estímulos parassimpáticos diminuição dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com