TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Motores De Passo

Por:   •  18/11/2012  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  1.186 Visualizações

Página 1 de 5

1 História dos pedalinhos

1-1 O pedalinho é um veículo aquático de recreação ( VAR), ou seja, é uma pequena embarcação aquaviária para um ou mais passageiros, que acionam suas pás através de pedais, sendo assim considerado um veículo de propulsão humana.

Feitos de diversos, matérias como exemplos: em resina de poliéster reforçados em fibra de vidro, garrafas pet, costumam ter formato de animais, sendo o cisne o mais popular.

É comum encontrar o pedalinho em parques de diversões onde existe um lago ou espelho de água. O princípio de construção se baseia na maioria das vezes em formato do quadro de bicicleta de um ou mais lugares em que as rodas são substituídas por flutuadores e acionadas por pedais movimentadas pelos ocupantes .

1-2 Transporte aquático

O transporte aquático, como seu próprio nome diz, é aquele efetuado sobre a água.

Classifica-se este meio de transporte 3 categorias distintas que são: transporte marítimos, fluviais e lacustres.

1.2.1 Marítimos: O transporte marítimo é o transporte de pessoas e mercadorias pelo mar em navios ou outras embarcações. Utiliza-se este meio de transporte principalmente para transportar cargas em longas distâncias ou em viagens turísticas como cruzeiro.

1.2.2 Fluviais: Caracteriza-se pelo transporte de pessoas ou objetos em rios. É um dos meios de transporte mais antigo que se conhece, tendo desempenhado papel importante na penetração, povoamento e ocupação no interior dos continentes.

1.2.3 Lacustre: É aquele realizado em lagos, que, da mesma forma que o transporte fluvial, também é uma navegação de interior. Este tipo de transporte pode ser praticado em lagos naturais ou artificiais. Pode-se exemplificar como meio de transporte lacustre: os pedalinhos, passeio de triciclo aquático, passeios de lancha, de jet ski e outros.

2 Produção

Este projeto consiste na elaboração de um veículo aquático de propulsão humana, pedalinho, muito encontrado em parques de diversões onde existe um lago ou espelho de água. Em geral, os pedalinhos são construídos com a capacidade para duas pessoas. O movimento na água é obtido por meio do movimento das hélices acionadas por pedais movimentados pelos ocupantes.

Geralmente os pedalinhos são encontrados em áreas destinadas aos esportes náuticos em geral, tais como competições de jet ski, motonáutica e stock boat, além de locais para pesca e turismo ecológico, o que proporciona a possibilidade de desenvolver uma atividade relacionada a um passeio bucólico em família, em contato com a natureza, gerando alegria e prazer.

As dimensões destes veículos variam entre dois metros e trinta centímetros (2,30m) e três metros e setenta centímetros (3,70m) para o comprimento e um metro e quarenta e cinco centímetro (1,45m) e um metro e sessenta centímetros (1,60m) para a largura.

A capacidade de carga destas embarcações está compreendida entre dois mil (2000) e dois mil e quinhentos (2500) Newton.

Vale a pena observar que no Distrito Federal, estas embarcações são controladas pela Resolução nº 032, de 09 de março de 1987 que baixa norma sobre o controle e a fiscalização de embarcação tipo pedalinho e caiaque, quando utilizados para fins de recreação.

O aspecto lúdico deste equipamento, associado à atividade física, talvez seja o seu fator de sucesso. Este tipo de embarcação povoa nossos parques desde a década de sessenta.

3 Material utilizado

A seleção correta de materiais e processos na engenharia é de extrema importância, pois afetará a forma e os custos de fabricação do produto. Neste ponto ainda não há a preocupação em estabelecer a especificação final do material e planejar os detalhes do processo, mas sim em escolher, pelo menos, a família de materiais (madeira, metais, plásticos, vidro-cerâmicos, etc.) e o processo mais adequado para sua fabricação.

A tabela mostra os requisitos de projeto para o veículo náutico, objeto deste trabalho.

Velocidade de cruzeiro No mínimo 3 m/s

Capacidade de Carga Até duas pessoas

Acionamento Manual

Comprimento 4,00 m

Largura 0,70

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com