TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANELAS CELULARES EUCARIONTES

Pesquisas Acadêmicas: ORGANELAS CELULARES EUCARIONTES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 4

ORGANELAS CELULARES EUCARIONTES

Todos os seres vivos são constituídos por células que podem ser de dois tipos básicos: procariontes e eucariontes. As Células eucariontes apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos. São maiores do que as células procariontes e de estrutura muito mais complexa. A riqueza em membranas das células eucariontes é a sua característica mais importante.

Descrição das organelas:

Citoplasma

É o espaço entre a membrana plasmático e o núcleo. Esse espaço não é vazio, mas preenchido por uma substância viscosa chamada citosol ou hialoplasma, onde estão mergulhadas as organelas citoplasmáticas. No citosol encontram-se moléculas de água e diversos íons, aminoácidos e enzimas, que têm papel na síntese e degradação de carboidratos, ácidos graxos e outras substâncias. Também estão contidos no citosol monômeros de proteína que são construtores de estruturas como microtúbulos e filamentos de actina (componentes do citoesqueleto, que dá forma às células eucariontes, participa dos movimentos celulares e mantém as organelas em seus respectivos lugares).

Membrana plasmática

Separa o citoplasma do meio extracelular e apresenta permeabilidade seletiva, ou seja, ela tem papel fundamental para o equilíbrio químico da célula.

Mitocôndria

Estão presentes essencialmente em todas as células eucarióticas, elas são alongadas ou esféricas e revestidas por dupla membrana lipoproteica A sua função é a de respiração celular aeróbica, obtendo energia através da degradação da glicose.

Ribossomos

Os ribossomos são pequenas granulações presentes no citoplasma da célula e também na parte superficial do retículo endoplasmático, formando o retículo endoplasmático rugoso (granular). A sua principal função é atuar na síntese das proteínas. Como a célula necessita de muita proteína para se desenvolver, ela possui milhares de ribossomos em seu citoplasma.

Retículo endoplasmático

Podem ser de dois tipos.

1- Rugoso: possui a função de síntese de proteínas, como também a produção de enzimas.

2- Liso: tem a função de sintetizar lipídeos e hormônios esteróides. Também participando do processo de desintoxicação. Além de absorver gorduras.

Complexo de Golgi

É um conjunto de sacos achatados e vesículas em volta dos mesmos. Dentre as suas funções encontram-se a de armazenamento (proteínas, lipídeos e polissacarídeos); formação de membranas, lisossomos e acrossomo (espermatozóide) e secreção celular.

Lisossomos

São organelas com enzimas em seu interior, que tem a capacidade de digerir substâncias como proteínas, lipídeos, carboidratos e ácidos nucléicos, outras organelas e até células inteiras. Possuem a função de digestão intracelular e extracelular, autofagia e autólise.

Peroxissomos

Organelas membranosas presentes no citoplasma das células vegetais e animais, formando vesículas arredondadas. Sua função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio (água oxigenada). Dessa forma a enzima catalase reage com o peróxido de hidrogênio produzindo água e oxigênio molecular.

Vacúolos

Os vacúolos são estruturas citoplasmáticas com tamanhos variados e revestidos por membrana, formados a partir do retículo endoplasmático ou do complexo golgiense. Existem três tipos de vacúolos, os digestivos, os contráteis ou pulsáteis e os de armazenamento. De um modo geral a sua função principal é o armazenamento de substâncias, assim como a regulação das trocas de água que ocorrem na osmose.

Centríolo

Organela não membranosa de formato cilíndrico encontrado aos pares que ocorre em células animais. A sua função é participar da divisão celular originando cílios e flagelos

Estruturas do núcleo

O núcleo celular é uma estrutura envolta por membrana que protege o DNA nas células eucariontes (desde fungos até plantas e animais). Há alguns organismos que não possuem núcleo e outras estruturas organizadas, que são os procariontes, como é o caso das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com