TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vias De Sinalização Celular

Monografias: Vias De Sinalização Celular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2013  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  1.490 Visualizações

Página 1 de 3

Vias de Sinalização Celular

Comunicação Celular

A comunicação celular é a capacidade que têm todas as células de trocar informação fisicoquímica com o médio ambiente e com outras células. A função principal da comunicação celular é a de adaptar às mudanças que existem no médio que lhes rodeia para sobreviver a essas mudanças, graças ao fenômeno da homeostase.

Organismos Unicelulares - As células unicelulares procariotas e as células eucariotas, vivem em um médio acuoso do que recebem múltiplos estímulos fisicoquímicos como a luz, temperatura, salinidade, acidez, concentração de outras substâncias, aos que respondem geralmente com movimento, chamado taxia. As células unicelulares captam de sua microambiente estímulos e processam a informação que recebem através de uma via de transducción de sinais, que controla a direcção do movimento de seus pseudópodos, flagelos ou cilios. Os seres unicelulares móveis adaptam-se ao estado físico e químico de seu meio e podem aproximar-se ou afastar de vários estímulos, como um médio de competir para a sobrevivência.

Organismos Multicelulares - Formado por mais do que uma célula. Animais e plantas são multicelulares. No entanto há vários níveis de diferenciação entre as células destes organismos. Há seres vivos multicelulares em que praticamente não há diferenciação entre células - como as esponjas - e outros com uma estrutura muito mais complexa, com o corpo diferenciado em tecidos e órgãos com funções específicas.

Tipos de Comunicação Celular

Comunicação Endócrina - Torna possível a ligação de células distantes através de sinais químicos. As moléculas sinalizadoras são os hormônios. Atingem a célula alvo através da circulação sanguínea.

Comunicação Parácrina - a célula secreta mediadores químicos locais que agem somente em células vizinhas. Moléculas de sinalização parácrina são rapidamente internalizadas, destruídas ou imobilizadas.

Comunicação Sináptica - ocorre quando moléculas são liberadas de vesículas em junções neuronais chamadas sinapses. Estas moléculas, os neurotransmissores, se difundem através da fenda sináptica e vão agir somente na célula-alvo pós-sináptica. Todas estas substâncias químicas se ligam a receptores de dentro ou de fora da célula-alvo iniciando a resposta celular.

Comunicação Autócrina – Ocorre quando o sinal age sobre a célula que o emitiu. Muito utilizado com a intenção de amplificar sinais, como a retroalimentação positiva. Pode também atuar na retroalimentação negativa, inibindo sua própria síntese. Vale ressaltar, que há necessidade de que a célula que produz a substância, também possua receptor para a mesma.

Principais Tipos de Receptores

Receptores intracelulares

Pequenas moléculas hidrofóbicas de sinalização (hormônios esteróides e tireoideanos) atravessam a membrana da célula-alvo para se ligarem a receptores intracelulares localizados no citoplasma ou no núcleo desta célula. O complexo hormônio-receptor sofre uma mudança conformacional que leva a um aumento da afinidade do receptor pelo DNA regulando a transcrição de genes específicos, tal ligação, leva à ativação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com