TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ÍNDICES ZOOTECNICOS

Por:   •  29/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

ÍNDICES ZOOTÉCNICOS ANALISADOS EM UMA FAZENDA DE GADO DE CORTE E LEITE

Grupo: Bruna Leite, Bruna Venerando, Laires Marciano de Faria.

Turma: 9° Modulo B

  • O QUE SÃO ÍNDICES ZOOTÉCNICOS?

São coletas de dados muito importantes que permite ao produtor conhecer a situação atual de sua propriedade, como a situação produtiva, reprodutiva e sanitária do rebanho e também, para poder estipular metas a curto, médio e longo prazo.

INDICES AVALIADOS:

  • ÍNDICE DE MORTALIDADE:

É uma atividade diária extremamente importante. Afinal, é por meio destes dados que é possível conhecer a eficiência do rebanho em relação às situações produtivas, reprodutivas e sanitárias, podendo, assim, estimular metas em curto, médio e longo prazo dentro da atividade.

  • ÍNDICE DE FERTILIDADE

É a relação do número de fêmeas em cobertura que ficaram prenhes em determinado período de exposição reprodutiva. O índice de Fertilidade = N° de fêmeas prenhas x 100 / N° fêmeas em cobertura. Para não haver prejuízo, o resultado desse índice deve ser igual ou maior que 80%.

  • ÍNDICE DE NATALIDADE

É a maneira de medir o resultado das fêmeas que foram submetidas à cobertura, emprenharam e quantas levaram a gestação ate o final. Índice de natalidade = no de bezerros nascidos x 100 / n° de fêmeas em cobertura.

  • ÍNDICE DE MORTALIDADE INTRA-UTERINA

É Representado pelo  índice de perdas de animais que foram abortados, reabsorvidos ou natimortos. Esse índice é muito importante, pois, pode ajudar a identificar problemas sanitários, através de exames realizados por médicos veterinários, que muitas vezes passam despercebidos pelo produtor (neospora, brucelose, vibriose, campilobacteriose entre outras). Índice mortalidade = no de fêmeas prenhas – no de vacas que pariram x 100 / no fêmeas prenhas

  • TAXA DE DESMAME (%)

Um dos mais importantes, pois representa o total de animais desmamados em relação às vacas expostas em reprodução dentro de um determinado ano agropecuário. Taxa de desmame = no de bezerros desmamados x 100 / no de fêmeas em cobertura Esse índice reflete o dado global da atividade de cria, pois está diretamente relacionado á todos os índices anteriores, qualquer alteração dos índices anteriores influenciará a % de desmame e, consequentemente, a rentabilidade da propriedade.

  • RELAÇÃO DESMAMA (%)

Percentual do peso do bezerro em relação ao peso da mãe. Relação de desmame = peso do bezerro x 100 / peso da mãe

  • PRODUÇÃO REAL (KG)

Mostra quantos Kg de bezerro a vaca desmamou no ano Produção real= Peso do bezerro x 365 / IEP da mãe

  • PERÍODO DE SERVIÇO

Período entre o parto e uma nova concepção, para uma pecuária rentável, o número deverá ser o menor possível, preferencialmente entre 75 e 80 dias, esse índiceirá influenciar diretamente o intervalo entre partos. Sem dúvida é característica que tem maior impacto econômico dentro de um sistema de produção.

  • TAXA DE DESFRUTE

Este índice mensura o quanto se vende do que se tem. Taxa de desfrute = estoque final – estoque inicial – compras + vendas / estoque inicial ou Taxa de desfrute = no de animais abatidos (vendidos) x 100 / rebanho

  • (IEP) INTERVALO ENTRE PARTOS

o ideal é que os animais consigam ter um IEP médio de 12 meses, pois o período de gestação dura em torno de nove meses (280 dias). O período de puerpério, ou seja, período de involução e recuperação do tecido funcional do útero para uma nova concepção, dura em média 45 dias, resta assim mais 45 dias para esse animal emprenhar, e ter um bezerro dentro de 12 meses, levando em consideração que o bovino apresenta intervalo entre cios de 21 em 21 dias (podendo variar de 17-24 dias dependendo do número de ondas de crescimento folicular), o animal poderá apresentar dois cios férteis e se o animal emprenhar nesse período pode ter até dois partos dentro de12 meses.

  • (PL) PERÍODO DE LACTAÇÃO

Tempo que decorre enquanto a fêmea é capaz de produzir leite. O ciclo de lactação de uma vaca leiteira começa no dia do nascimento do bezerro e continua pelos próximos 305 dias. Em rebanhos mestiços, contudo, a lactação tende a ser menor, com duração de 270 a 290 dias, enquanto que em rebanhos especializados, com vacas com maior grau de sangue de raças como Holandês ou Jersey, a lactação pode ser estendida, devido a uma maior seleção dessas vacas para persistência de lactação. Assim, a lactação acaba sendo encerrada pela proximidade do parto seguinte, respeitando-se 60 dias de período seco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com