TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EFEITO DA GRANULOMETRIA DE RAÇÕES SOBRE O DESEMPENHO ZOOTÉCNICO DE JUVENIS DO CAMARÃO Litopenaeus vannamei

Por:   •  19/12/2017  •  Monografia  •  5.652 Palavras (23 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DO MAR – LABOMAR

CURSO DE OCEANOGRAFIA

JOSÉ LUCAS RODRIGUES ARRUDA

EFEITO DA GRANULOMETRIA DE RAÇÕES SOBRE O DESEMPENHO ZOOTÉCNICO DE JUVENIS DO CAMARÃO Litopenaeus vannamei

FORTALEZA

2017


JOSÉ LUCAS RODRIGUES ARRUDA

EFEITO DA GRANULOMETRIA DE RAÇÕES SOBRE O DESEMPENHO ZOOTÉCNICO DE JUVENIS DO CAMARÃO Litopenaeus vannamei

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Oceanografia do Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Oceanografia

Orientador: Prof. Dr. Alberto Jorge Pinto Nunes.

FORTALEZA

2017


JOSÉ LUCAS RODRIGUES ARRUDA

EFEITO DA GRANULOMETRIA DE RAÇÕES SOBRE O DESEMPENHO ZOOTÉCNICO DE JUVENIS DO CAMARÃO Litopenaeus vannamei

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Oceanografia do Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Oceanografia.

Aprovada: ___/___/________

BANCA EXAMINADORA

______________________________________________________

Prof. Dr. Alberto Jorge Pinto Nunes (Orientador)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

_______________________________________________________

Prof. Dr. Esaú Aguiar Carvalho

Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

_______________________________________________________

M.Sc. Felipe Nobre Façanha

Universidade Federal do Ceará (UFC)

A Deus.

A meus pais Eliana Rodrigues e Adriano Arruda e minhas irmãs Mariana Arruda e Raquel Arruda.

A toda minha família e amigos.


AGRADECIMENTOS

Aos meus pais, Eliana e Adriano e minhas irmãs Mariana e Raquel por todo apoio, amor e compreensão recebido por eles durante toda minha vida. Obrigado por me darem essa oportunidade, não teria conseguido sem vocês.

A toda minha família, em especial minhas avós Inácia e Rejane e meu avô Adelino, que sempre foram pacientes e confiantes em mim. Obrigado por sempre estarem ao meu lado e auxiliado na minha educação.

A tia Elisângela, que considero como minha segunda mãe e está sempre disposta a me ajudar, e por todo incentivo que sempre me impulsiona.

Aos meus amigos da turma de Oceanografia, principalmente ao Thomas, Davi, Ana Beatriz, Nalu, Débora, Karina, Melissa, Felipe e Oscar por tornarem esses quatro anos melhores possíveis. Nossas aulas de campo e viagens serão inesquecíveis. Tenho certeza que nossa amizade durará para sempre.

Aos amigos que conquistei durante a vida desde a infância e que estão até hoje ao meu lado e me apoiando em todas as etapas, em especial a Marília, Luna e Milena.

Ao orientador e professor Alberto Jorge Pinto Nunes, por total dedicação e empenho em me ajudar e tornar possível a realização desse projeto. Meu muito obrigado.

Aos colegas e amigos do LANOA, Carla, Sandra, Júnior, Hassan, Luis Paulo, Felipe, Andrei, Arthur, Alan, Danilo, Kalile, Vitor, por toda ajuda e convivência durante esse período de trabalho.


RESUMO

No cultivo de camarões, as rações possuem um formato cilíndrico, variando seu diâmetro e comprimento (granulometria) em proporção ao ganho de peso corporal dos animais durante o cultivo. Especula-se que pellets com menor granulometria resulta em uma maior distribuição de alimento entre a população cultivada, e, portanto, proporciona melhor desempenho zootécnico e camarões com pesos corporais mais homogêneos. O presente estudo avaliou o efeito de diferentes granulometrias sobre o desempenho zootécnico de juvenis do camarão branco, Litopenaeus vannamei. Foram produzidas em laboratório três rações com as seguintes variações no diâmetro e comprimento dos pellets: 1,33 ± 0,14 e 4,76 ± 1,23 mm; 2,23 ± 0,28 e 4,73 ± 0,66 mm; e, 2,92 ± 0,08 e 4,03 ± 0,52 mm, respectivamente. Camarões com 8,45 ± 1,31 g  foram estocados na densidade de 61 camarões/m2 (34 camarões por tanque) em 10 tanques de 0,5 m3, com água clara e recirculação contínua, sendo cultivados durante 45 dias. Os animais foram alimentados quatro vezes ao dia exclusivamente em bandejas de alimentação. As dietas não apresentaram diferença na umidade final (7,83 ± 0,39%) e estabilidade física em água (82,47 ± 5,91%). Porém, a dureza das dietas aumentou proporcionalmente com um incremento no diâmetro dos pellets, de um mínimo de 0,83 ± 0,29 para um máximo de 3,60 ± 0,87 kg. Na despesca, não foi observada diferença estatística significativa entre as dietas experimentais na sobrevivência final dos camarões (100 ± < 0,0001%), peso corporal final (17,38 ± 2,40 g), crescimento semanal (1,39 ± 0,09 g), ganho de produtividade (535 ± 39 g/m2), consumo aparente de ração (15,5 ± 0,3 g/camarão) e fator de conversão alimentar (1,75 ± 0,16). Ao término do estudo, o coeficiente de variação (cv) do peso corporal dos camarões alimentados com as dietas 1,33 x 4,76 mm (diâmetro x comprimento) e 2,23 x 4,73 mm diminuiu de 16,6 e 14,5% para 11,8 e 11,1%, respectivamente. Por outro lado, o cv dos camarões alimentados com a dieta com 2,92 x 4,03 mm aumentou de 14,9 para 18,2%. Este estudo concluiu que camarões juvenis da espécie L. vannamei com uma classe de peso corporal entre 8,5 e 17,4 g podem ser alimentados com rações com diâmetro entre 1,33 e 2,92 mm, sem efeitos deletérios sobre o seu desempenho zootécnico. Os pellets com um diâmetro entre 1,33 e 2,23 mm produzem camarões com um peso corporal mais homogêneo do que pellets com 2,92 mm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (495.9 Kb)   docx (229 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com