TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obesidade no Вrasil

Pesquisas Acadêmicas: Obesidade no Вrasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.596 Palavras (19 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 19

MOISES RODRIGUES DA SILVA

ALIMENTAÇÃO E EPIDIMIA DA OBSIDADE

Trabalho apresentado no Curso de Administração 2° Semestre da Faculdade Piaget, como exigência parcial para aprovação na disciplina Dinâmica do Mundo Moderno ministrado pelo Professor Dr. Alexandre H. de Quadros.

SUZANO

24/09/2014

INTRODUÇÃO

Neste trabalho podemos ver algumas formas de como as pessoas que são propensas a obesidade se comportam na nossa sociedade, quais os riscos que estas pessoas correm, e agora a obesidade já é um caso de saúde publica pelo fato dela estar muito presente no nosso convívio social, muito mais do que possamos imaginar.

Como podemos evitar esse tipo de doença. Nossa realidade hoje na sociedade contribui muito para que este número aumente mais ainda, devido a nossa forma errada de viver e também como ela afeta em geral todos em um convívio familiar e social. Quais áreas são as mais afetadas, as pesquisas feitas para poder controlar está doença.

Os pais hoje influenciam o desequilíbrio da obesidade nas crianças dentro de suas próprias casas, principalmente as famílias os pais não tem controle sobre os filhos, pelo fato de não serem tão presentes em suas vidas e uma forma de poderem diminuir a sua ausência e liberando tudo para as crianças inclusive essas guloseimas que hoje faz muito mal a saúde e de acordo com pesquisas nossas crianças estão ficando cada vez mais obesa com está má alimentação e a falta de limites que eles têm.

ALIMENTAÇÃO E EPIDIMIA DA OBSIDADE.

ALIMENTAÇÃO – CONCEITO

Processo pelo qual o corpo humano utiliza – se para obter as vitaminas e os nutrientes necessários para vida, porém a alimentação hoje em dia vai além das necessidades fisiológicas.

O ato de alimentar – se se tornou também um prazer, um hobby onde muitos encontram prazer em determinada culinária para satisfazer essa necessidade social toda grande cidade conta com uma gama gigantesca de restaurante para todos os tipos e gosto.

OBESIDADE – CONCEITO

É o desequilíbrio entre a quantidade de calorias que se consome e o tanto que é gasto, que provoca aumento de gorda prejudicando tanto o físico da pessoa como o lado psicológico. A obesidade é uma doença crônica que não tem cura, entretanto pode ser controla e já se tornou um problema de saúde pública, uma vez que nós encontramos em meio a uma epidemia mundial dessa doença que tem várias causas como, hábitos alimentares incorretos, sedentarismo e o fator genético.

“Estudo recente da OMS apontou que cinco em dez dos fatores de risco que mais causam morte precoce e doenças no mundo estão associadas a alguma forma de má nutrição”.

OBESIDADE NO BRASIL

Como existe uma epidemia mundial o Brasil não ficaria de fora, o que vimos nas ruas se comprovam em dados, os motivos para essa crescente da obesidade dentro da população brasileira se deve há mudanças de hábitos alimentares da população que consome cada vez mais alimentos com níveis altíssimos de calorias, gordura e açúcar.

Cada vez mais em nosso país está deixando de lado o tradicional arroz com feijão, a salada com alface e tomate e o pequeno pedaço de carne, que é umas das mais recomendadas refeições no sentido nutricional, para consumir a comida rápida, principalmente na rua, em lanchonetes e similares no que se tornando rotina obviamente vai causar aumento de peso.

Outro ponto que faz o Brasil ocupar hoje em dia o pelotão da frente no ranking de países com pessoas obesas é a diminuição das atividades físicas em comparação com alguns anos atrás, hoje em dia com aumento da renda conseguiram adquirir automóvel e utilizando o veículo até para se locomoverem até a padaria da esquina, essa combinação não poderia gerar outra situação do que a obesidade.

OBESIDADE INFANTIL E NA ADOLECÊNCIA

Como citado anteriormente à mudança dos hábitos alimentares e a diminuição das atividades físicas estão sendo os motivos da causa da obesidade em nosso tempo e essa mudança de comportamento social atinge também as novas gerações que ainda tem mais alguns fatores causadores como a ansiedade e os problemas hormonais, crianças e adolescentes estão cada vez mais obesos, não é só um problema de ser “zoado” pelo colega na escola, apesar de bullyng nunca ser bem vindo, a obesidade infantil e na adolescência causa danos à saúde das crianças e dos adolescentes como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão, colesterol alto e má formação no esqueleto.

Em um ambiente familiar conturbado, onde há muitas brigas entre os pais e se houver dificuldades escolares, podemos identificar o sintoma da ansiedade e da angústia que pode causar o impulso alimentar da criança e o exemplo alimentar dentro de casa também contribui, não tem como exigir de uma criança que coma frutas e legumes se os pais e os irmãos mais velhos se alimentam com salgadinhos e doces, na parte do exemplo também entra a atividade física os pais devem incentivar a prática de esporte na infância, que essa pratica se torne um lazer ajudando a criança tanto na parte física como na parte psicológica, ajudando na diminuição da ansiedade.

Afinal já existe uma máxima que “a criança gordinha de hoje é o adulto obeso de amanhã”, inclusive com suporte científico, pois é na infância que aumentam as células da gordura e a criança sendo obesa aumentará em maior nível dificultando o controle do peso posteriormente.

OBESIDADE NO TRABALHO

Além de causar males à vida social e conjugal o sobre peso, também afeta a vida profissional, no EUA ficou constato que colaboradores com sobre peso se ausentam mais dias de trabalho e pegam mais licenças médicas, obviamente as organizações perceberam essa tendência estão levando em consideração essa característica do profissional na hora de contratar um profissional.

Além da parte médica um obeso tem dificuldades em realizar tarefas rotineiras que requerem certas agilidades, como subir escadas, passar por corredores estreitos ou ocupar espaços pequenos, onde tudo foi planejado para pessoas com peso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com