TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBESIDADE. HISTÓRICO DA OBESIDADE INFANTIL NO BRASIL

Tese: OBESIDADE. HISTÓRICO DA OBESIDADE INFANTIL NO BRASIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  Tese  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  990 Visualizações

Página 1 de 2

1 OBESIDADE

1.1 HISTÓRICO DA OBESIDADE INFANTIL NO BRASIL

Em 30 anos no Brasil, menos criança desnutridas e mais adolescentes acima do peso. Este é um resumo dos resultados da pesquisa feita pelo IBGE sobre os indicadores da população das crianças brasileiras.

Em uma pesquisa de 2003 detectou que a desnutrição infantil diminuiu nos últimos 30 anos, especialmente entre aqueles que eram mais afetados pelo problema: as crianças das regiões norte e nordeste, e as das famílias com menores rendimentos.

De acordo com Machado (2010), o índice de obesidade entre crianças brasileiras esta se aproximando das crianças americanas, se nada for feito, poderemos nos tornar o país mais obeso do mundo dentro de alguns anos. Embora o Brasil esteja atrás dos Estados Unidos em números reais de crianças obesas. Os Estados Unidos é o país que mais investe no combate a obesidade infantil, já o Brasil ainda não se deu conta da gravidade do problema, precisa-se de ações mais efetivas para combater esse mal, por parte dos nossos governantes principalmente, atualmente as ações são poucas. Um outro agravante é o fato de nossas crianças ainda estarem passando por mudanças como: acesso a computadores, TV de ultima geração, e outros elementos da vida moderna. Situações que a criança americana já passou á aproximadamente 40 anos, quando a obesidade entre as crianças dos Estados Unidos surgiu de maneira muito forte.

O Brasil corre sério risco de seguir o mesmo caminho, as famílias estão mais urbanas, há menos espaço para atividades físicas e existe a facilidade do fast food tanto nas grandes quanto nas pequenas cidades. Fatores que formam um cenário propiciam para o surgimento da obesidade.

Hoje em dia os adultos não estão preocupados e nem comprometidos com o bem estar de seus filhos, pois a facilidade e o comodismo são propícios a uma vida sedentária, o trabalho vem em primeiro lugar, deixando a desejar a saúde da criança. É cômodo para o adulto que seus filhos passem o dia em frente a um computador, vídeo game e televisão, onde acarretara sérios riscos para a saúde do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com