TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obra Analoga

Monografias: Obra Analoga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Aquático de Londres

O London Aquatic Center (LAC) foi especialmente idealizado para abrigar os Jogos Olímpicos de 2012 e tem capacidade para acomodar 17,5 mil espectadores.

Ele se tornará um espaço público a partir de julho de 2013, sua capacidade será para 2,500 pessoas, pois suas arquibancadas temporárias cederão espaço a uma exuberante e orgânica fachada de vidro.

O grande destaque do Centro Aquático, segundo a arquiteta anglo-iraquiana, fica por conta de três pilares de concreto que suportam 2,8 mil toneladas de treliças metálicas, que, por sua vez, sustentam uma cobertura metálica de 160 m de extensão em vão livre, revestida por 11 mil m² de painéis de alumínio.

De acordo com Zaha, o conceito do LAC foi inspirado pela geometria fluída da água em movimento, criando espaços ao redor que refletem as paisagens do Parque Olímpico. “Em termos funcionais, a cobertura em forma de onda tem vão livre que acompanha toda a sua extensão para garantir fluidez ao projeto e se integrar ao entorno”

Localizado a sudeste do Parque Olímpico de Londres e assinado por Zaha Hadid o Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de 2012 reúne duas piscinas de 50 metros e uma outra de 25 metros, com volume de 10 milhões de litros de água e cobertas por 3 toneladas de aço e alumínio com linhas curvas, fluídas e orgânicas para dar vida e movimento como a natação, o salto, o polo e o nado sincronizado.

A estrutura do centro aquático , fica por conta de três pilares de concreto que suportam 2,8 mil toneladas de treliças metálicas, que, por sua vez, sustentam uma cobertura metálica de 160 m de extensão em vão livre, revestida por 11 mil m² de painéis de alumínio.

Em termos funcionais, a cobertura em forma de onda tem vão livre que acompanha toda a sua extensão para garantir fluidez ao projeto e se integrar ao entorno

Fachadas inclinadas. Depois da Olimpíada, o equipamento central abrigará 2,5 mil assentos, e o espaço aberto nas laterais, que atualmente conecta as duas instalações de arquibancadas, será fechado com vidro para garantir a iluminação natural.

“As fachadas externas receberão unidades insuladas para isolamento acústico, com vidros instalados sobre uma estrutura de aço e cobertos por placas de alumínio pressurizado”, descrevem os arquitetos da Seele. Segundo eles, a deflexão da ampla e extensa cobertura de aço é tão grande que impossibilitou uma conexão estrutural entre a fachada e a cobertura. “Por isso a opção foi por uma estrutura com vigas em balanço (conhecidas como cantilevers), ancoradas em apenas uma extremidade”, explica o engenheiro Elmar Hartje, da Seele. “A tensão da fachada, por sua vez, é feita por uma membrana capaz de acompanhar o movimento da cobertura.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com