TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obra Do Pintor Paul Gauguin

Pesquisas Acadêmicas: Obra Do Pintor Paul Gauguin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  748 Visualizações

Obra do pintor Paul Gauguin

De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?

A obra “De Onde Viemos? Que Somos? Para Onde Vamos?” foi pintada em 1897 por Paul Gauguin, no Taiti. É uma reflexão sobre o ciclo da vida e a trajetória humana.

Destaques da obra “De Onde Viemos? Que Somos? Para Onde Vamos?”:

A leitura da obra: seguindo a tradição oriental, a leitura da obra inicia-se à direita, com o pequeno bebê adormecido, passando pela juventude de corpos dourados e belos, culminando no corpo escuro da senhora de idade, à esquerda da composição.

O primitivismo: mais do que retratar culturas exóticas, Gauguin desejava integrar-se àquele mundo, tornando-se ele próprio um ser primitivo. Sua técnica rústica evoca uma arte elementar e simbólica.

A técnica: Gauguin utiliza cores puras na tela, privilegiando os tons complementares, especialmente o amarelo e o azul. Os contornos negros das figuras eliminam qualquer sugestão de tridimensionalidade.

O jovem colhendo uma fruta: ponto focal da tela, um jovem se estica para alcançar uma fruta, o que pode evocar os prazeres da juventude ou a busca pelo conhecimento – uma citação do mito de Eva e o Jardim do Éden.

A divindade: a escultura de uma divindade à esquerda da pintura é baseada em relevos polinésios. A figura, de um tom de azul, indica o mundo espiritual.

A natureza: as formas sinuosas e fluidas evocam a beleza do espaço natural, e as cores exaltam sua exuberância.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com