TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obsevação De Artes

Trabalho Universitário: Obsevação De Artes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2013  •  5.795 Palavras (24 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 24

CARACTERIZAÇÃO GERAL DA INSTITUIÇÃO

A escola campo de observação: Núcleo de desenvolvimento infantil (NDI) está localizado no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas, situada no bairro Cidade Universitária.

De acordo com o contexto histórico no qual a instituição está inserida, mais especificamente nos anos 80, verificamos através do PPP, que esta época foi marcada pelo contexto da redemocratização da sociedade civil, destacando-se também o movimento das mulheres que, com a inserção das mesmas no mercado de trabalho, tinham a necessidade de um local que pudessem deixar seus filhos em segurança enquanto trabalhavam. Buscavam reivindicar dessa forma, o direito a creches, inclusive, as servidoras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que passaram a reivindicar através de sua associação (ASSUFAL: Associação dos servidores da UFAL) a criação de uma creche. Assim, em 1983, esta entidade incorporou a referida reivindicação apresentando uma proposta de criação da creche Sementes do Amanhã ao Reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o qual o mesmo informa ter dificuldades financeiras, fato este que não desanimou a administração da ASSUFAL. Assim as dificuldades foram superadas e com a ajuda da LBA e do MEC foi fundada a instituição com o nome de Pousada Escolar Sementes do Amanhã, em 12 de outubro de 1984, porém, sem a devida estrutura. Sendo instalada numa casa alugada na praça Sinimbu situada no centro da cidade de Maceió, após algum tempo, em 30 de Março de 1992 a Universidade passa a assumir a creche que foi transferida para o prédio da antiga biblioteca onde atualmente funciona o NDI. Buscou parceria com a LBA a qual fornecia pessoas para cuidar das crianças e preparar os alimentos. Logo após, com a extinção da LBA se faz uma parceria com a PROEST e FUNDEPES que cedia pessoal.

O NDI passou a ser assumido pela professora Elza Maria da Silva, que buscou parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, a qual entrou com, os professores e a merenda e a instituição (NDI) com a responsabilidade de atender a comunidade externa e da formação dos professores da rede. Logo após, em 2005, o NDI passa a ser assumido pela professora Pajuçara Marroquim e em Março de 2012 passa a ser assumida pela atual gestora Andreza Fabrícia Pinheiro da Silva.

Atualmente, o NDI é uma unidade acadêmica com responsabilidade de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da UFAL, caracterizando-se assim, um órgão de apoio da Universidade, tendo parceria com alguns estágios, como: estagiários de Pedagogia, Ed. Física, Nutrição, Psicologia, pesquisas de mestrado e doutorado; também tem alunos estagiários de outras faculdades e universidades e projetos de extensão de curso de nutrição, como a reeducação alimentar e zero trans. É também vinculado a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho– (PROGEP), a qual é responsável por questões administrativas, legais e financeiras do NDI. Possui convênio com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) que disponibiliza psicólogo, coordenadora, educadores, auxiliar e merendeira.

Em relação a questões financeiras, o pagamento dos funcionários se concretiza da seguinte forma: os bolsistas são pagos pela PROEST, os servidores da SEMED são pagos pela prefeitura, os servidores da UFAL pela Universidade, e os terceirizados quem paga é a empresa com verba da Universidade acordada por meio do contrato. A UFAL disponibiliza verba para alimentação por meio da PROGEP. O material escolar é pedido como doação aos pais (estudantes e comunidade), entretanto aos servidores da universidade será pedido o material escolar com respaldo legal, pois eles recebem um auxílio creche. Porém os pais, de todas as categorias, arcão com os materiais individuais/pessoais. Com relação à farda a instituição dispõe de uma costureira, entretanto não é obrigatória a compra da farda.

Houveram algumas modificações realizadas pela atual gestão como: o aumento do número do quadro dos funcionários com quatro bolsistas BDI; reforma no espaço físico do Núcleo, reforma concretizada em espelhos na sala de aula que é um dos elementos previstos nos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil; ampliação do espaço de areia e outro de grama; aumento da quantidade de brinquedos na brinquedoteca, através das doações de brinquedos realizadas pelos pais.

A instituição atende a um grupo eclético de quatro categorias diferentes, ficando acordado no dia 09 de janeiro de 2013 em reunião com a PROGEP a seguinte distribuição de vagas do Núcleo de Desenvolvimento Infantil: 25% de vagas para filhos de estudantes, 25% para filhos de técnicos, 25% para filhos de professores e 25% para a comunidade circunvizinha da universidade Federal de Alagoas - UFAL, sendo assim caracterizado como um grupo misto, onde todas as crianças têm direitos e deveres iguais.

A instituição funciona das 7h: 30min. às 17h: 30min., ou seja, tem 10 horas de atendimento diário, às crianças atendidas integralmente. Já as crianças atendidas em horários parcial, o horário de atendimento é de 07h: 30min às 11h: 30min, ou 13h: 30min às 17: 30min. A instituição atende apenas à etapa da Educação Infantil, em creche e pré-escola a sala de atividade observada foi o Primeiro Período (crianças de 4 a 5 anos). Atende um número total de 144 crianças, destas, 42 estão matriculadas apenas no turno matutino, 44 no turno vespertino e 58 em turno integral.

Ainda atende a crianças com necessidades especiais, tendo atualmente, uma criança no Primeiro Período, com paralisia cerebral, conta com uma auxiliar de sala exclusiva cedida pela Semed, pois a mesma tem dificuldade de locomoção. Há ainda uma criança com autismo e outras crianças em processo de construção de diagnóstico.

1. Dados do professor

A educadora da sala observada se chama Edvânia, com graduação em Pedagogia, faixa etária entre 30-40 anos, sexo feminino, trabalhando nos dois turnos, é da rede da SEMED há 13 anos, antes de trabalhar pela SEMED a educadora já tinha trabalhado no NDI como bolsista, pois foi aluna da UFAL.

2. Espaço físico da instituição e da sala de aula e recursos materiais.

A Instituição possui seis salas para realização das atividades com as crianças, uma sala de secretaria, uma de direção, uma de reunião, uma de coordenação pedagógica, uma de nutrição, uma de enfermagem, uma de psicologia, uma de vídeo, um de almoxarifado e uma brinquedoteca.

O banheiro das crianças é amplo, ventilado e de boa iluminação, possuem duas entradas, uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com