TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oleo Del Orenzo

Dissertações: Oleo Del Orenzo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 2

Filme: Óleo de Lorenzo

1. Descreva brevemente a doença apresentada por Lorenzo.

A adrenoleucodistrofia, também conhecida pelo acrônimo ALD, é uma doença genética rara, incluída no grupo das leucodistrofias, e que tem duas formas, sendo a mais comum a forma ligada ao cromossomo X, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta fundamentalmente homens

2. A ALD é uma doença de herança recessiva ligada ao cromossomo X. Quais são as implicações psicossociais do diagnóstico de uma doença rara, nova, transmitida por mecanismo de herança recessiva ligada ao cromossomo X, que não se manifesta ao nascimento e é fatal? Cite outra doença com características semelhantes. O diagnóstico de doenças autossômicas recessivas ou recessivas ligadas ao cromossomo X traz pelo menos dois problemas familiares (emocionais, sociais) muito importantes, e claramente mostrados no filme. Descreva-os.

A doença consegue abalar uma família inteira. O pai de Lorenzo para de trabalhar para estudar sobre a doença. Acontece a reunião dos médicos para discutir sobre como se proceder. Um pouco de culpa da mãe, junto com a força de todas as famílias afetadas também se juntam para tentar achar uma solução. Como eles mesmos dizem no filme (os pais de Lorenzo), é essa pressão social em cima da comunidade científica que promove a rápida melhoria e avanço da medicina. Não é para lucrar com as curas das doenças, mas para curar os pacientes.

O sentimento de culpa mãe é um exemplo. Ela é a portadora da doença que Lorenzo herda, mas não é afetada por ela. Chegam a chamar ela de "sangue venenoso" por este fato. A criança continua sofrendo, enquanto os pais assistem. O pai de Lorenzo precisa parar de trabalhar para estudar sobre a doença. A família briga (entre a mãe e a tia) por causa do estado emocional de todo mundo.

O segundo fator é que se tratava de uma doença que nem mesmo os especialístas sabiam identifica las.

Um outro exemplo de doença é a esclerose multipla. -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com