TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oleo De Lorenzo

Casos: Oleo De Lorenzo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 4

O curta retrata a história de uma família de classe baixa que ganha um prêmio de grande valor e não conseguem lidar com ele por estar totalmente fora de suas realidades. Isto acontece após o recebimento de um telegrama, mesmo sem dar importância àquele simples pedaço de papel, acabam descobrindo que ganharam um carro importado num concurso: um BMW vermelho, zero quilômetro e que não pode ser vendido por dois anos. O pior de tudo é que ninguém sabe dirigir e muito menos tem dinheiro para manter o veículo. A vida da família que já era difícil fica ainda mais complicada. O tempo passa e o automóvel acaba tendo usos extraordinários.

A chegada da BMW causa uma sensação de prazer em toda a vizinhança, formando fila entre as pessoas que ansiosamente disputam alguns minutos para ficar dentro dele. A humilde família premiada não fica tão surpresa o quanto esperado, pois eles nem sequer sabiam a importância do tal BMW. Odilon observando todos ao seu redor na maior felicidade, sem se contagiar com toda a situação, acaba sendo forçado a se mostrar feliz.

“Odilon, sabendo que não poderia vender o carro por dois anos, embatucou: 'Eu não sei dirigir e não tenho dinheiro prá gasolina. O que que eu vou fazer com o carro? 'Pois bem, o carro ficou lá parado na frente do barraco da família e aos poucos, foi virando outra coisa: virou proteção de goteira em dia de chuva, a bateria serviu para acender luz, o radiador quente deu para fazer churrasco. Depois de um tempo, venderam o barraco para morar no carro . O BMW vermelho virou casa. Ao fim de dois anos, estava um caco: enferrujado, pichado, quebrado. Quem iria querer comprar? Odilon então, antes de mandar o dito cujo para o ferro velho, pediu a um amigo, dono de um reboque, para realizar o sonho que ele teve desde o começo. Na seqüência final então, com o vento no rosto, segurando o volante com força nas mãos, lá se foram, Odilon e sua família, finalmente, passear no seu BMW vermelho. Rebocado. Mas enfim, cumprindo sua função essencial: a de ser finalmente, transporte."

Este filme ilustra bem o processo pelo qual os sujeitos transformam a tecnologia naquilo que é possível e necessário para suas vidas. Ele mostra um carro de último tipo, tecnologia de ponta na área de veículos automotores, fonte de cobiça e desejo por parte de grandes personagens da mídia, sendo ressignificado para se encaixar nas circunstâncias e no contexto daquela família. Pode-se pensar que o modo como as tecnologias da informação e da comunicação são incorporadas ao cotidiano das pessoas é análogo a esse. As tecnologias, devemos perceber, não têm o mesmo significado para todos. É o uso que se faz delas que lhes dá sentido, o que torna necessário pensá-las a partir daqueles que são entendidos como seus consumidores.

Notamos que o filme BMW vermelho é a prova viva da desigualdade social, onde de um lado esta a sociedade rica que oferece como premio um carro importado que não possa ser vendido nem trocado por dinheiro e de outro lado esta uma família que vive na linha de extrema pobreza que por ironia do destino ganha o premio cujo regulamento cheio de regras não pode ser quebrado e sem ter outra forma de usar acabam adaptando de acordo com as suas necessidades. Diante de tamanha desigualdade vários problemas socioeconômicos apareceram como: desemprego, fome, seca, analfabetismo, insuficiência de renda, trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com