TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oligochaeta

Tese: Oligochaeta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Tese  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 3

1- Observe uma minhoca (viva) e explique como se consegue distinguir o lado ventral, dorsal, esquerda, direita. Além disso, que estruturas podem ser observadas na parte externa no animal (vivo).

Podemos identificar a parte dorsal e ventral de uma minhoca pelas condições de coloração que ela obtém na parte dorsal onde se encontra mais escura pela condição em que a parte dorsal fica mais exposta ao sol, sendo que o lado ventral não tem contato direto com o sol fazendo com que a coloração demostre mais clara que a dorsal. Já em respeito de saber distinguir lado direito ou esquerdo de uma minhoca devemos por ela em nossa frente com a cabeça para frente parte superior onde o clitelo se encontra mais próximo e por parte inferior do anus para trás, sendo assim conseguimos identificar lado direito e esquerdo com a referencia a cabeça.

2- Descreva a forma do seu deslocamento, observando no animal vivo. Além disso, a base de bibliografia especifica, explique que estruturas anatômico-morfológicas estão envolvidas no processo do deslocamento e como cada estrutura contribui.

Os oligoquetas deslocam-se por meio de contrações peristálticas, as contração muscular circular e o conseqüente alongamento dos segmentos são mais importantes no rastejamento e sempre geram um pulso de pressão e fluido celômico. A contração muscular longitudinal é mais importante na escavação, na dilatação do buraco ou na ancoragem dos segmentos contra a parede do buraco. As cerdas estendem-se durante a contração muscular longitudinal e retraem-se durante a contração circular.

3- O que acontece, quando você encosta um objeto na parte anterior, posterior ou mediana. Descreve o comportamento e explique. O que acontece quando você chega perto dele com um objeto quente. Descreve o comportamento e explique.

4- Explique a anatomia e funcionamento do sistema reprodutor da minhoca.

Os animais sexualmente maduros unem-se suas superfícies ventrais, com suas extremidades anteriores opostas. As minhocas são hermafroditas com fecundação cruzada, externa e desenvolvimento direto. No comportamento copulatório de uma minhoca os animais deixam seus refúgios e formam um casal numa camada de muco. Enquanto copulam, acontece a troca mútua de espermatozóides, os espermatozóides são transferidos das vesículas seminais para as espermatecas, formando um ovo maduro que é liberado pelo ducto genital feminino que passa para trás até o clitelo. O casulo secretado pelo clitelo, ao redor de um pequeno número de ovos, passa para frente e os ovos são fertilizados, enquanto o casulo passa pela abertura das espermatecas. O casulo contendo os óvulos desloca-se para a região anterior do animal e passa pelos poros dos receptáculos seminais. Nesse momento os espermatozoides armazenados são liberados e fecundam os óvulos no interior do casulo. Estes continua deslizando, saindo do corpo do animal e, depois de certo tempo, os ovos originam novas minhocas.

5- Explique a anatomia e funcionamento do sistema sanguíneo da minhoca. Além disso, explique que componentes podem ser encontrados formando o sangue e que função cada componente tem.

6- Explique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com