TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zoologia Os Annelida Oligochaeta

Por:   •  15/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 4

1. Em geral, os lofoforados são animais muito pouco conhecidos da população. Alguns grupos de lofoforados ainda estão posicionados de forma incerta na filogenia de metazoários. Discuta as hipóteses de relacionamento filogenético de lofoforados com outros metazoários.

Alguns pesquisadores relacionam a hipótese dos Lofoforados ser de um grupo aproximado de Deuterostomados, mas pesquisas recentes por análise moleculares do gene 18S (rDNA) indicam que Lofoforatas estão mais próximos no clado com filos Protostomados, já que sua principal linhagem que são os Brizoários, Braquiópodes e Foronida, são derivados de protostômios, aliados a Anelídeos e Moluscos, formando um grupo Lophotrochozoa de um nó no clado. Relacionando a hipótese de filogenia de lofoforados e quetognatos ainda permanecem complicadas e misteriosas. Por serem organismos deuterostômios, enterocélicos e tricelomados, levanta-se a hipótese de constituírem um táxon monofilético. O posicionamento dos lofoforados nos deuterostômios sugere que a ausência de enterocelia em foronídeos e briozoários seja uma característica derivada, assim como a derivação da boca a partir do blastóporo nos foronídeos. A posição sistemática dos quetognatos, em relação a outros deuterostômios, permanece sem resposta devido à ausência de um homólogo derivado repartido que os relacione a qualquer outro filo.

2. Os Annelida Oligochaeta (minhocas) são animais metamerizados, os quais se utilizam de um sistema hidrostático para se locomover. Descreva este sistema.

O esqueleto hidrostático de rastejamento é comum em alguns grupos aéreo, como a minhoca, onde as contrações da musculatura ocorre em ondas, e se dá pela ação antagônica da musculatura circular que envolve o corpo como anéis. Essa contração ocorre em diferentes partes de forma alternada, gerando ondas que correm por todo o corpo fazendo o movimento que o arremessará para frente, ocorrendo um atrito no substrato que a minhoca rasteja.

3. Embora os Onychophora apesentem cutícula quitinizada, esta é muito delgada e flexível. Uma vez que os Onychophora possuem parede do corpo não esclerosada, explique como se dá a sustentação de seu corpo.

Os Onychophora possuem corpo coberto por fina cutícula quitinosa que sofre mudas, como nos Artrópodes, e como nos Anelídeos, sua cutícula não é calcificada, é fina e flexível, muito permeável. Com aparência vermiforme, possui esqueleto hidrostático, com pernas robustas (lobópodes) não articuladas, pequenas e apresentam garras, sua cavidade corporal tem o aspecto de uma hemocele. A locomoção e sustentação corporal se dá pelo esqueleto hidrostático e o trabalhado das pernas (lobópodes) e extensões, e contrações do corpo, baseado no rastejamento, geradas pelo antagonismo de diferentes músculos sobre uma cavidade líquida.

4. Embora diversos crustáceos tenham conquistado o ambiente aéreo, eles mantiveram uma respiração branquial, estando restritos a ambientes úmidos e próximos da água. No entanto, esses crustáceos apresentam deferentes modificações, em seu sistema respiratório, que os habilitam a viver fora d’água. Explique uma dessas modificações.

Vários crustáceos que vivem num ambiente aéreo mantiveram suas brânquias aquáticas, mas elas sofreram modificações que possibilitaram sua sobrevivência. Eles também dependem das brânquias para realizar a respiração, geralmente ficam nas praias, porque as branquias têm que estar úmidas para acontecer as trocas gasosas, essas brânquias, protegidas por carapaças foram reduzidas e a porção superior da câmara branquial funciona como um pulmão que promove a troca de oxigênio do ar através de vasos, como aconteceu por exemplo, no caranguejo fantasma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com