TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação sobre prevenção e gestão da saúde

Tese: Orientação sobre prevenção e gestão da saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2



ATPS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE I

Manual de Prevenção e Orientação em Saúde

INTRODUÇÃO

A “vigilância epidemiológica” tem comopropósito fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informaçõesatualizadas sobre a ocorrência dessas doenças ou agravos, bem como dos seus fatores condicionantes em uma área geográfica ou população determinada. Subsidiariamente, a vigilância epidemiológicaconstitui-se em importante instrumento para o planejamento, a organização e a operacionalização dos serviços de saúde, como também para a normatização de atividades técnicas correlatas.

Desta forma podemosdescrever asfunções da vigilância epidemiológica: Coleta de dados; processamento de dados coletados; análise e interpretação dos dados processados ; recomendação das medidas de controle apropriadas;promoção das ações de controle indicadas; avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas; divulgação de informações pertinentes.

Vigilância Sanitária pode ser compreendida, hoje, como umconjunto integrado de ações legais, técnicas, educacionais, informativas, de pesquisa e de fiscalização, que exerce o controle sanitário das atividades, dos serviços e da cadeia de produção e deconsumo, de potencial risco à saúde e ao meio ambiente, visando a proteção e a promoção da saúde da população.

É estritamente vinculada à prática de fiscalização, ainda hoje restringe a compreensão desuas diversas ações, conferindo matizes de redução ao âmbito do controle sanitário ao excluir seus integrantes de informação e educação sanitárias. ConformeCosta (2000).

Foi realizado através de umapesquisa descritiva no bairro da Cohab desta cidade de Tucuruí, com mulheres em idade fértil de 10 a 49 anos, com o objetivo de compreender a situação das mesma no que diz respeito as informações... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com