TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Apontamentos sobre primeiros Socorros

Por:   •  20/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.163 Palavras (9 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 9

Apontamentos sobre primeiros Socorros

Foi de Henry Dunant, suíço médico de Genebra,que partiu a ideia lançada no livro (Souvenir de Solférino )  publicado em 1862, depois da grande batalha de 1859 oganizaram-se várias nações da Europa, sociedades de socorros a doentes e feridos de guerra. Florence Nightingale, filha de Dunant, dotada de uma inteligência e de uma vontade excepcional e aproveitando o ensino que lhe deu seu pai,muito se notabilizou nos tratamentos de doentes feridos entre os quais os coléricos ( num quartel em ruinas, construído sobre uma fossa de esgoto a céu aberto, sem roupa, sem toalhas, sem sabão, sem bacias, sem vassouras, sem escovas e quase sem água. Os lençóis eram tão ásperos que os doentes recusavam-nos e à falta de camisas, os feridos ficavam vestidos com o fardamento retesado pela lama e pelo sangue. Desde a chegada de Miss Nigtingale até à sua partida, 41.000 homens foram tratados sob a sua direcçãoimpíricamente e teve às portas da morte e fez dela uma doente aos 54 anos.

Ser socorrista, è saber prestar um socorro útil, geralmente o primeiro;é desempenhar um papel principal mas limitativo e temporário.

O socorrismo é, ao mesmo tempo, uma técnica e um estado de espírito.

Técnica,é um compêndio de regras e de exercícios práticos bem definidos, que é necessário lembrar e repetir até à perfeição procurando sempre tomar conhecimento de novos métodos, o que implica um estudo permanente.

Estado de espírito, é o desejo de servir, quer se encontre sozinho, quer em equipa.

Primeiro socorro é o tratamento imediato e provisório dado em caso de acidente ou enfermidade imprevista ou seja é um auxílio prestado a um acidentado ou doente com o fim deresolver apenas a situação de urgência que ele apresenta. O futuro de um acidentado depende, não só, da prontidão e dos cuidados dos primeiros socorros, mas também dum transporte confortável para o hospital ou posto de socorro mais próximo.

É preciso agir com rapidez, mas sem precipitação, mantendo a calma, o que tenderá a evitar o pânico nos demais. Ao actuar com calma e segurança conquistar-se-á a confiança do acidentado e dos circunstantes, e a cooperação dêstes.

O socorrista somente presta o primeiro socorro no intuito de salvar a vida e ajudar a transportar o doente até junto dum Médico, geralmente para um hospital, onde pode ser definitivamente tratado.

A prestação de socorros a todos os doentes e feridos é um direito, independentemente da sua nacionalidade, raça, religião e condição de vida.

As situações que exigem socorro prioritário e imediato são:

- a asfixia

- o choque

- a hemorragia

- o envenenamento

Sempre que um sinistrado se encontre inconsciente ou apresente vários traumatismos deve ser imediatamente socorrido.

Bibliografia:

1- Manual de primeiros socorros ;Cruz Vermelha Portugusa( 1969; pg.59, 60 e 63)

2- Técnica Moderna de Primeiros Socorros, Dr. Marcelo A. Hmmerly; (1974; pg.18)

3- O Primeiro Socorro a Bordo, Cristina Moço (1989, pg. 12)

4- Manual de Urgências Médicas e Cirúrgicas, Afonso Paes( 1978, pg.1)

Apontamentos de Primeiros de Socorros

O socorrismo deve ser praticado com modéstia, sem exageros de gestos teatrais e com escrúpulo, pode prestar grandes benefícios.

Perante um acidentado, o socorrista deve proceder pela ordem seguinte:

-  Afastar a multidão

-  Examinar cuidadosamente o local do acidente e os indivíduos feridos

-  Prestar-lhes, os cuidados de urgência indispensáveis

- Pedir, entretanto, para prevenirem os Postos ou Hospitais

- Cuidar do transporte

1_ Afastar a multidão com delicadeza, mas impondo a sua autoridade, e pedir a uma ou duas pessoas que lhe pareçam competentes para o ajudarem, cumprindo as suas instruções.

2_ Examinar rápidamente o local, localizar os ferimentos e verificar o aspecto normal da vítima ou vítimas, procurando pela sua urgência, e existência de:

  1. Asfixia
  2. Hemorragias importantes
  3. Fracturas
  4. Grandes ferimentos

Para fazer esta identificação, devem observar-se os feridos com maior atenção, deslocando-os o menos possível, pois os acidentados podem estar gravemente atingidos por lesões internas que seriam agravadas com movimentos inadequados.

3- Proceder aos cuidados urgentes e correctos para cada caso no local do acidente. Antes do seu transporte.

4- Utilizar a ajuda de um voluntário para, sendo possível, ser enviado ao Hospitalou ao Posto mais próximo, para obter macas ou ambulâncias , etc. ou para telefonar.

5- Envidar todos os esforços para se improvisar o transporte dos doentes nas melhores condições, caso não haja possibilidade de se conseguir o auxílio dum Hospital ou dum Posto, com transportes apropriados.

Perante vários acidentados, e não tendo possibiliadade de evacuar  todos os feridos ao mesmo tempo, o socorrista fica, na ausência de uma pessoa mais competente, com a responsabilidade dos cuidados adequados à exrema urgência de cada caso, e ordem de prioridade a prestar a cada ferido.

Deve pois, classificar as urgências e fazer o seu trabalho, da seguinte maneira:

1ª As hemorragias difíceis ou impossíveis de sustar:

                  a)hemorragias internas

  1. certas hemorragias arteriais onde a utilização de um garrote é impossível.

Ex: Os traumatizados do tórax em perigo de sufocamento; ao grandes chocados; grandes queimados; acidentados com lesões múltiplas.

Resumo dos primeiros socorros

- Exame rápido mas sem precipitação e manter sangue frio;

- Cuidados de urgência;

- Cobertura (aquecimento);

- Acondicionamento para o transporte ( cabeça alta ou baixa, conforme os casos);

- Coloque a vítima em posição cómoda, sem a movimentar demasiado;

- Não lhe dê a beber bebidas alcoólicas;

- Procurar tranquilizar a vítima, se ela estiver nervosa ou atemorizada; anime-a se estiver deprimida;

- Maca, ambulância ou caminheta.

Saiba que nem sempre o ferido que mas se queixa é que está em estado mais grave.

Verifique em primeiro lugar se sinistrado ou doente está consciente ou inconsciente; ventila ou não ventila (respira ou não respira); tem batimentos cardíacos ou não ( o coração bate ou não) .

Como forma de prevenir as infecções ou a sua disseminação nos hospitais, os imóveis hospitalares são projectadas  de barreiras ou protecções, meios e recursos físcos, funcionais e operacionais, relacionados às pessoas, ambientes circulares, práticas, equipamentos, instalações e fluidos. Para facilitar a limpeza e a suarespectiva desinfecção os edifícios hospitalares e seu material deve-se ser lavável e assim como s armários, balcões e mesas auxiliares devem ser lisos, sem ranhuras e fáceis de limpar e desinfectar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com