TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROTOCOLO DO PRONTO-SOCORRO

Exames: PROTOCOLO DO PRONTO-SOCORRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  8.994 Palavras (36 Páginas)  •  2.088 Visualizações

Página 1 de 36

Enfermeiras: Andréia Gonçalves

Erika Doretto Blaques

Estela França

INTRODUÇÃO

Pesquisas e protocolos de atendimento a vítimas de trauma e de doenças coronarianas foram elaboradas com base no que há de melhor em ciência e em evidências, contribuindo para a redução da mortalidade por causas graves. O atendimento sistematizado foi criado com o objetivo de desenvolver um serviço de qualidade no atendimento as emergências e em tempo hábil o aperfeiçoamento dos enfermeiros de unidades emergenciais, tendo como seu maior foco (Mast) manobras Avançadas de Suporte de Trauma. O ministério da saúde (1985) define pontos de atendimento, como a unidade destinada a prestar, assistência á doentes com ou sem risco de vida, cujos agravos á saúde necessitem de atendimento imediato. Prontos Socorros atendem durante 24 horas do dia e dispõe apenas de leitos de observação. Emergência é a unidade destinada á assistência de doentes que necessitem de atendimento imediato, também inclui a prevenção. A equipe que se encontra na unidade deve ter competência, conhecimento, habilidade, e coordenação de trabalho e sua conduta deve ser coerente, visando ás necessidades do paciente, reduzindo a morbimortalidade. Para que se inicie as etapas de tratamento com pacientes deve-se estar estabilizada em padrão hemodinâmico, por sua vez visando uma sistematização precisa, onde a equipe deve trabalhar em conjunto e organização. A equipe deve ser composta de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, devidamente treinados e capacitados para prestar suporte básico e avançado de vida, o trabalho dessa equipe deve ser sistematizado, preciso e decisivo, incluindo a calma e o bom senso. A compreensão básica da administração dos serviços de enfermagem, seus conceitos e sua aplicação diária, para todos os níveis da equipe, torna-se necessária para uma atuação com eficiência e eficácia. A organização e execução de processo de Enfermagem, com visão holística é composta por etapas inter-relacionadas, segundo a Lei 7498, de 25/06/86 (Lei do Exercício Profissional), é a essência da pratica de enfermagem, instrumento e metodologia da profissão que ajudam ao enfermeiro a tomar decisões, prever e avaliar conseqüências.

Normas:

1. O diagnóstico de Enfermagem é a ação privativa do enfermeiro;

2. Os DE (diagnóstico de enfermagem) devem ser inúmerados;

3. O enfermeiro deve assinar o instrumento utilizado para anotação dos diagnósticos de Enfermagem e colocar número do Conselho Regional de Enfermagem sob o qual está inscrito.

Rotina:

O enfermeiro necessita desenvolver habilidades e competências cognitivas, técnicas, afetivas e sociais para ser capaz de desenvolver o raciocínio clínico:

Etapas:

1. Coleta de dados para histórico de Enfermagem;

2. Agrupar dados significativos;

3. Analisar pertinência dos dados com os focos:

*é causa;

*é efeito ou manifestação;

*é fator de risco;

*separar o que é feito, manifestação;

*separar o que é causa;

*separar o que é risco;

*comparar cada foco alterado á literatura: palavra chave do foco;

*ler a definição do diagnóstico encontrado: há correspondência;

*ler características- fatores relacionados ou fatores de risco: hipótese confirmada;

*características maiores: 1 ou mais;

*características menores: 3 ou mais;

*elaborar diagnóstico;

*pensar nas possíveis intervenções.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

O objetivo é demonstrar que o serviço de enfermagem esta centrado no paciente e nas intervenções para atender suas necessidades, respeitando-o como indivíduo, protegendo seus direitos e dignidade, pois a pratica de enfermagem aplicada de modo sistemático pode ser efetivo na ajuda ao paciente e na melhoria da assistência de enfermagem a este mesmo paciente.

Objetivo Específico:

Atingir através da sistematização, um contexto cotidiano da Enfermagem, relacionado á ação de assistência, a recursos humanos, materiais, e suportes a decisões. Englobando assim, um protocolo, onde técnicas e procedimentos fazem parte de uma estratégia de atendimento, produzindo um desempenho perfeito e condições de sucesso.

Avaliação de Enfermagem

Enfermeiras: Andréia Gonçalves

Erika Doretto Blaques

Estela França

O uso de protocolos facilitará a tomada de decisões e visam oferecer informações sobre avaliação dos pacientes, procedimentos diagnósticos auxiliares bem como, agilizar as intervenções médicas e de enfermagem que se fizerem necessárias. Assim, criou-se o ABCDE da enfermagem, ou seja

A - QPD : Queixa principal e duração

B - Antecedente mórbido e medicamentoso

C - Sinais vitais e exame físico sumário

D - Exames de apoioário

E - Conduta : Classificação de risco

As avaliações deverão ser feitas de forma sistemática e sumária contendo:

-Situação/Queixa/ Duração ( QPD )

- Breve Histórico (relatadas pelo próprio paciente, familiares ou testemunhas)

-Antecedentes mórbidos e faminliares relacionados a queixa

-Uso de Medicações

-Verificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com