TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ciclos Biogeoquimicos

Por:   •  3/5/2020  •  Resenha  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVÉL DO SEMIÁRIDO-CDSA

UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO-UATEC

Relatório: Ciclos Biogeoquímicos

GRADUANDOS: MATEUS DANTAS ALEXANDRE

                      SÍLVIA MARIA DANTAS

DISCIPLINA: CIÊNCIAS DO AMBIENTE

PROFESSORA: ALECKSANDRA VIERA DE LACERDA

SUMÉ-PB

2015

Tipos Básicos de Ciclos Biogeoquímicos

Os elementos químicos, incluindo todos os elementos essenciais para a vida, tende a circular na biosfera em caminhos característicos, que vão do ambiente para o organismo e de volta para o ambiente. Esses caminhos mais ao menos circulares são conhecidos como ciclos biogeoquímicos. Cada ciclo de nutriente também pode ser dividido em dois compartimentos ou estoques na biosfera: (1) estoque reservatório; e (2) estoque lábil. Já do ponto de vista da ecosfera os ciclos bioquímicos enquadram-se em dois grupos básicos: (1) tipos gasosos; e tipos sedimentares. Um ciclo biogeoquímico está sobreposto a um diagrama simplificado do fluxo de energia para mostrar como a uniderecionalidade desse fluxo aciona o ciclo da matéria.

Ciclagem do Nitrogênio

A atmosfera, é composta de aproximadamente 78% de nitrogênio, é o maior reservatório e a válvula de segurança do sistema. A principal característica do ciclo do nitrogênio, operando em todo o ecossistema, é a interação entre as atividades de organismos autotróficos e heterotróficos. Existe também um ciclo curto, mas importante, do nitrogênio na biosfera viva. Até cerca de 1950, pensava-se que a capacidade de fixar nitrogênio era limitado a poucos, mas abundante tipos de microorganismos: então, posteriormente foram feitas novas descobertas, tais como as bactérias púpuras Rhodospirillium e outras bactérias fotossintetizantes. Há indícios de que a fixação biológica de nitrogênio caminhe tanto para estrato autotrófico como heterotrófico do ecossistema, e tanto nas zonas aeróbicas como nas anaeróbicas dos solos e sedimentos aquáticos. A fixação de nitrogênio tem um gasto excessivo de energia para quebrar a tripla ligação molecular de N2.  A fixação do nitrogênio seja em sistema livre, em sistema associativo e em sistema simbiótico, ocorrem a formação de nódulos, nas raízes das plantas. O excesso de nitrogênio prejudica os ecossistemas naturais e a maioria das espécies nativas, pois estão adaptadas aos ambientes com baixos teores de nutrientes. O qual vem reduzindo a biodiversidade e aumentando o número de pragas.

Ciclagem do Fósforo

O fósforo é um componente importante e necessário do protoplasma, tende a circular quando os compostos orgânicos desintegram-se, em fosfatos, que estão novamente disponíveis as plantas. O grande reservatório do fosforo é formado das rochas e outros depósitos formados em idades geológicas passadas. As atividades humanas parecem acelerar a perda de fósforo e assim tornar menos “cíclico” o ciclo do fósforo.

Ciclagem do Enxofre

O enxofre é um constituinte essencial de certos aminoácidos. O ecossistema precisa de menos enxofre do que de nitrogênio e fósforo, e o enxofre limita com menor frequência o crescimento das plantas e dos animais. O efeito da poluição atmosférica, tanto o ciclo do nitrogênio como o do enxofre estão sendo afetados cada vez mais pela poluição atmosférica industrial.

Estudos Quantitativos dos Ciclos Biogeoquímicos

As taxas de troca ou de transferência de um lugar para outro são mais importantes para se determinarem a estrutura e a função de um ecossistema do que as quantidades presentes num dado momento e num dado lugar. Melhoria técnicas tais como, sensoriamento remoto, química de massas e monitoramento, tem aprimorado os resultados e as pesquisas desenvolvidas.

A Biogeoquímica das Bacias Hidrográficas

Os corpos de águas são sistemas abertos e precisam ser considerados parte de bacias de drenagem ou hidrográficas maiores. Os sistemas de bacias hidrográficas fornecem um tipo de unidade mínima de ecossistemas, em relação ao gerenciamento prático. Os estudos de longo prazo (pesquisas com dez ou mais anos). Estudos como modelo quantitativo do ciclo de cálcio para bacias hidrográficas montanhosas.

Ciclagem Global do Carbono e da Água

Em nível global, o ciclo de dióxido de carbono e o ciclo hidrológico são provavelmente os dois ciclos biogeoquímicos mais importantes em relação à humanidade. No ciclo do dióxido de carbono, o pool atmosférico é muito pequeno, comparado como de carbono dos oceanos e dos combustíveis fosseis e de outros depósitos da crosta terrestre. O ciclo hidrológico tem um compartimento de pools pequeno, com dois aspectos que necessitam de ênfase: (1) evapora do mar uma quantidade de água maior do que retorna através da precipitação, ocorrendo o inverso na terra. (2) O tempo de reposição do ciclo é de cerca de um ano, existindo uma diferença entre precipitação anual e o escoamento das águas subterrâneas. Como as atividades humanas tende a aumentar a taxa do escoamento, o que reduz o recarregamento do compartimento de aguas subterrâneas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com