TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ossos Do Corpo Humano - Sistema Esquelético

Casos: Ossos Do Corpo Humano - Sistema Esquelético. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução:

O Trabalho de Atividade Colaborativa Aula Tema 7, tem como função apresentar as vantagens e as funcionalidades das ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma, dentro de uma empresa em relação à gestão estratégica e à gestão de qualidade.

Passo 1

Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações. Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.

O conjunto de processos e metodologias, que constituem um sistema de gestão do desempenho, pode incorporar diversas ferramentas e soluções, algumas já com décadas de existência e outras que foram desenvolvidas mais recentemente. Algumas das ferramentas que usualmente suportam os processos de gestão do desempenho são: Sistemas de gestão de custos ABM e ABC, reengenharia de processos, gestão da qualidade,Six Sigma,Balanced

Scorecard (BSC) e mapas estratégicos, sistema de gerenciamento de clientes CRM, sistemas de gestão do capital humano entre outros.

Há tempos vem crescendo uma preocupação nas organizações, privadas ou públicas, especificamente à implementação de soluções integradas para gerirem o seu desempenho. Esta preocupação provém de vários aspectos relacionados com as mudanças ocorridas na sociedade, nos negócios, na economia e na gestão das organizações em geral. Destes aspectos, três importantes podem ajudar a caracterizar estas mudanças e o recente enfoque na gestão do desempenho:

Mudança nas relações tangíveis versus intangíveis;

Valorização do capital humano;

Valorização da informação.

O Seis Sigma, por sua vez, tem seu foco concentrado em resultados e no cliente e necessita de uma base organizacional sólida e projetizada para obter resultados de sucesso. Combinado a este “casamento”, temos o BSC dirigindo as oportunidades de melhoria, de acordo com os objetivos estratégicos da organização.

Passo 2

Caso de sucesso com a aplicação das ferramentas de gestão BSC

Cliente: ARMCO do Brasil

Painel de Indicadores Estratégicos - BSC

A Situação: Atuando no mercado brasileiro desde 1914, a Armco é uma empresa especializada na manufatura do aço, adquirindo a matéria-prima de grandes usinas e beneficiando-a para a comercialização com as indústrias, sendo o segmento automobilístico um de seus maiores clientes.

Para melhorar as práticas de gestão decidiu investir em um sistema de Balanced Scorecard (BSC), um conjunto de ferramentas que visa medir o desempenho não apenas da área financeira, mas de processos e estruturas organizacionais. Em 2004 a Armco optou por desenvolver uma solução “caseira”. No entanto, o sistema, que se apoiava em planilhas Excel para o acompanhamento dos indicadores (KPI) apresentou problemas na atualização de dados e a empresa percebeu que contratar um parceiro especializado na implementação de metodologias de BSC/BI seria a solução mais adequada. O objetivo era automatizar o acompanhamento dos indicadores, até então um processo manual, e criar um portal, de onde estes seriam analisados, com o suporte de uma solução de BI.

A Solução: De acordo com a metodologia Microsoft Solutions Framework – MSF o projeto foi dividido em cinco etapas: visão, planejamento, desenvolvimento, estabilização e colocação em uso. A K2M Soluções, parceiro Gold da Microsoft nas competências IW, ISV e BI, coube o planejamento e desenvolvimento da infra-estrutura de TI, da implementação da solução de Portal com o WSS, do data warehouse e dos cubos OLAP. O projeto contou também com os serviços de Consultoria da Setting, empresa especialista nas práticas de gestão com metodologia BSC. O projeto envolveu a construção de um Portal com o Microsoft Windows SharePoint Services, para publicar os indicadores, como volume de vendas, despesas em Marketing, etc.. A integração entre essas ferramentas com o banco de dados Microsoft SQL Server Analysis Services, do banco de dados SQL Server Standard Edition, possibilitou automatizar a criação e o gerenciamento de scorecards interativos, aumentar a visibilidade, em tempo real, das tendências do negócio, a velocidade e a qualidade do processo decisório. Segundo Walter Fazzolari, gerente de TI da Armco, a tecnologia Microsoft é extremamente rica e não é totalmente explorada pelos usuários.

Os dados obtidos a partir dos sistemas legados (Datasul) passaram a alimentar os Cubos OLAP e expor os resultados em um painel de indicadores na intranet. Com o uso do Microsoft Visio foi possível construir novas telas de mapas de estratégia que podem ser atualizadas hoje pelos usuários.

Como última etapa do projeto, a Setting treinou duas pessoas de Planejamento e Controle para uso do sistema. A K2M realizou um treinamento para dois profissionais da área de TI da Armco para dar suporte ao data warehouse. A solução envolveu ainda a transferência de tecnologia para a Armco nas áreas de BI e de gestão de Portal com tecnologia Microsoft, capacitando-os para a implementação das extensões necessárias à solução completa.

Os Benefícios: A implantação de um portal de BSC, apoiado em uma solução de BI, garantiu o alinhamento da gestão com a estratégia, permitindo o planejamento e o relatório do desempenho dos indicadores que descrevem e monitoram essa estratégia e melhoria do processo decisório.

Caso de sucesso com a aplicação das ferramentas de gestão Seis Sigma

GE – Reduz número de fornecedores de serviços de transportes

A GE desenvolve projeto para reduzir o número de transportadoras que prestam serviço às suas 14 unidades de negócios na América Latina. A meta, além de melhorar a qualidade do serviço, é economizar algo em torno de US$ 400 mil, de acordo com Fátima Souza, que coordena o processo na companhia. Ela participou nesta sexta-feira (24/9) de reunião do Comitê de Supply Chain e Logística da Amcham-SP.

O projeto obedece à metodologia Seis Sigma, um programa de qualidade implantado a partir de 1995 pela GE em suas unidades de negócio em todo o mundo. A metodologia permite avaliar estatisticamente os defeitos e problemas de produtos e serviços. A certificação Seis Sigma só é obtida quando a incidência de erros é próxima de zero ou o índice de acertos fica em 99,9997%, algo como 3,4 defeitos por um milhão de oportunidades. Se os defeitos se repetirem 6.210 vezes por milhão, por exemplo, o Sigma será 4. “Os Seis Sigma, por exemplo, correspondem à possibilidade de faltar energia elétrica uma vez a cada hora em 34 anos”, comparou.

Os procedimentos Seis Sigma seguem uma seqüência de análise e avaliação estatística que vão desde a identificação dos pontos críticos para qualidade até a definição de prioridades. Cada um dos projeto é coordenado por um funcionário certificado no nível black belt do Seis Sigma, posição ocupada por Fátima. No caso do projeto de racionalização da distribuição de produtos da empresa, foi fixada uma meta de redução de 80% do número de transportadoras responsáveis por duas modalidades de distribuição: cargas consolidadas e caminhões destinados. “Representantes de todas as unidades de negócios da empresa também participam de sua elaboração na condição de clientes do projeto”, observou.

“A partir desta análise chegamos a duas transportadoras por unidades de negócio”, explicou. Ao final do processo de redução do número de prestadores do serviço, ainda em curso, a GE América Latina deverá reduzir o número atual de transportadores de 136 para no máximo 30, aumentar o volume dos serviços e reduzir riscos, ela afirmou.

Identificação de talentos

O sistema Seis Sigma reúne várias ferramentas de qualidade. A sua aplicação obedece a etapas como a identificação da expectativa dos clientes e diagnóstico dos defeitos até chegar à definição de procedimentos para correção e manutenção do acerto. “Pode ser utilizado para melhorar o que já existe e para desenvolver produtos ou processos novos”, disse Fátima.

Na empresa, o sistema é coordenado por grupos hierarquizados de funcionários em quatro categorias que tem no topo o quality leader – responsável pelas iniciativas nas várias unidades de negócio de uma região – e na base os green belt, condutores de cada um dos projetos, passando pelos black belt, executores dos projetos. “O Seis Sigma também é uma forma de identificação de talentos”, ela ressaltou. Pelo menos um terço dos funcionários da GE em todo o mundo já ocupa posição de green leader, e até 2005 40% dos líderes deverão atingir a posição de black belt.

Considerações finais:

Pode-se considerar que a utilização da estratégia Seis Sigma dentro da perspectiva do Balanced Scorecard pode auxiliar no processo de avaliação de desempenho de sistemas logísticos.Em síntese, a figura 2 demonstra como oprocesso de aplicação do Balanced Scorecard poderia ser realizado em cada uma das empresas componentes do sistema e posteriormente para o sistema como um todo, observando os corretos indicadores individual e coletivos e utilizando em todas as fases o conceito de padrão “classe mundial” de performance. É importante destacar que a própria utilização do Balanced Scorecard e a estratégia Seis Sigma pressupõem um processo de melhoria contínua em todas as empresas do sistema logístico, buscando cada uma delas e seu conjunto atingir a excelência empresarial definida como objetivo estratégico. Para isso, as ferramentas apresentadas também permitem identificar os problemas enfrentados, as suas causas e as ações que devem ser tomadas para solucioná-los. Fica evidente que as atividades precisam ser planejadas e sistematizadas para que as melhorias sejam obtidas em conjunto a partir de ações coordenadas. Finalmente, como resultado prático, esperasse com os conceitos apresentados um aumento significativo do poder competitivo do sistema logístico, permitindo minimizar seus riscos ao enfrentar a concorrência, buscando garantir sua sobrevivência e perenidade.

Considerações finais:

Através dessa pesquisa, pudemos observar que a união das ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma tem como função a melhoria da qualidade da empresa através das críticas e opiniões de seus próprios consumidores, podendo assim desenvolver melhorias em seus produtos e atendimento, com qualidade dedicação.

...

Baixar como  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »